267ª Edição das Cavalhadas de Amarantina celebra culinária mineira – 13, 14, 19 a 22/9

Evento em Ouro Preto reúne gastronomia, religiosidade, cultura e música, com participação de quitandeiras capacitadas em oficinas de gastronomia

A comunidade de Amarantina, distrito de Ouro Preto, situado a 70 km de Belo Horizonte, se prepara para mais uma edição das “Tradicionais Cavalhadas e Festa de São Gonçalo – 267ª edição” (13 e 14/09 e de 19 a 22/09), um dos eventos mais antigos da região, que une gastronomia, cultura e religiosidade. O “Festival Sabores de Amarantina” acontece dentro da programação das Cavalhadas, no primeiro final de semana do evento, com o intuito de valorizar os sabores da culinária mineira, promover o encontro entre moradores e visitantes e fortalecer a identidade cultural local. No cardápio, estarão desde pratos típicos da cozinha mineira — como feijão tropeiro, frango com quiabo e ora-pro-nobis com ragu de costelinha — até quitandas tradicionais, como pudim, bolos e biscoitos artesanais, além de pratos veganos e outros produtos da região.

A participação de quitandeiras de Amarantina em oficinas de gastronomia ministradas pela nutricionista Ivânia Moutinho foi realizada pela organização do festival nos meses de julho e agosto com o objetivo de trazer melhorias e inovações para os pratos, garantindo mais qualidade e valorizando ainda mais o trabalho daquelas que preservam a tradição culinária do distrito. “Meu papel é apoiar, valorizar e fortalecer as tradições, e contribuir como instrutora nas oficinas de “Pertencimento”, “Boas Práticas de Fabricação de Alimentos” e “Empreendedorismo” , levando orientações sobre alimentação e boas práticas.”, destaca a nutricionista. Já a quitandeira Maria das Dores Dias, mais conhecida como Dorinha, diz que o festival é uma grande oportunidade. “Sempre quis participar e este ano recebi o convite com muita alegria. As Cavalhadas e a Festa de São Gonçalo são muito importantes pra mim e para nossa comunidade, vou me dedicar e participar do concurso com muito orgulho, oferecendo meu pudim de milho verde e espero que todos gostem!”, afirma. As cozinheiras e quitandeiras irão concorrer nas categorias: melhor prato tradicional, melhor prato vegano, melhor quitanda tradicional e melhor quitanda vegana.

A programação promete dois dias de muita cultura, sabor e diversão. No sábado (13/09), além do Café na Roça e da abertura oficial, o público poderá aproveitar o Cortejo Brincante, a Arena Brincante – Estação das Histórias e oficinas criativas de cerâmica e bordado. A música toma conta com shows como Duo Sangue Latino e, no fim da tarde, o aguardado Banda Urucum anima o público com seu ritmo contagiante. Já no domingo (14/09), a programação continua com Missa Sertaneja, Encontro de Congado e Folia, e o destaque infantil fica por conta do Cortejo da Cavalhada Mirim e da própria Cavalhada Mirim, seguidos de shows musicais e a premiação do festival gastronômico.

As Cavalhadas são uma apresentação teatral equestre, com personagens determinadas e vestes características. Os protagonistas são reis e respectivos soldados, embaixadores e a princesa Florípes. O Rei Cristão, representado por Carlos Magno, apresenta-se de farda e capa azuis, calça branca e coroa, ostentando o crucifixo, símbolo do cristianismo. O Almirante Balão, rei do exército Mouro, usa indumentária semelhante, porém vermelha, e carrega símbolos do ilslamismo como a lua e a estrela.

SOBRE AS CAVALHADAS

O espetáculo das Tradicionais Cavalhadas, realizado em Amarantina, Distrito de Ouro Preto localizado às margens da BR-356, revive, de forma teatral e folclórica, as guerras travadas no interior da Europa Medieval, entre os exércitos Mouros e Cristão, com enredo baseado no livro Carlos Magno e “Os Doze Pares de França”. As Cavalhadas, são uma apresentação teatral equestre, com personagens determinadas e vestes características. Os protagonistas são reis e respectivos soldados, embaixadores e a princesa Florípes. O Rei Cristão, representado por Carlos Magno, apresenta-se de farda e capa azuis, calça branca e coroa, ostentando o crucifixo, símbolo do cristianismo. O Almirante Balão, rei do exército Mouro, usa indumentária semelhante, porém vermelha, e carrega símbolos do ilslamismo como a lua e a estrela.

