Programa educativo realizado durante a 19ª CineBH vai exibir 15 curtas-metragens para crianças e adolescentes, com sessões seguidas de debates e entrega de material pedagógico que amplia a experiência em sala de aula. Escolas podem se inscrever gratuitamente até 10 de setembro pelo site cinebh.com.br
Estão abertas as inscrições para o programa Cine-Expressão – A Escola Vai ao Cinema da 19ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, com sessões entre os dias 24 a 26 de setembro. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 10 de setembro pelo site cinebh.com.br. Podem inscrever as escolas públicas e privadas interessadas em levar seus estudantes às sessões. Voltado para crianças, adolescentes e jovens a partir de 5 anos, o programa exibirá 15 curtas-metragens, organizados em sessões por por faixa etária, com o intuito de estimular a formação de plateia, despertar o olhar crítico e promover o cinema como ferramenta de reflexão, aprendizado e pertencimento.
Três espaços culturais da capital mineira irão receber as sessões do programa Cine-Expressão: Teatro Sesiminas, Cine Santa Tereza e o Teatro de Câmara que integra o Cine Theatro Brasil. O programa oferece além da exibição dos filmes, debate após as sessões com estudantes e professores, e a entrega do Material de Conexões e Saberes, que propõe atividades pedagógicas para serem desenvolvidas nas escolas. “Mais do que simplesmente sair da sala de aula para assistir a um filme, o Cine-Expressão é um programa que conecta a experiência cinematográfica a debates, além de fornecer um Material de Conexões e Saberes às escolas, como uma forma de aprofundamento e ampliação de percepções”, explica a curadora Ramina El Shadai
Formação de plateia a partir da valorização do pertencimento e da experiência coletiva é a identidade do programa Cine-Expressão. A proposta é que os filmes se transformem em pontes para o diálogo sobre temas como afeto, identidade, convivência, ancestralidade e diferença, incentivando que cada espectador se reconheça nas histórias apresentadas. “A cada ano o programa vem consolidando uma identidade fundamentada no que tenho chamado de Cultura de interessados, dedicando-se aos impactos dos filmes nas emoções do público, com uma proposta de despertar a sensação de pertencimento. A transcendência da conexão com o filme para a conexão com o sentido do filme para a vida dessas crianças e jovens implica, de forma expansiva, no interesse por esse tipo de programação, o que contribui naturalmente para um movimento de formação de plateia e de estruturação de uma percepção consistente sobre si mesmo e sobre o mundo”, complementa Ramina.
PROGRAMAÇÃO POR FAIXA ETÁRIA
- SESSÃO CINE-ESCOLA | FAIXA ETÁRIA 5 A 7 ANOS
- 25/09 (quinta), 14h – Cine Santa Tereza
- 26/09 (sexta), 14h – Teatro Sesiminas
Filmes em exibição:
O Chapéu do Zezéu, de Alunos da Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel/ Projeto Animação – Instituto Marlin Azul
Quinn, de Arthur Felipe Fiel
Menino Gepeto, de Cláudio Constantino e Rafael Guimarães
Relógio com defeito, de Rodrigo Vulcano e Lucas Lima
- SESSÃO CINE-ESCOLA | FAIXA ETÁRIA 8 A 10 ANOS
- 24/09 (quarta), 14h – Teatro de Câmara – Cine Theatro Brasil
- 25/09 (quinta), 8h30 – Cine Santa Tereza
- 25/09 (quinta), 14h – Teatro de Câmara – Cine Theatro Brasil
Filmes em exibição:
Cine Quarto, de Leonardo Braga
Menino Monstro, de Guilherme Alvernaz
Ária, de Arthur P. Motta
Sacis, de Bruno Bennec
- SESSÃO CINE-ESCOLA | FAIXA ETÁRIA 11 A 13 ANOS
- 24/09 (quarta), 8h30 – Teatro de Câmara – Cine Theatro Brasil
- 24/09 (quarta), 14h – Cine Santa Tereza
- 25/09 (quinta), 8h30 – Teatro de Câmara – Cine Theatro Brasil
Filmes em exibição:
Glorinha, de Stella Ribeiro
A Menina e o Flautista, de Lara Dezan
Porque sou diferente, de Luís Navarro
Passa a Bola, de Guilherme Herrera Falchi
- SESSÃO CINE-ESCOLA | FAIXA ETÁRIA A PARTIR DE 14 ANOS
- 26/09 (sexta), 8h30 – Teatro Sesiminas
Filmes em exibição:
O Mundo dos Sonhos, de Leandro Wenceslau
IA: Inteligência Afetiva, de Pedro Amorim
Doce de Coco, de Catapreta e Alan Deberton
***
A 19ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 16º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras 2025 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação, em junho).
***
19a CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE
16º BRASIL CINEMUNDI – ENCONTRO INTERNACIONAL DE COPRODUÇÃO
23 a 28 de setembro de 2025 | PROGRAMAÇÃO GRATUITA
LEI FEDERAL DE INCENTIVO
ESTE PROJETO É REALIZADO COM RECURSOS DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE BELO HORIZONTE
Patrocínio Master: Petrobras
Patrocínio: Rede Mater de Saúde, Codemge/Governo de Minas Gerais
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
MINISTÉRIO DA CULTURA| GOVERNO FEDERAL UNIÃO E RECONSTRUÇÃO
Adicionar Comentários