Novembro no Memorial Vale

O mês de novembro no Memorial Vale chega com atrações que celebram o legado da cultura negra em Minas Gerais. Logo no dia 1º, o monólogo “Bate Tambô”, de Alberto Pereira dos Santos falará sobre a história do aparecimento de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, com imagens reais da festa.

A exposição Pretas no Branco, de Márcio Silva, mostrará os desafios vividos pelas mulheres negras na sociedade atual. O documentário “Quilimérios”, do jornalista Emerson Penha, revelará um povoado escondido no Vale do Jequitinhonha que seria um antigo quilombo. No filme “O Bastão e o Rosário”, da artista Ana Luísa Cosse, o destaque será para o Reinado mineiro, representado pela Irmandade de Moçambique Nossa Senhora do Rosário, do bairro Alto dos Pinheiros, em Belo Horizonte.

Na música, Bruno Cupertino fará o show Canto Forte, celebrando as heranças culturais negras presentes no samba. As apresentações continuam online, seguindo o planejamento do #MemorialValeEmCasa, feitas pelo Youtube e disponíveis nas redes sociais do espaço (facebook e instagram) e também no site.

Educativo Novemblack, com Lives, Dicas Pretas e Sementes da Diáspora

Em 2020, seguindo o modelo online do #MemorialValeEmCasa, o Educativo fará uma série de lives com o objetivo de privilegiar a beleza e a valorização das conquistas que permeiam as trajetórias de vida de pessoas negras em diversas áreas e os possíveis atravessamentos em suas histórias pelas questões raciais.

A mediação será feita pelos educadores do Memorial Vale, Henrique Bedetti e Ângelo Dias. A primeira live acontecerá nesta semana, no dia 9 de novembro, às 17 horas. A entrevistada será Adriana Santana, que irá falar sobre artes visuais. Adriana é artista visual, ilustradora e educadora. 

É mestre em Educação pela Faculdade de Educação (FAE/UFMG) e cursou Artes Gráficas e Licenciatura na Escola de Belas Artes (EBA/UFMG). Em seus trabalhos busca dialogar com poéticas inspiradas em sua ancestralidade, com as relações étnico-raciais e com as culturas afro-brasileira e africana.

Memorial Vale na web:

http://www.memorialvale.com.br
https://www.facebook.com/memorialvale
https://www.instagram.com/memorial.vale
https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

Hashtags usadas nas postagens do Memorial Vale na quarentena:

#MemorialValeEmCasa

#MuseumsAndChill

#MemorialValeNosUne

#ValePatrocina