Prefeitura realiza programação especial no Mês das Crianças 01/10 a 31/10

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, realiza uma programação especial no mês de outubro. São mais de 70 atividades voltadas para o público infantil em comemoração ao Dia das Crianças. Oficinas, espetáculos teatrais, shows, contação de histórias e rodas de leitura integram a programação gratuita dos centros culturais, bibliotecas, centro de referência e teatros municipais.

Um dos destaques será a “Semana das Crianças”, realizada de 9 a 13 de outubro nos teatros Francisco Nunes, Marília e Raul Belém Machado. Entre as atrações estão os espetáculos teatrais “Chapeuzinho Vermelho”, “João de Barros”, “Uma surpresa para Benedita”, “Palhágico Chaveirinho – O Palhaço Mágico, “Jojo e Palito – O Descobrimento do Brasil”; o show infantil, “Uma Aventura no Mundo do Tudo é Possível”; a contação de história, “O Patinho Feio” e oficina de circo com o Grupo Trampulim.

Os 17 Centros Culturais da cidade também vão receber uma programação voltada para as crianças e suas famílias. As atividades passam por diversas linguagens artísticas como música, literatura, circo e teatro. Destaque para as ações permanentes como as oficinas “brinquedos e brincadeiras” com momentos lúdicos de interação social. Nessa oficina, as famílias são estimuladas a vivenciar brincadeiras populares, valorizando a confecção de brinquedos, o desenvolvimento da oralidade, e o reconhecimento das artes e elementos da cultura brasileira presentes nas brincadeiras.

Já o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, vai receber apresentações de teatro e contações de histórias do projeto Segunda Pretinha. Na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte estão programados lançamento de livro, leituras compartilhadas, além de atividades de promoção do livro e da leitura.

Mais informações para a imprensa pelo telefone (31) 3277-4682 (Fundação Municipal de Cultura).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – MÊS DAS CRIANÇAS

CENTROS CULTURAIS

CENTRO CULTURAL VILA FÁTIMA

Rua São Miguel Arcanjo, 215, Vila Nossa Senhora de Fátima – 3277-8193

Não preciso ser Princesa

Leitura seguida de bate-papo e reflexão sobre o que é ser mulher e o que todos podem fazer para diminuir os preconceitos e promover o equilíbrio entre os gêneros. Com Ericka Martin. Público: a partir de 8 anos.

Dia 2, quarta, às 14h

Lê uma História pra mim? – Especial Mês das Crianças

Leitura de livros infantis escolhidos pelos participantes entre uma seleção de livros sobre crianças e brincadeiras. Com Ericka Martin e Thiago Barbosa. Público: a partir de 4 anos.

Dia 9, quarta, às 14h

Oficina Ilustrando Poesia

Ilustração de poemas escolhidos pelos participantes entre a seleção disponível, seguida da produção de ilustrações e leitura compartilhada dos poemas escolhidos. Com Ericka Martin. Público: a partir de 6 anos.

Dia 10, quinta, às 14h

Espetáculo Pequeno Príncipe – Orquestra Ouro Preto

Prepare-se para uma aventura sem precedentes, cheia de simbolismos, em que a coragem para as novas descobertas e o valor de contemplar as pequenas coisas se encontram em uma narrativa repleta de musicalidade.

Dia 12, sábado, às 18h

Quem manda aqui?

Leitura de trechos do livro “Quem manda aqui?”, de André Rodrigues e outros autores, seguida de bate-papo sobre a política do dia a dia com as crianças. Com Ericka Martin. Público: a partir de 8 anos.

Dia 16, quarta, às 14h

Você tem Medo de quê?

Leitura de textos literários e informativos sobre o medo, seguida da criação de texto e ilustrações sobre o tema. Com Thiago Barbosa. Público: a partir de 8 anos.

 Dia 23, quarta, às 13h

O Nome das Coisas

Leitura compartilhada do livro “Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias”, de Ruth Rocha, e oficina de criação de palavras a partir da proposta do livro. Com Ericka Martin. Público: a partir de 8 anos.

Dia 30, quarta, às 14h

CENTRO CULTURAL PADRE EUSTÁQUIO

R. Jacutinga, 821 – Padre Eustáquio – 3277-8394

Espetáculo Rimos e Rimas

Espetáculo de contos, canções, poemas e brincadeiras, com Beatriz Myrrha.