Em sua 267ª edição, as Cavalhadas, além de Carlos Magno e Almirante Baião, tem outros dois importantes personagens na encenação equestre: a Princesa Floripes do império Mouro, cujo sequestro pelos cristãos se torna o cerne do conflito entre os dois exércitos e o palhaço Ispink, o riso que rompe a solenidade, ponte entre os cavaleiros e o povo, lembrando que a alegria também é sagrada. Na história, Ispink é morto pelo exército de Carlos Magno e Florípes se casa com um soldado cristão, selando assim a paz entre os dois povos. A participação da comunidade no evento é imensa e tem sido uma tradição passada de geração em geração, como explica Milher Santos, atual capitão de Cavalaria, coordenador das Cavalhadas e também um dos cavaleiros na exibição. “Este é um costume de família, que envolve toda uma comunidade. Participei da minha primeira cavalhada em 1998, quando abriram a primeira cavalhada mirim, anteriormente chamada de Cavalhada das Crianças e estou há 27 anos nesta festa. Na edição deste ano, tenho orgulho de dizer que minha filha de 10 anos será a princesa Florípes. Além disso, a edição deste ano está sendo muito especial pois pela primeira vez estou exercendo este cargo, que é de muita responsabilidade para quem ama Amarantina e esta festividade.”, declara Milher.

Além do Festival “Sabores de Amarantina”, a programação do evento, que será divulgada em breve, conta com missas e outras ações de cunho religioso, passeata pela Paz, shows, apresentações de dança e teatro, programação cultural infantil e edições das Cavalhadas nas categorias mirim, juvenil, adulto e feminino, reafirmando o papel comunitário e educativo da tradição. Além disso, durante a festividade haverá registro de depoimentos e histórias vinculadas aos participantes, entre outras ações do Programa “Universidade da Cavalhada”, iniciativa criada em 2023 voltada para o fortalecimento da memória e dos  saberes ligados a este importante patrimônio cultural de Ouro Preto.

FÉ E DEVOÇÃO

A Festa de São Gonçalo está relacionada às Cavalhadas pela similaridade das tradições, a origem européia e procedência comum da cultura trazida pelos estrangeiros vindos da cidade de Amarante, em Portugal.  Ambas as festas acontecem tradicionalmente juntas e em harmonia, se incorporando à cultura popular do distrito há aproximadamente 250 anos.

A primeira Festa de São Gonçalo foi organizada em 1758 em ocasião da inauguração da Igreja do Santo Padroeiro. Na mesma época, tiveram início as apresentações teatrais das Cavalhadas, encenação que revive as guerras medievais entre Mouros e Cristãos. Em Amarantina, a Festa tem início no primeiro dia da novena de São Gonçalo, e o término coincide com o fim de semana onde ocorre o espetáculo das Cavalhadas. Durante todos os dias da festa, os fiéis participam de Celebrações Eucarísticas na Matriz, seguidas de momentos de convivência no adro da Igreja e na Arena das Cavalhadas, onde o público prestigia apresentações culturais de dança, música, teatro, entre outros. Na tradicional “Barraquinha de São Gonçalo”, as comunidades da paróquia assumem os quitutes caseiros preparados para alimentação dos fieis, cuja arrecadação é em prol da própria paróquia. 

Com mais de dois séculos de história, a Festa de São Gonçalo é um momento de fé, tradição e cultura, reunindo moradores e visitantes em uma celebração única no calendário religioso e popular da região. Luiz Otávio Teixeira, é diácono permanente da Paróquia de São Gonçalo e também participa da Cavalhada e da Associação de Cavaleiros Mestre Nico como o Imperador Carlos Magno desde 2006. “São 267 anos de história da festa de nosso padroeiro, cuja grande atração continua sendo as Cavalhadas. Chega setembro e nós já vamos ficando diferentes, nosso coração se alegra, a comunidade começa a contagem regressiva para participar da novena de São Gonçalo, que começa no próximo dia 12, viver os dias de novena, o cortejo até o Parque das Cavalhadas, no dia 19, com todas as cavalhadas, mirim, feminina, jovem e adulto, até chegar no domingo dia 21 e na segunda 22 com celebração das missas e encerramento das comemorações.”, informa Luiz.

ARTESANATO

A edição das Cavalhadas de 2025 busca, além de celebrar a cultura e a religiosidade local, resgatar práticas e atividades que fomentem o comércio e o turismo local. Uma das iniciativas em prol deste objetivo foi a realização de diversas oficinas de capacitação para artesãs locais, que puderam desenvolver projetos em tecido e bordados com temas ligados às Cavalhadas. Destaque para a confecção de mini palhaços Ispink, pela artesã Naná, com a colaboração da instrutora Myrian Melo. “Essa festividade significa muito para a comunidade, por serem as duas festas mais importantes do Distrito, realizadas há tantos anos. Neste ano fizemos um trabalho junto a um grupo de mulheres artesãs no sentido de desenvolver souvenirs que tenham uma identidade ligada às Cavalhadas e à Festa de São Gonçalo para que elas pudessem comercializar durante o evento e tem sido muito gratificante ver o crescimento e o fruto deste trabalho.”, comemora a instrutora. 

