Programa CCBB Educativo – Com a Palavra 30/03

CCBB EDUCATIVO DISPONIBILIZA VISITA MEDIADA VIRTUAL À EXPOSIÇÃO “EGITO: DO COTIDIANO À ETERNIDADE”

PROJETO “COM A PALAVRA” CONVIDA O FILÓSOFO WANDERSON FLOR DO NASCIMENTO PARA CONTEÚDO, QUE PODE SER ACESSADO A PARTIR DE 30/03

O Egito Antigo desperta fascínio único nas pessoas e o motivo disso é visto em cada galeria da exposição “Egito: do cotidiano à eternidade”. O projeto Com a Palavra, do CCBB Educativo, traz a oportunidade de conhecer a mostra virtualmente, em uma visita mediada pelo filósofo Wanderson Flor do Nascimento, sob a ótica do pensamento egípcio entre morte e natureza. O conteúdo é gratuito, acessível em Libras, e fica disponível a partir do dia 30 de março, às 10h, no site do CCBB Educativo.

O Egito Antigo, ou Kemet, em uma das línguas faladas na antiguidade, é berço de muitas das experiências de pensamento caras ao mundo atual, como as ciências e uma reflexão sofisticada que hoje é chamada por filosofia. Essas experiências do pensar tematizaram diversas camadas do vivido e a própria relação com o sentido da vida.

Na visita mediada, será abordado um dos tópicos do pensamento do antigo Egito, desde algumas das peças da exposição que trazem a relação dos egípcios da antiguidade com a morte e aquilo que chamamos de natureza.

 O “Com a Palavra” consiste em visitas mediadas realizadas por especialistas ou profissionais referência em temas diversos. Aborda cada exposição a partir de outros campos de conhecimento, assim como múltiplos olhares, modos de conhecer e de se relacionar com a arte.

Wanderson Flor do Nascimento é filósofo e professor de filosofias africanas na Universidade de Brasília, onde pesquisa questões vinculadas com o conhecimento, a política e a subjetividade. Autor do livro “Entre apostas e heranças: Contornos africanos e afro-brasileiros na Educação e no Ensino de Filosofia no Brasil”.

Em cartaz no CCBB Brasília, a exposição “Egito Antigo: do cotidiano à eternidade” reúne 140 peças vindas do Museu Egípcio de Turim, entre amuletos, esculturas, pinturas, objetos cotidianos e litúrgicos, além de fragmentos de cerâmica utilizados para escrever mensagens, um Livro dos Mortos em papiro, sarcófagos, múmias de animais e uma múmia humana da 25ª dinastia.

“Egito: do cotidiano à eternidade ” – com Wanderson Flor do Nascimento

Terça-feira, 30 de março, a partir das 10h

Acesso: www.ccbbeducativo.com

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 10 anos

Acessível em Libras 

Conteúdo gratuito

Informações: (31) 3431-9440/9441

www.ccbbeducativo.com