Dia 3, quinta, das 10h às 11h30

Espaço Brinquedos e Brincadeiras – Boas-vindas ao Mês da Criança

O Espaço proporcionará atividades interativas com brinquedos e brincadeiras tradicionais e mural com informações para conscientização do abuso sexual e trabalho infantil.

Visitação: Segundas, das 13h às 21h; terça a sexta, das 8h às 21h; sábados, das 9h às 12h.

CENTRO CULTURAL ZILAH SPÓSITO

Rua Carnaúba, 286, Conjunto Zilah Spósito – Jaqueline – 3277-5498

Rimos e Rimas

Espetáculo literário-musical de contos, poemas e brincadeiras para fazer cantar o coração de meninos e meninas. Nele, a artista Beatriz Myrrha fala por meio de palavras e sons sobre o universo da infância nas histórias da tradição oral, nos contos autorais, poemas e nas canções, tudo carregado de humor, alegria e delicadeza. Repertório: contos de tradição oral e autoral brasileiros.

Dia 4, sexta, às 15h30

Jardim de Engatinhar

Encontro de mediação da leitura para primeira infância. Quando as crianças começam a engatinhar, elas também passam a enxergar o mundo de uma nova perspectiva, literalmente. Nessa fase, o campo de exploração aumenta bastante, já que elas conseguem se movimentar sem a ajuda dos adultos. Público: crianças de 0 a 3 anos e suas famílias.

Segundas, 15h30

CENTRO CULTURAL NORDESTE – USINA DE CULTURA

Rua Dom Cabral, 765 – Bairro Ipiranga – 3277-6052

Prosa de Saberes Tradicionais – Especial Mês da Criança

Encontro com a pesquisadora Ana Maria, com orientações sobre saúde e ecologia, além de oficinas de plantas para chá e doação de mudas, entre outras atividades.

Dia 5, sábado, das 9h às 13h

CENTRO CULTURAL LIBERALINO ALVES DE OLIVEIRA

Av. Pres. Antônio Carlos, 821 – Lagoinha – 3277-6077

Exposição A Literatura Infantojuvenil no Brasil

De 7 a 11 de outubro

Contação de História – Dadá Ramos

Dadá Ramos é curinga do Teatro do Oprimido e contador de histórias.

Dia 8, terça, às 14h

Roda de Leitura

Venha ouvir histórias divertidas sobre as travessuras e peripécias das crianças, com Priscila Miranda.

Dia 10, quinta, às 10h

Espetáculo Rimos e Rimas

Espetáculo de contos, canções, poemas e brincadeiras, com Beatriz Myrrha.

Dia 11, sexta, às 14h

CENTRO CULTURAL SÃO GERALDO

Av. Silva Alvarenga, 548 – São Geraldo – 3277-5648

Meu Pequeno Dicionário

Você conhece um dicionário? O que acha de ser o autor ou a autora do seu próprio dicionário? A oficina, com Daniela Figueiredo, propõe a criação de um dicionário inspirado no livro “Casa das estrelas: o universo pelo olhar das crianças”, de Javier Naranjo. Público: crianças a partir de 5 anos.

Dia 8, terça, às 14h

Serão de Contos

Quem gosta de ouvir boas histórias tem um motivo a mais para sair de casa nas noites dos serões. O grupo Abrapalavra apresenta contos e poemas com canções, que tecem temas universais: amor, esperança, medo, saudade. Narradora: Aline Cântia. Músicos: Chicó do Céu e Fernando Chagas. Público: livre.

Dia 10, quinta, às 19h30

CENTRO CULTURAL SALGADO FILHO

Rua Nova Ponte, 22, Salgado Filho – 3277-9625

Literatura para Bebês (0 a 3 Anos)

O que é literatura para bebês e por que oferecê-la para crianças tão pequenas? Com Laís Penna. Público: bibliotecárias, mediadoras de leitura, professoras e demais interessadas.

Dia 9, quarta, às 19h

Espetáculo Rimos e Rimas

Espetáculo de contos, canções, poemas e brincadeiras, com Beatriz Myrrha.

Dia 10, quinta, às 14h

CENTRO CULTURAL VILA SANTA RITA

R. Ana Rafael dos Santos, 149 – Vila Santa Rita – 3277-1519

Quartas do Conto Especial Mês das Crianças

Nesse mês quem escolhe o livro da hora do conto são as crianças! Público: livre.

