32ª Festa Nacional do Pequi em Montes Claros – 7 a 9/11

De 7 a 9 de novembro, evento ocupa diferentes espaços da cidade com shows de Tuia e Guarabyra, Pereira da Viola, A Outra Banda da Lua, Orquestra Mineira de Viola, Lundu Sapateado Caipira e uma programação que celebra a culinária, o artesanato e os frutos do Cerrado

Tradicional celebração da cultura e dos sabores do Norte de Minas, a Festa Nacional do Pequi chega à 32ª edição, de 7 a 9 de novembro, de sexta a domingo, unindo gastronomia, arte e identidade em uma experiência imersiva que valoriza o Cerrado e a cultura geraizeira. Reconhecida como o maior evento gastronômico da região e símbolo do título de Montes Claros como Capital Nacional do Pequi, a festa ganha, este ano, um novo formato, um novo local e recebe a primeira edição do  “Festival Sabores do Gerais”, ampliando seu alcance e significado. 

A nova concepção reforça o protagonismo dos saberes e fazeres locais, da culinária tradicional, do artesanato e da diversidade dos frutos do Cerrado, somando também com o projeto Flor do Pequi. O evento vai ocupar a Avenida Viriato Ribeiro, ao lado do Parque Cândido Canela e integrará ações no Mercado Municipal, a “Casa da Cozinha Geraizeira” reunindo shows de Tuia e Guarabyra, Pereira da Viola, A Outra Banda da Lua, Pedro Tommaso, Pequi Trio, Orquestra Mineira de Viola e outras atrações. 

Com entrada gratuita, o evento é uma realização da Cemig e Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e co-realização da Prefeitura de Montes Claros, com a produção da Nossa Senhora das Produções.

A Festa Nacional do Pequi em parceria com o Festival Sabores do Gerais e o Festival Flor de Pequi,  busca promover impactos culturais, econômicos e sociais da temática do território do Cerrado Norte Mineiro que se estendem para além dos dias de evento. O impacto cultural se revela na valorização da identidade geraizeira, através da música, das artes e do artesanato e da culinária típica dos frutos 

do Cerrado; o impacto econômico no incentivo ao turismo, na geração de renda e no fortalecimento de empreendimentos rurais, comerciantes e produtores locais; e o impacto social no envolvimento direto da comunidade e na promoção da cultura regional como instrumento de pertencimento e identidade. 

CULTURA E PERTENCIMENTO

Para Junia Velloso Rebello, secretária Municipal de Cultura e Turismo,  o evento mescla as raízes culturais do Norte de Minas com a contemporaneidade, celebrando tradição e inovação. “A Festa Nacional do Pequi se reafirma como uma grande propagadora da nossa identidade cultural e nos coloca como centro do cerrado mineiro. Ela traz a riqueza das nossas expressões culturais mais legítimas, abre espaço para a contemporaneidade enquanto cuida de nossas raízes. Nesta edição, a inserção dos festivais e a presença de novas parcerias na sua construção possibilitaram um novo desenho, que valoriza e expande todos os nossos propósitos”, afirma.

O superintendente Regional da Cemig no Norte de Minas, Fabiano Mendonça, falou sobre o incentivo ao projeto e destacou o trabalho da companhia em expandir a realização das atrações artísticas para várias cidades mineiras em diferentes regiões do estado. “Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig tem um compromisso de ampliar e democratizar o acesso à arte, apoiando as múltiplas expressões culturais existentes nos vários municípios do estado. Além da constante busca pelo fortalecimento e pela potencialização das diferentes formas de produção artística existentes em Minas, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por patrocinar iniciativas que atuam no reconhecimento e na preservação do patrimônio material e imaterial, das memórias, das raízes e da identidade do povo mineiro”, ressaltou. 

ESPAÇOS E AMBIENTAÇÃO 

Com ambientação inspirada no Cerrado Norte Mineiro, a Avenida Viriato Ribeiro, se transformará em um grande cenário de cores e texturas que exaltam a natureza e a identidade do território. O público encontrará o Espaço Flor de Pequi, dedicado ao fruto que é a estrela da festa, com o palco musical, uma área gastronômica para a cozinha de rua tradicional e  espaços diferenciados com atividades interativas e imersivas. 

Coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Bem Estar Animal e Sustentabilidade, o espaço Ecossistema do Pequi apresenta uma mostra interativa em um mergulho ao universo do Pequi, destacando sua relevância como “Rei do Sertão” para além da gastronomia. Serão realizadas ações de promoção e conscientização sobre a preservação do Cerrado, oficinas temáticas e  distribuição de mudas.  O espaço apresenta ainda a FARMAVERDE, projeto pioneiro da Prefeitura de Montes Claros que  consiste no cultivo, coleta, processamento e armazenamento de plantas medicinais que são disponibilizadas para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O Secretário de Meio Ambiente, Bem-Estar Animal e Sustentabilidade, Fabiano Oliveira ressalta a Festa como uma celebração do fruto mais amado do Norte de Minas. “Mais do que um evento, é a expressão viva da tradição e da cultura de Montes Claros. Um encontro de gerações em torno do pequi, símbolo de nossas raízes, sabores e riquezas regionais que, junto do Festival Sabores do Gerais, une gastronomia, cultura e sustentabilidade ao valorizar os frutos do nosso cerrado, transformando ingredientes regionais em verdadeiras experiências de sabor. Preservar essas riquezas, como o pequizeiro, é essencial. Representa cuidar da nossa história, manter viva a tradição e fortalecer o vínculo entre a natureza e a culinária que nos identifica como povo”.

Já a Pequizaria reunirá empreendedores que se utilizam ou se inspiram no Pequi para o desenvolvimento de produtos alimentícios, cosméticos e criativos. O espaço lúdico “Pequi-nique” oferece brinquedos, oficinas infantis e brincadeiras temáticas para as crianças. Por fim, uma programação artística do Festival Flor de Pequi oferecerá ao público intervenções teatrais e a Mostra de Artes Visuais SerTÃO VIVO reunirá obras de 20 artistas plásticos norte-mineiros. 

PARA ALÉM DO PEQUI

Também na Avenida Viriato Ribeiro o Festival Sabores dos Gerais celebrará a riqueza e diversidade dos  Frutos do Cerrado, resultado do projeto de mesmo nome que está mapeando o Arranjo Produtivo Local (APL) do Pequi e desenvolvendo ações de promoção e valorização da cultura alimentar geraizeira. Umbu, buriti, baru, mangaba, tamarindo, maracujá do mato, estes e outros ingredientes do cerrado norte mineiro ganham destaque valorizando a riqueza da diversidade e identidade local. 

Neste sentido, o público vivenciará diversas experiências conhecendo e saboreando os diferentes frutos do cerrado Norte Mineiro. O espaço contará com um palco musical, espaço gastronômico dedicado à Cozinha Geraizeira, espaços de vendas de produtos derivados dos frutos e artesanato local, e um espaço de promoção e visibilidade dos conhecimentos tradicionais.

Para a coordenadora do projeto Sabores do Gerais, Sarah Melo, “poder contar com o projeto Sabores do Gerais nessa celebração é motivo de orgulho e a confirmação de que estamos no caminho certo. É unir tradição e inovação, aproximando o público das riquezas do nosso território e do trabalho de quem vive e preserva a biodiversidade. Mais que um projeto, o Sabores do Gerais é um selo de identidade cultural e gastronômica de Montes Claros, consolidando a cidade como referência da cozinha geraizeira”.

O secretário municipal de Aceleração Econômica, Glenn Andrade, destaca que o projeto Sabores do Gerais simboliza a união entre cultura, economia e sustentabilidade. “A presença do projeto Sabores das Gerais dentro da Festa Nacional do Pequi representa mais que uma ação de promoção cultural; é uma demonstração prática de como a economia criativa e a sustentabilidade caminham juntas para impulsionar o desenvolvimento regional e afirmar Montes Claros como referência nacional em gastronomia de identidade.”

Neste sentido, em parceria com o Sebrae Montes Claros, Bares e Restaurantes locais que participam do programa de capacitação Prepara Gastronomia, apresentarão cardápios especiais desenvolvidos com os ingredientes do território. Além disto, o público poderá apreciar  uma demonstração de Cozinha Viva com a chef Bernadete Guimarães demonstrando técnicas e combinações que unem tradição e inovação. 

Espaço Saberes e Fazeres, assinado pelo Idene – Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais – oferecerá ao visitante um mergulho no modo de viver do povo geraizeiro através de experiências reais de diferentes regiões do território. 

