O novo espaço do bloco é no bairro Floresta, um dos principais redutos do carnaval belorizontino desde a década de 40
Ano novo, casa nova. Foi assim que o Unidos do Samba Queixinho – um dos poucos blocos do carnaval de rua de Belo Horizonte que possui um espaço para ensaiar, ministrar oficinas e aulas de percussão, além de promover eventos culturais – iniciou 2020. A mudança foi do bairro Carlos Prates, de onde estava sediado desde 2016, para a avenida do Contorno, na Floresta, uma das principais regiões que abrigava os carnavais dos anos 40 a 60 na capital mineira e que foi espaço urbano fundamental na retomada do carnaval de rua da capital mineira, ocorrida a partir do começo da década passada.
“Agora, estamos no coração do carnaval da cidade: no antigo Cine Odeon, que tem uma história importante na cultura mineira. E pensando sempre nos integrantes do bloco. Antes, estávamos em um espaço amplo. Agora, estamos mais próximos do Centro, da Praça da Estação, ou seja, ficou mais fácil em termos de localização”, explica Gustavo Caetano, idealizador do Queixinho.
Além de ser um espaço para as atividades do Queixinho e de outros blocos da cidade, o novo local também será um centro cultural aberto às diversas manifestações artísticas. “As nossas principais bandeiras são o samba, o carnaval e a cidade. Mas o nosso objetivo também é abrir as portas do barracão para outros eventos que não necessariamente são vinculados ao carnaval e que perpassam por outras linguagens artísticas. Paralelamente a isso, blocos parceiros, como Sexta, Ninguém Sabe?, Angola Janga, A Roda, Daquele Jeito, Pisa na Fulô, também já usufruem do novo espaço. Ou seja, é um lugar que já é uma marca do carnaval de rua da cidade”, comenta Gustavo.
Preparação para o carnaval 2020
Os ensaios da Kabulosa, como é conhecida a bateria do Queixinho, já estão acontecendo no novo espaço e vão até o desfile do bloco no carnaval 2020. Os dias e horários dos ensaios são: terças, das 19h30 às 22h, nos sábados, das 14h30 às 17h30. Quem quiser conhecer o novo espaço, o endereço fica na avenida do Contorno, 1328, Floresta.
Desfile e homenagem
Como é de praxe, a cada carnaval o Queixinho tem um homenageado. Dessa vez, a homenagem é direcionada a um dos principais lugares e símbolos de Belo Horizonte que completa 90 anos de existência: o Mercado Central. Considerado o terceiro melhor mercado do mundo, segundo uma pesquisa realizada por uma empresa de aviação. “Nada melhor que celebrar algo que sintetiza o espírito mineiro, que é acolhedor e diverso. No mercado cabe todo mundo. Lá, você encontra gente de todos os gêneros, faixas etárias e classes sociais, assim como é o carnaval de rua de Belo Horizonte. Não há diferenciação entre as pessoas. Na verdade, a gente fala que o Mercado é a praia do mineiro, porque ele braça todo mundo”, comemora Gustavo Caetano.
Lembrando que o desfile do Queixinho no Carnaval 2020 acontecerá no dia 23 de fevereiro, a partir das 14h30. A concentração será na Praça do Encontro, que fica na rua da Bahia, com rua Goiás. De lá, o bloco e os foliões seguirão até o Mercado Central para abraçar simbolicamente o homenageado.
Adicionar Comentários