Dias 9 e 16, quartas, às 14h30

Oficina Brincatória para Pais e Educadores

A oficina, com Shirley Rodríguez, tem por objetivo criar um ambiente propicio para a reflexão sobre a importância do brincar, bem como o resgate de brincadeiras que perpassam o imaginário popular. Público: pais, educadores e interessados em geral. Vagas: 20.

Dia 10, quinta, às 14h30

Oficina Adereços Fantasmagóricos

Venha ouvir histórias de terror e confeccionar máscaras assustadoras. Público: livre.

Dia 15, terça, às 14h30

Brincatória

Atividade que conjuga contação de histórias, cantigas e brincadeiras, com Shirley Rodríguez. Público: livre.

Dia 17, quinta, às 14h30

Espetáculo Rimos e Rimas

Espetáculo de contos, canções, poemas e brincadeiras, com Beatriz Myrrha.

Dia 22, terça, às 14h

Histórias a Céu Aberto – 2ª Edição

Sabe aquela história que mora no fundo do seu coração? Venha contá-la para gente. Vai ter contação de histórias, troca de livros, música e muita literatura! Público: livre.

Dia 30, quarta, às 14h30

1° Dia D: Lendas Urbanas

Você já ouviu falar da Loura do Banheiro ou do Homem do Saco? Venha ouvir essas e outras lendas urbanas no primeiro Dia D da Biblioteca do CCVSR. Público: livre.

Dia 31, quinta, às 15h

CENTRO CULTURAL VENDA NOVA

R. José Ferreira Santos, 184 – Novo Letícia – 3277-5533

Serão de Contos

O projeto assume o compromisso com a literatura escrita em suas múltiplas abordagens e maneiras de narrar. No palco, Aline Cântia, Fernando Chagas e Chicó do Céu. Público: livre.

Dias 9 e 30, quartas, às 19h30

Show de Cabelo

Oficina de construção de enfeites, prendedores e tiaras para cabelo, com Eva Martins. Necessário trazer um tique-taque, prendedor bico de pato ou tiara de plástico. Vagas: 15.

Dia 14, segunda, às 14h30

Pintando o Sete

Oficina de pintura para crianças, para estimular a imaginação, a criatividade e o contato com a mistura de cores de forma lúdica e descontraída, com Sabrina Damas.

Dia 15, terça, às 9h

Oficinas Circenses

As oficinas, com o Circo Aloma, objetivam proporcionar aos participantes os primeiros contatos com o universo circense. Público: a partir de 8 anos. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Dias 15 e 17, terça e quinta, das 14h às 16h; dias 16 e 18, quarta e sexta, das 9h às 11h

Bibi vai à Escola

Bibi, uma menina muito pirracenta, não quer ir para a escola de jeito nenhum. E de repente descobre um lugar superdivertido! Com Eva Martins.

Dia 16, quarta, às 14h30

Espetáculo Rimos e Rimas

Espetáculo de contos, canções, poemas e brincadeiras, com Beatriz Myrrha.

Dia 18, sexta, às 14h30

Orquestra Escola Criarte

Fundada em 2002 pelo professor e músico José Alarico Elias Gonçalves, a Orquestra Escola Criarte é uma organização sem fins lucrativos que atende várias crianças, adolescentes e adultos na região de Venda Nova

Dia 19, sábado, às 10h

O Palhaço de Picadeiro – Circo Aloma

Xuxu e Alegra chegam a um circo procurando por emprego. O dono do circo, para contratá-los, exige que façam um teste, que consiste em realizar as proezas que caracterizam o fantástico mundo do circo. Mesmo nenhuma habilidade, os dois desempregados aceitam passar pela prova, pois farão de tudo pelo emprego. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte

Dia 19, sábado, às 11h

CENTRO CULTURAL VILA MARÇOLA

R. Mangabeira da Serra, 320 – Serra – 3277-5250

Ilustrando Poesia

Leitura de poemas escolhidos pelos participantes entre a seleção disponível, seguida produção de ilustrações, com Ericka Martin. Público: a partir de 6 anos

Dia 10, quinta, às 14h  

Espetáculo Pequeno Príncipe – Orquestra Ouro Preto

Prepare-se para uma aventura sem precedentes, cheia de simbolismos, em que a coragem para as novas descobertas e o valor de contemplar as pequenas coisas se encontram em uma narrativa repleta de musicalidade.