MERCADO MUNICIPAL, A CASA DA COZINHA GERAIZEIRA

Nesta edição, o Mercado Municipal de Montes Claros, reconhecidamente a Casa da Cozinha Geraizeira, ganha destaque com a inauguração do Espaço Cultural do Mercado onde o público poderá vivenciar uma imersão nos sabores e histórias que formam a identidade gastronômica do Norte de Minas.  O espaço também vai receber a exposição fotográfica “Faces do Mercado”, de Neto Macedo, e intervenções artísticas com o artista Cleyton Cruz e o Sábado Musical, com apresentações de Bella do Acordeon e o tradicional Encontro de Violeiros, comandado por Noeno da Viola.

SHOWS MUSICAIS

A programação da Festa Nacional do Pequi – Edição Sabores do Gerais reúne uma seleção especial de artistas que celebram a força da cultura popular, da música mineira e das novas sonoridades produzidas no Norte de Minas. Entre os dias 7 e 9 de novembro, a música regional toma conta da Avenida Viriato Ribeiro de Aquino, com apresentações em dois palcos — o Palco Sabores do Gerais e o Palco Flor de Pequi.

A abertura, na sexta-feira (7/11), destaca a tradição e a contemporaneidade da música regional. No Palco Flor de Pequi, a noite começa com a Orquestra de Violas (19h), grupo que valoriza o repertório caipira com arranjos instrumentais vibrantes, e segue com o Pequi Trio (21h), que mistura influências do samba, da MPB e da música do sertão. No Palco Sabores do Gerais, o público confere o som de Marcos Paracatu (20h), artista que une a poesia mineira a ritmos do cerrado, e o show da Outra Banda da Lua (22h), representante da nova geração musical de Montes Claros, com um trabalho autoral que mistura pop, rock e identidade regional. 

No sábado (8/11), o Palco Flor de Pequi será ponto de encontro entre mestres da cultura tradicional e novas expressões da música mineira. Lundu Sapateado Caipira( 19h) abre a noite com a força das manifestações do norte do estado, seguido por Pereira da Viola (19h30), referência da viola caipira e um dos grandes nomes da cultura popular brasileira, cuja obra valoriza as raízes do sertão e a sabedoria ancestral do povo. O encerramento da noite fica por conta de Quêscara convida Rafael Carneiro (21h30), encontro que mistura música autoral e regionalismo em interpretações marcadas pela experimentação. No Palco Sabores do Gerais, a programação inclui Noeno da Viola (19h) o lançamento do novo álbum de André Águia que traz Luisa Clara como convidada (21h), combinando vozes, violões e repertório contemporâneo com sotaque mineiro. 

Encerrando a festa, o domingo (9/11) traz momentos de grande emoção. No Palco Flor de Pequi, o cantor e compositor Pedro Tommaso (20h) apresenta um repertório autoral que transita entre o folk e a música brasileira contemporânea. A noite culmina com “Tuia e Guarabyra: Um Encontro de Gerações no Rock Rural” celebrando  a trajetória e o legado de um dos movimentos mais autênticos da música brasileira. No palco, Guarabyra se une ao cantor e compositor Tuia, que comemora 25 anos de carreira, para revisitar clássicos como “Sobradinho”, “Dona”, “Espanhola”, “Romaria” e “Paisagem na Janela”. A apresentação une tradição e contemporaneidade, reafirmando o espírito do rock rural — um gênero que traduz, em canções, a força da estrada, do campo e da poesia brasileira.

Os shows nos palcos principais acontecem das 18h à meia-noite na sexta e no sábado, e das 17h às 23h no domingo. Já o Mercado Municipal funciona das 9h às 17h no fim de semana.

Festa Nacional do Pequi 

Data: 7 a 9 de novembro de 2025
Locais: Avenida Viriato Ribeiro de Aquino, Mercado Municipal e Parque Cândido Canela, em Montes Claros (MG)
Horários:

Sexta e sábado: das 18h à 0h

Domingo: das 17h às 23h

Mercado Municipal: 9h às 17h (sábado e domingo)
Atrações: Tuia e Guarabyra, Pereira da Viola, A Outra Banda da Lua, Orquestra de Violas, Pequi Trio, entre outros artistas.
Entrada: Gratuita