FONTES E PERSONAGENS

Núbia – presidente da Associação dos Cavaleiros Mestre Nico, instituição realizadora da festa

Dalila Coelho – coordenadora do Festival Sabores de Amarantina, formada em turismo, filha de uma das ex-presidentes da Associação dos Cavaleiros Mestre Nico

Milher Santos – capitão das Cavalhadas adulto e coordenador das Cavalhadas

Cássia Coelho – capitã das cavalhadas femininas e ex-presidente da Associação Mestre Nico

Daniel – capitão das Cavalhadas mirins e cavaleiro das cavalhadas adulto

Isabel  – Princesa Florípes edição 2025

Luiz Otávio Teixeira  – Carlos Magno

Daniel Santos – Almirante Baião e capitão das Cavalhadas Mirins

Elier Barbosa – Palhaço Ispink das Cavalhadas adulto

Dorinha – quitandeira participante do FESTIVAL SABORES DE AMARANTINA

Lourenço – rei da Cavalhada Mirim e filho do Rei da Cavalhada Adulto

Eliana Carolina – princesa Florípes da Cavalhada Mirim – sobrinha do capitão da Cavalhada Mirim

Luiz Felipe – cavaleiro da Cavalhada Mirim, um dos participantes mais dedicados, participa há várias edições

PROGRAMAÇÃO 

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

12/09 (Sexta-feira) (1º DIA DA NOVENA)

19h30 – Celebrante: Padre Armando

Canto e Liturgia: Comunidade São Judas Tadeu

BARRACA: NOSSA SENHORA APARECIDA

13/09 (Sábado) (2º DIA DA NOVENA)

19h30 – Celebrante: Padre Armando

Canto e Liturgia: Comunidade Divino Espírito Santo

BARRACA: SANTA EFIGÊNIA

14/09 (Domingo) (3º DIA DA NOVENA)

19h30 – Celebrante: Padre Armando

Canto e Liturgia: Comunidade Nossa Senhora da Conceição – Engenheiro Correia

BARRACA: SÃO GONÇALO DO BAÇÃO

15/09 (Segunda-feira) (4º DIA DA NOVENA)

19h30 – Celebrante: Padre Harley de Carvalho

Canto e Liturgia: Comunidade Nossa Senhora da Conceição – Coelhos

BARRACA: SANTA LUZIA

16/09 (Terça-feira) (5º DIA DA NOVENA)

19h30 – Celebrante: Padre Nedson

Canto e Liturgia: Comunidade Santa Luzia

Folia e Dança de São Gonçalo

BARRACA: SÃO JUDAS

17/09 (Quarta-feira) (6º DIA DA NOVENA)

19h30 – Celebrante: Padre Leandro

Canto e Liturgia: Comunidade São Gonçalo do Bação

BARRACA: N. S. CONCEIÇÃO (COELHOS)

18/09 (Quinta-feira) (7º DIA DA NOVENA)

19h30 – Celebrante: Padre Edivaldo

Canto e Liturgia: Comunidade Nossa Senhora Aparecida

BARRACA: COORDENAÇÃO PAROQUIAL (WALMIR)

19/09 (Sexta-feira) (8º DIA DA NOVENA)

19h30 – Celebrante: Padre Wesley

Canto: Coral Agnus Dei

Liturgia: Ministros da Eucaristia

20/09 (Sábado) (9º DIA DA NOVENA)

19h30 – Celebrante: Padre Armando

Canto e Liturgia: Comunidade Santa Efigênia

21/09 (Domingo) – FESTA SÃO GONÇALO

10h – Celebrante: Padre Armando

Canto: Paroquial

Liturgia: Pastoral do Batismo

11h30 – Almoço

22/09 (Segunda-feira) – SÃO CRISTÓVÃO

10h – Celebrante: Padre Armando

Canto: Jorginho

Liturgia: Catequese

PRIMEIRO FINAL DE SEMANA 

FESTIVAL GASTRONÔMICO + CAVALHADA MIRIM

13/09 SÁBADO

08h – Cortejo Brincante com a participação da catequese paroquial – Saída da Gruta de Nossa Senhora de Louders (entrada de Amarantina) rumo ao Parque das Cavalhadas