Dia 12, sábado, às 18h

CENTRO CULTURAL URUCUIA

R. W3, 500 – Urucuia – 3277-1531

Semana da Criança

A semana promete tardes muita diversão no Centro Cultural Urucuia. Entre as atividades estão o Clube do Cinema, no dia 15; A contação de história: “Se criança governasse o mundo”, seguida de atividades lúdicas, no dia 16; Oficina de Brincadeiras, no dia 17; e Piquenique Literário, no dia 18. Com mediação de Wanessa Alves.

De 15 a 18, das 14h às 16h

CENTRO CULTURAL SÃO BERNARDO

Rua Edna Quintel, 320, São Bernardo – 3277-7416

Semana das Crianças

Jogos, oficinas literárias, brincadeiras e “sessão pipoca” com a exibição de curtas e médias-metragens infantis.

De 15 a 18/10, a partir das 14h

Lorotinha

As Rosas do São Bernardo e o CCSB convidam você e sua família para comemorar o Mês das Crianças, num Café com Lorota dedicado a elas. Além dos “causos”, da boa música e da prosa, teremos brincadeiras, jogos e guloseimas.

Dia 24, quinta, às 15h

CENTRO CULTURAL ALTO VERA CRUZ

R. Padre Júlio Maria, 1577 – Alto Vera Cruz – 3277-5312

Oficina Fanzines: O primeiro caminho para a autopublicação

A oficina, com a quadrinista e ilustradora Rebeca Prado, propõe a apresentação de estratégias narrativas das histórias em quadrinhos (desenhos, balões, texto, quadros, requadros, etc) aplicada em tiras.

Dia 17, quinta, às 10h

Bonecas e Bonecos de brincar, rezar e amar

Tendo como técnica principal a costura e o papel machê, a oficina propõe a investigação e a confecção de bonecas. Público: a partir de 14 anos.

Quartas, das 14h às 16h

Brinquedos e Brincadeiras

Momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância. Brincante: Farias. Local: Praça Padre Marcelo (Praça do Posto).

Quartas, a partir das 17h

CENTRO CULTURAL BAIRRO DAS INDÚSTRIAS

R. dos Industriários, 289 – Bairro Novo das Indústrias – 3277-9176

Histórias de uma Perna Só

Contação de histórias com Pierre André.

Dia 23, quarta, às 15h

Serão de Contos

Leituras de contos de sabedorias sobre a infância realizadas por Fernando Chagas e Aline Cântia, com música de Chicó do Céu.

Dia 24, quinta, às 19h30

Teatro – João-de-Barros

Este teatro não é sobre ser criança. É sobre o menino que há no homem. A infância que vive em mim quer conversar com a infância que vive em você… Eu sou o João-de-Barros. O João-de-Barros sou eu. E você, quem é?

Dia 25, sexta, às 10h

Brinquedoteca

Um espaço para crianças e jovens brincarem livremente, pondo em prática sua própria criatividade com muitos brinquedos e jogos. E uma surpresa especial para todas as crianças!

Dia 26, sábado, às 14h às 16h

Mostra Infantil

E espaço aberto para apresentações, aulas, oficinas e atividades realizadas pelas crianças no CCBDI. A mostra conta com a participação das turmas de capoeira do Grupo Abadá e dança e circo, da Escola Livre de Artes.

Dia 26, sábado, às 16h às 17h

Show Musical – Cantarolê

O show mistura músicas, histórias e brincadeiras, envolvendo a todos com histórias contadas, cantadas, lidas, que permitem uma viagem ao imaginário, ao desconhecido e ao fantasioso. No palco, o músico José Alves e cantadora e contadora de histórias Isabel Cristina.

Dia 26, sábado, às 17h às 18h

CENTRO CULTURAL JARDIM GUANABARA

8193 R. João Álvares Cabral, 277 – J. Guanabara – 3277-6703

Contação de Histórias com Roberto de Freitas

Possivelmente, contar histórias foi a primeira manifestação artística humana: eram as caçadas, as conquistas e as descobertas narradas pelas complexas necessidades da sobrevivência e evolução. Nesta atividade, destacaremos dois fatores inerentes às contações: a descoberta de seu mecanismo sócio-educador e a definitiva inclusão de seus elementos ativos como favorecedores da preservação e manutenção da memória viva de um povo.

