Lançamento do livro Palavras que devoram lágrimas 26/09

Romancista paraibano estará na cidade no dia 26 de setembro, no espaço cultural Letras e Ponto, para lançar seu novo romance “Palavras que devoram lágrimas”.

O escritor Roberto Menezes lança em Belo Horizonte na terça-feira, 26 de setembro, a partir das 19h, o romance “Palavras que devoram lágrimas”, pela editora Patuá, no Espaço Letras e Ponto, localizado no bairro Funcionários.

Em “Palavras que devoram lágrimas”, a narradora Maria apresenta sua condição após o fim de um casamento traumatizante de sete anos com um vereador de oposição. Ao longo das páginas, ela escava o

grande deserto de suas experiências, arrancando as várias camadas de tinta das paredes do quarto onde viveu sua relação. A cada nova cor descoberta, a consciência de Maria vai se fragmentando. E, palavra a palavra, embreando nas profundezas do seu “inferno azul-inferno”.

O livro é o terceiro retorno de Maria e, embora ela apareça em dois livros anteriores do autor com o mesmo título, trata-se de um livro inédito. “Palavras que devoram lágrimas nunca terá uma versão definitiva. Gosto de chamar de retornos estas publicações que Maria me obrigou a transcrever. A história é a mesma. O resto, não. O esqueleto é intacto. A carne e a gordura, não. A cada retorno, o livro absorve momentos internos e externos. Quem diria, em 2012, que eu iria falar em delação premiada?”, comenta Roberto.

A primeira vez em que ouviu a voz de sua personagem, Menezes estava na beira da BR 230. “O ônibus que eu estava indo pra Rio Tinto quebrou. Meio-dia, sol quente. Corri pra uma sombra de um umbuzeiro falsificado. Sentei num tronco velho e nem sei por que tirei o computador da bolsa. Só foi abrir o Word pra Maria chegar”, relata. Desde então, são três retornos. O primeiro, em 2012, rendeu ao autor o Prêmio José Lins do Rego e uma publicação em pequena tiragem pela Funesc. Essa versão ficou ainda em terceiro lugar em uma enquete promovida pelo Jornal da Paraíba sobre quais seriam os livros paraibanos mais relevantes do novo século. O segundo retorno aconteceu em 2014, e saiu pela editora Mombak, no formato de e-book. O terceiro é o lançamento da Editora Patuá.

Mas por que retornar, reescrever, reinventar um livro tantas vezes? “Não sei.

Só sei que volto. Maria é uma entidade que vem e pronto. E não tenho a opção de querer ou não desbravar os seus sete círculos de cores. Ela me acorrenta e me leva”, diz o autor.

Para falar mais sobre os caminhos, a linguagem e o processo criativo do livro, Roberto participa, durante o lançamento, de uma roda de conversa, mediada pelo escritor Eduardo Sabino, seguida de autógrafos. Também estarão à venda exemplares do seu romance anterior, Julho é um bom mês pra morrer (Patuá, 2015).

O Letras e Ponto é um espaço cultural aberto, ponto de encontro de escritores, leitores e amantes das artes, que fica na Rua dos Aimorés, 388, salas 501/502, bairro Funcionários, em Belo Horizonte.

 

 

Data: 26/09

Horário: 19h

Número de páginas: 144

Editora Patuá.

Valor: R$ 38,00

Local: Letras e Ponto.

Rua dos Aimorés, 388, 501/502. Funcionários, Belo Horizonte.
Mais informações:
Eduardo Sabino: 31 992211457
eduardosabino@caoseletras.com