9h – Arena brincante – atividades infantis com Território Criativo

9h – Café com arte – Festival Sabores de Amarantina

10h – Abertura Oficial da Festa de Cavalhadas 2025 

10h – Oficina Fogo Ancestral com Cacique Danilo Borum-Kren 

10h às 12h – Oficina de Cerâmica – Gesto UFMG – Lili Panachuk

10h às 12h – Oficina de Bordado – ASA Ouro Preto 

10h às 16h – Encontrinho BH 

10:30 – Show – Dodo Rodrigues

13h – Show – Duo Sangue Latino – André Vitorino e Gustavo Fechus 

15h – Show – Tribo Ansata e Satma

14h as 16h – Oficina de Cerâmica – Gesto UFMG – Lili Panachuk

14h as 16h – Oficina de Bordado – ASA Ouro Preto

17h – Show – Banda Urucum 

20h – DJ Viviane Barcelos 

*As oficinas têm classificação livre com menores acompanhados pelos responsáveis.

14/09 DOMINGO  

09h CAFÉ COM ARTE – Festival Sabores de Amarantina

OFICINA RECEITAS DE FAMÍLIA NA COZINHA DA VÓ                                                                             

09:30H – Acolhida dos grupos de folia, São Gonçalo e do Divino (Santo Antônio do Leite) e Congado do Salto e homenageados 2025

10h MISSA SERTANEJA CAMPAL – Entrega da Medalha Mestre Nico

11h – Apresentação Grupos de Folia e Congado de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito de Santo Antônio do Salto

12H – ALMOÇO – Festival Sabores de Amarantina 

13H – Show Forró Maguacera

14H – Cortejo da Cavalhada Mirim pela Rua Santo Onofre, Praça da Matriz, Padre Pedrosa, Antônio Coelho e Esportes. Apresentação no Parque das Cavalhadas. Participação da Sociedade Musical União de São Gonçalo do Amarante

17H – Show Radiant Jaz Band 

19H Premiação dos ganhadores do Festival Sabores de Amarantina

20h – DJ

15 a 19 Oficinas de bonecos e apresentação teatral parceria entre Escola Municipal Major Raimundo e Instituto Território Criativo, das 15 às 16 hrs. Parque das Cavalhadas

PROGRAMAÇÃO SEGUNDO FINAL DE SEMANA

19/09 – SEXTA FEIRA

19h30 – Novena na Matriz, seguida de Cortejo até o Parque das Cavalhadas,  ENTRONIZAÇAO DA IMAGEM, DANÇA DE SÃO GONÇALO E DANÇA DA FITA

22h– Show

24h – DJ 

20/09 – SÁBADO

9H – RODA DE CAPOEIRA; SAIDA DA CORRIDA RÚSTICA – CAFÉ COM ARTE

12h – ALMOÇO – ORQUESTRA DE VIOLA ARPEJO 

15h – CORTEJO E CAVALHADA ADULTO PASSANDO PELA RUAS DE AMARANTINA

19h – DJ 

21h – Show  

23h –  Show

21/09 – DOMINGO

9h CAFÉ COM ARTE

12hh – ALMOÇO – Show

14h – CORTEJO CAVALHADA ADULTO PELAS RUA PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE MUSICAL UNIÃO SOCIAL DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE E ESPETACULO DAS CAVALHADAS – 2º ato 

17h às 22h Shows

22/09 SEGUNDA

09h – CAFÉ COM ARTE

12h – Almoço festivo – Show

13h Leilão de São Gonçalo 

19h Show

CRÉDITO DAS FOTOS: pratos: Jaque Matos | Cavalhadas: Ane Souz | Artesanatos: Dalila Coelho | celebrações religiosas Toninho Filmagens

TRADICIONAIS CAVALHADAS DE AMARANTINA E FESTA DE SÃO GONÇALO – “Festival Sabores de Amarantina”

Local: Distrito de Amarantina – Ouro Preto (MG)

Atividades: Gastronomia típica, concurso de pratos, feira de artesanato, oficinas, apresentações musicais e Cavalhadas Mirins

Data: 13 e 14/09 (Festival + Cavalhada Mirim), 19 a 22/09/25 “Tradicionais Cavalhadas e Festa de São Gonçalo”, na arena do Parque das Cavalhadas

Alguns pratos: frango ao molho pardo, frango com quiabo, galinhada, ragu de costelinha com ora-pro-nobis, tropeiro tradicional e de milho, canjiquinha vegana, bolinho de jiló com cogumelo, bolinho de feijão, rosca de abóbora com goiabada, bolo de laranja e pastel de carne.

Instagram: @cavalhadasdeamarantinhaoficial