Dia 23, quarta, às 19h

CENTRO CULTURAL PAMPULHA

Rua Expedicionário Paulo de Souza, 185, Urca – 3277-9292

Sarau pra ouvir e contar

Espaço para contação de histórias. Mediador: Dadá Ramos.

Dia 25, sexta, das 20h30 às 21h30

CENTRO CULTURAL LINDEIA REGINA

Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445, Regina – 3277-1515

VI Curtindo a Infância – Comemoração do Dia das Crianças

Uma programação especial, carinhosamente pensada e preparada para o público infantil. O dia contará com o projeto “Rimos e Rimas – Contação de História”, com Beatriz Myrrha, Oficina de Brinquedos e Brincadeiras e muito mais.

Dia 26, sábado, a partir das 13h

CENTRO DE REFERÊNCIA

CENTRO DE REFERÊNCIA DA CULTURA POPULAR E TRADICIONAL LAGOA DO NADO

Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã – 3277-7420

SegundaPRETINHA – 8ª temporada da SegundaPRETA

Teatro e contação de histórias.

Dia 12, sábado, às 10h, na Tenda do Bosquinho

BIBLIOTECA

BIBLIOTECA PÚBLICA INFANTIL E JUVENIL DE BELO HORIZONTE

Centro de Referência da Juventude – Praça da Estação s/n

Lançamento de livro espetáculo – sereias: histórias para ler, colorir, ouvir e contar

Projeto realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, por meio do edital Descentra, a ideia do livro nasceu de longa jornada da autora e também ilustradora Jéssica Tamietti, que é atriz e mestre em literatura e que, desde 2010, estuda e trabalha contando histórias de mitologias. São 5 histórias de lugares diferentes no tempo e espaço: a Sereia grega, a medieval, Iemanjá da cultura Iorubá, a Mãe d’Água e a indígena Iara. Distribuiremos 350 livros gratuitos de acordo com a ordem de chegada e o espetáculo ainda contará com a tradução simultânea em LIBRAS. Mediação: Jéssica Tamietti. Público: infantil

Dias 5, sábado, às 10h

Manhã Encantada – Especial Mês das Crianças

Um encontro marcado com a fantasia. Através da leitura compartilhada, o leitor será convidado a reencontrar as narrativas tradicionais, como as fábulas e os contos de fadas. Mediação: Kátia Mourão ou Wander Ferreira

Público: infantil

Dias, 19 e 26, sábados, às 11h

Noite na Biblioteca (Parceria com o Coletivo Maya)

Encontro das crianças filhas das participantes da aula aberta do Coletivo Maya.

Leituras compartilhadas e brincadeiras. Mediação: Rodrigo Teixeira. Público: infantil. Vagas: 20

Dia 04, sexta, às 19h

ERA UMA VEZ… – Especial mês das crianças

Leitura e narração de histórias da literatura e da tradição oral. Mediação: Grupo de Contadoras de Histórias da BPIJ. Público: infantil

Dia 18, sexta-feira, às 10h

TEATROS

TEATRO RAUL BELÉM MACHADO

Rua Leonil Prata s/nº – Alípio de Melo – 3277-6437

Oficina De Circo – Trampulim

Nas oficinas do Trampulim, os participantes terão oportunidade de conhecer algumas das técnicas utilizadas no Circo. Inscrições por meio do telefone 3277-6437

Dia 9, quarta-feira, das 14h às 17h

Palhágico Chaveirinho – O Palhaço Mágico

O Palhágico Chaveirinho une o encantamento da arte mágica com a comicidade do palhaço, levando ao público encantamento, surpresas e muitos risos. Com a sua lógica e olhar sobre o mundo diferenciados, está pronto para revirar o sentido das coisas e levar a alegria, diversão e risos para as crianças e adultos. A sua apresentação propõe a participação e integração com o público que, além de ajudar nas mágicas, participa na solução dos problemas criados e complicados pelo palhaço. Duração: 40 minutos

Dia 10, quinta-feira, às 10h

Quinta no Raul | Uma Aventura no Mundo do Tudo É Possível – Edu Pio

“Uma aventura no Mundo do Tudo é Possível” é um show infantil brincante do artista Edu Pio com o seu personagem Super Pamp, um Super-herói musical belo-horizontino que defende a infância, a natureza, os animais, a cidade e o respeito com o ser humano. O espetáculo é composto por 15 canções infantis, sendo 06 releituras de canções de domínio público e 09 canções de autoria do Edu, que explora ritmos da cultura brasileira (xote, afoxé, frevo) e gêneros como o rock, reggae, balada, pop e outros.

