Seminário Acessa BH

SEMINÁRIO ACESSA BH TRAZ DE VOLTA O DEBATE SOBRE ACESSIBILIDADE NAS ARTES

Evento vai discutir a autonomia e participação de pessoas com deficiência nas atividades culturais

O Seminário Acessa BH vai acontecer de dois a seis de outubro

Inscrições para as atividades já estão abertas

A acessibilidade nas artes visuais e nos museus brasileiros estará no centro das discussões do Seminário Acessa BH, que chega em sua terceira edição entre os dias dois e seis de outubro (segunda à sexta-feira). O evento vai promover diálogos que contribuem para a formação de outros olhares sobre a deficiência e sobre os corpos, através de quatro debates virtuais, uma oficina online e uma oficina presencial em Belo Horizonte. Todas as atividades são acessíveis e gratuitas. Os interessados em participar dos debates e oficinas já podem se inscrever através do site  https://acessabh.com.br/inscricoes-seminario/

Grandes nomes das artes e da acessibilidade são presenças confirmadas no Seminário Acessa BH: André Luis da Fonseca (SP), Daniel Moraes (SP), Desiree Helissa (SP), Desirée Nobre (RS), Diele Pedrozo Santo (PR), Estela Lapponi (SP), Flávia Neves (MG), Isa Meirelles (SP), Karen Montija (SP), Lígia Zamaro (SP), Mayra Saito (SP), Miriam Célia (MG), Robson Xavier (PB), Simone Freire (SP). A iniciativa é mais uma ação do projeto Acessa BH, que também realiza um festival multicultural, trazendo produções protagonizadas por artistas com deficiência, e oferecendo recursos de acessibilidade ao público em toda a programação.

“A incapacidade da sociedade em acolher e receber as pessoas com algum tipo de deficiência nos espaços comuns gera a exclusão de um contingente significativo da população. É preciso promover mudanças no sentido de extinguir as barreiras físicas, arquitetônicas, atitudinais, comunicacionais e culturais que impedem a inserção social das pessoas com deficiência”, diz Laís Vitral, idealizadora do Seminário.


De acordo com o Censo 2022 realizado pelo IBGE, o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, cerca de 8,9% da população. Segundo a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

O Seminário Acessa BH é realizado por Lais Vitral e Vitral Bureau Cultural, com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SEMINÁRIO ACESSA BH

DEBATES

03/10 às 16h

Acessibilidade e Arte-educação: estratégias multissensoriais

O debate busca fomentar reflexões sobre as dimensões políticas e decoloniais que emergem do trabalho com acessibilidade cultural, com foco na ressignificação das relações pessoais e institucionais, problematizando os desafios e o potencial da Arte/Educação multissensorial em múltiplos contextos da educação formal e não formal.

Convidados

Miriam Célia – Museóloga, Mestre em Educação, Doutoranda em Ciência da Informação e consultora em acessibilidade, documentação museológica e educação patrimonial

Robson Xavier – Artista Visual, Curador, Arte/Educador e Arteterapeuta

Mediação: Mayra Oi –  Coordenadora de mediação do Itaú Cultural, artista, educadora, pesquisadora e mestranda em mediação cultural e artes da cena

04/10 às 16h  

Obras táteis e a inclusão de pessoas com deficiência visual nos museus de arte
Os direitos culturais das pessoas com deficiência visual são materializados de diferentes modos. Um deles é a criação de recursos multissensoriais, capazes de ampliar a percepção e a fruição por meio da disponibilidade de texturas, aromas, temperaturas e diferentes materialidades. Esta roda de conversa tem como foco apresentar modos de potencializar a experiência estética por meio destes recursos.

Convidadas

Diele Pedrozo Santo – Professora de Arte, formadora de professores na área da inclusão e acessibilidade, idealizadora do Ver com as Mãos

Karen Montija – Educadora, consultora de acessibilidade

Mediação: Lígia Helena Ferreira Zamaro – Assistente em Educação para Acessibilidade na Gerência de Educação para Sustentabilidade e Cidadania (Sesc São Paulo)

05/10 às 16h

Acessibilidade Digital nos museus brasileiros: por que devemos nos preocupar com isso?

