No dia 5 de dezembro, quinta-feira, às 19 horas a pesquisadora Thais Tanure convida os professores Alexandre Marcussi (UFMG) e Rogéria Alves (UEMG) para um bate papo acerca de temas relativos a exposição Vozes Atlânticas.
A exposição faz parte da pesquisa “O Degredo dos Escravizados”, em que é revelado como a inquisição portuguesa no Brasil no século XVIII dava pena de degredo para os cidadãos que praticavam atos considerados, na época, heresia ou feitiçaria.
O destaque é dado para dois personagens africanos escravizados e trazidos para o Brasil – Luzia Pinta e José Francisco – que, por preservarem práticas de sua cultura – benzeções, curas com ervas, entre outras tradições – foram degredados para regiões distantes do Brasil e de sua pátria original. Entrada gratuita. Sujeito a lotação. Retirada de senhas uma hora antes do evento.
Horário: Conforme programação
ENTRADA GRATUITA, sujeita a lotação das salas
Horário de funcionamento de dezembro: do dia 10 ao dia 21 de dezembro, às terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 20h30, com permanência até as 21h. Nos dias 24, 25, 31/12 e 01/01/2020 o museu estará fechado.
MEMORIAL MINAS GERAIS VALE
Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias
Adicionar Comentários