Especialista fala sobre efetivação das vagas de fim de ano

Gestora de RH dá dicas para quem quer uma vaga temporária nesse final de ano

Quem procura uma vaga temporária nesse final de ano em Belo Horizonte já pode ficar um pouco mais otimista. Números da Câmara de Lojistas de Belo Horizonte, CDL/BH, apontam que o comércio da região estima uma alta de 46%, em relação a 2018, no número de oportunidades abertas a partir dessa semana. O número retrata uma confiança do setor e também uma expectativa para quem busca uma vaga.

A mesma pesquisa também aponta que mais de 60% dessas oportunidades possuem chances reais de serem efetivadas após o período de festas. Para isso, os novos funcionários irão ter que se dedicar muito e se adaptarem à rotina da empresa. A professora do curso de Gestão de RH do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte e Coordenadora do Núcleo de Apoio a Carreira – NAC Míria Reis  analisa essas oportunidades de contratação definitiva do mercado e dá dicas para àqueles que procuram uma vaga no final de ano e querem mostrar que podem fazer parte da equipe fixa da empresa.

Quais as diferenças de uma vaga temporária de final de ano e uma vaga do modelo tradicional? 

O segmento que mais contrata temporários no final de ano é o comércio. Trata-se de um momento de grande aumento de vendas no varejo onde a energia, a iniciativa, a agilidade nas ações faz toda a diferença. Em virtude da agitação e do volume de trabalho muito mais é exigido desse profissional. Se no processo seletivo pode haver um pouco mais de flexibilidade em relação às competências, em termos de expectativa quanto aos resultados não se tem diferença. Espera-se pronto atendimento neste aspecto.  Em contrapartida, em uma vaga do modelo tradicional existe maior tempo para treinamento, orientação e acompanhamento, o que na agitação de final de ano não se é possível.

Quando uma vaga temporária pode virar um emprego fixo?

Uma vaga temporária pode se transformar em permanente, em primeiro lugar, quando surgem oportunidades de vagas efetivas na empresa. No entanto, muitas vezes essa oportunidade surge quando esse profissional se mostra melhor do que aqueles efetivos que já se encontram na empresa. Não é incomum, principalmente no comércio, utilizarmos esses profissionais temporários para substituir férias dos efetivos. Assim, esse profissional terá uma chance maior de mostrar sua competência e um bom desempenho por já estar mais familiarizado com a cultura da empresa e as tarefas inerentes ao cargo. E, ao perceber que se trata de um talento, muitas empresas contratam o temporário demitindo algum efetivo que não apresente os mesmos resultados.

Quais as dicas para o trabalhador que deseja manter essa oportunidade? 

Em primeiro lugar dedique-se como se fosse um funcionário efetivo. Busque compreender a cultura da empresa e se comporte de acordo com ela. Demonstre disponibilidade, senso de equipe, responsabilidade e comprometimento. Não é porque é uma oportunidade temporária, que você vai atuar de qualquer maneira, profissionalismo acima de tudo! Lembre-se sempre: esta é também uma oportunidade de network. Esses novos colegas e líderes poderão te abrir outras portas, caso esta empresa não as tenha. 

Que tipo de preparo a pessoa deve ter? 

O ideal é que o profissional tenha uma boa experiência no cargo ao qual se candidatará, exceto se for uma vaga muito simples e que não exija experiência. Além disso, é preciso um bom preparo físico, pois os horários nestes períodos podem ser estendidos, e as pausas para descanso nem sempre conseguem ser realizadas, etc. 

Como o contratado pode se cuidar para evitar um trabalho excessivo e exaustivo nesse final de ano? 

Trabalho em excesso é muito difícil de se evitar, afinal somente se tem necessidade de contratação extra, por haver sobrecarga de trabalho. No entanto, alguns cuidados podem ser tomados para evitar o estresse: preferir uma boa alimentação; manter uma boa rotina de sono; realizar atividades que lhe dão prazer e tranquilidade no tempo livre; e cultivar a relação com as pessoas que amamos. Geralmente, essas, são fonte de inspiração e energias positivas.

Adicionar Comentários

Clique para comentar