No Brasil há quase 20 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência (IBGE | Censo/2022). Grande parte delas não consegue navegar na web devido a barreiras de acesso encontradas em sites e aplicativos em geral, inclusive nos relacionados ao universo cultural. Em sua apresentação, Simone abordará quais as principais barreiras enfrentadas por essa grande população e como as instituições podem transformar seus espaços digitais em ambientes mais inclusivos para todas as pessoas. Complementarmente, Desiree apresentará dados sobre a acessibilidade digital nos museus federais, vinculados ao IBRAM, buscando trazer uma reflexão acerca das diferentes formas de acessar os conteúdos dos museus e questionando: os museus são mesmo para todas as pessoas?

Convidadas

Desiree Nobre – Pesquisadora em Acessibilidade Cultural 

Simone Freire – Fundadora da Espiral Interativa e idealizadora do Movimento Web para Todos

Mediação: Isa Meirelles – Relações públicas e atriz

06/10 às 16h

Arte DEF – percepções estéticas
Daniel Moraes e Estela Lapponi compartilham suas experiências nas artes, nessa conversa mediada por Desiree Helissa.

Convidados:

Estela Lapponi – Performer e videoartista

Daniel Moraes – Artista visual, curador e investigador acadêmico

Mediação: Desiree Helissa – Arte educadora

OFICINAS

Diversidade em espaços culturais: como implementar práticas mais inclusivas, com André Fonseca

Ementa: A oficina fará um percurso em três partes: como a questão da diversidade tem sido tratada de modo geral na produção e gestão culturais; como as experiências que os espaços culturais oferecem aos seus públicos podem afastar grupos minorizados; e como adotar práticas de comunicação e atendimento inclusivos.

Público alvo: Integrantes de equipes de espaços, instituições e eventos culturais, públicos ou privados. Pessoas que atuam (ou desejam atuar) na cultura em áreas como produção, gestão e curadoria. Pessoas que pesquisam o tema ou tenham interesse por ele, preferencialmente de Belo Horizonte e região metropolitana, acima de 18 anos.

30 vagas

Inscrições gratuitas: 12 a 28 de setembro

Divulgação dos selecionados: 29 de setembro

Aulas: 02, 04 e 06 de outubro, das 10h às 12h

Online, via Zoom

Oficina Librário, com Flávia Neves

Ementa: O Librário é um jogo didático pedagógico com caráter científico, criativo, artístico e cultural que busca promover a aprendizagem de Libras de maneira leve e divertida. As oficinas estimulam o aprendizado da Libras e, consequentemente, viabiliza uma melhoria na comunicação entre surdos e ouvintes. Essa proposta de prática do Librário é destinada à formação de multiplicadores do Librário no Seminário Acessa BH, reflexão sobre a inclusão e aproximando as pessoas surdas e ouvintes

Público alvo: Artistas, arte-educadores, produtores e gestores culturais, referencialmente de Belo Horizonte e região metropolitana, acima de 18 anos

30 vagas

Inscrições gratuitas: 12 a 28 de setembro

Divulgação dos selecionados: 29 de setembro

Aulas: 04 e 05 de outubro, das 09h às 12h

Oficina presencial, no Memorial Minas Gerais Vale – Belo Horizonte/MG

Rua Gonçalves Dias, s/n (Praça da Liberdade) – Funcionários – Belo Horizonte (MG)

Bate-papo Soluções para acessibilidade em projetos culturais, com Lais Vitral e Daniel Vitral

Ementa: Lais Vitral e Daniel Vitral, idealizadores e coordenadores do Seminário e do Festival Acessa BH, apresentarão o conceito e histórico do projeto, que esse ano realizará sua 3ª edição, e soluções para acessibilidade em projetos culturais a partir do exemplo prático do Acessa BH e como tornar a comunicação dos eventos mais acessível. 

Público alvo: artistas, arte-educadores, produtores e gestores culturais, preferencialmente de Belo Horizonte e região metropolitana, acima de 18 anos

300 vagas

Inscrições gratuitas: 12 de setembro a 09 de outubro

Data: 10 de outubro, das 16h às 18h

Online, via Zoom

Serviço: SEMINÁRIO ACESSA BH – 02 A 06 DE OUTUBRO – Presencial em BH e Online

Acessibilidade: 

Debates e oficinas online: Libras

Oficina presencial: Acessibilidade física e Libras

Oficinas e debates gratuitos, com inscrições antecipadas pelo site:


Mais informações sobre o evento:

https://acessabh.com.br

www.instagram.com/acessabh/

www.facebook.com/acessabh

www.youtube.com/acessabh/