Dia 10, quinta-feira, às 16h

Uma surpresa para Benedita

Sabonete e Benedita são grandes companheiros, mas, quando se reúnem no mesmo espaço, é certo que alguma confusão vai acontecer. Esse espetáculo é uma verdadeira caixinha de surpresas que afagam o coração. Os erros e acertos no preparo de um jantar romântico são construídos em um amplo repertório de gestos, técnicas circenses e improvisações.

Dia 11, sexta-feira, às 14h e 19h

Jojo e Palito – O Descobrimento do Brasil

Jojô e Palito levam as crianças há uma fantástica viagem no tempo. A dupla Jojô e Palito embarcam numa inusitada máquina do tempo e vão fazer uma fantástica viagem ao passado.

Dia 12, sábado, às 16h. Dia 13, domingo, às 16h

Encontros Brinquedos e Brincadeiras – ELA Escola Livre de Artes- Arena da Cultura

Os encontros de brinquedos e brincadeiras são destinados ao público de todas as idades. A partir do brincar, os encontros possibilitam aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância. As crianças, e também seus familiares, são estimuladas a vivência de brincadeiras populares, valorizando a confecção de brinquedos, o trabalho com o corpo, o desenvolvimento da oralidade, o contato com a natureza, as brincadeiras presentes na memória da comunidade e o reconhecimento das artes e dos elementos da cultura brasileira presentes nas brincadeiras. Brincante: Ramayan Sol. Público: Livre

Dia 13, domingo, das 14h às 16h

TEATRO FRANCISCO NUNES

Av. Afonso Pena, s/n – Centro – 3277-6325

Chapeuzinho Vermelho 

O quinto espetáculo da companhia O Trem, faz uma releitura da clássica história da Chapeuzinho Vermelho, a menina que vai pela floresta levar doces para a avó e acaba se encontrando com um Lobo Mau.

Dia 10, quarta-feira, às 14h e às 19h. Dia 11, quinta-feira, às 9h.

Palhágico Chaveirinho – O Palhaço Mágico

O Palhágico Chaveirinho une o encantamento da arte mágica com a comicidade do palhaço, levando ao público encantamento, surpresas e muitos risos. Com a sua lógica e olhar sobre o mundo diferenciados, está pronto para revirar o sentido das coisas e levar a alegria, diversão e risos para as crianças e adultos. A sua apresentação propõe a participação e integração com o público que, além de ajudar nas mágicas, participa na solução dos problemas criados e complicados pelo palhaço. Duração: 40 minutos

Dia 12, sábado, às 16h

O Patinho Feio – Contação

Contar histórias, ou estórias, é o modo mais antigo de ensinar e divertir, muitos povos mantiveram sua cultura e suas artes contando histórias que passavam de pais para filhos a cada geração. Nessa proposta, a concepção dada pela Tirana Cia de Teatro, dá um toque especial ao patinho feio e sua incrível saga pela aventura do autoconhecimento. Mas quem é o Patinho Feio? Uma coisa é certa, cada um de nós tem um patinho feio dentro de si.

Dia 13, domingo, às 10h

Música de Domingo | Uma Aventura no Mundo do Tudo É Possível – Edu Pio

“Uma aventura no Mundo do Tudo é Possível” é um show infantil brincante do artista Edu Pio com o seu personagem Super Pamp, um Super-herói musical belo-horizontino que defende a infância, a natureza, os animais, a cidade e o respeito com o ser humano. O espetáculo é composto por 15 canções infantis, sendo 06 releituras de canções de domínio público e 09 canções de autoria do Edu, que explora ritmos da cultura brasileira (xote, afoxé, frevo) e gêneros como o rock, reggae, balada, pop e outros.

Dia 13, domingo, às 11h

Encontros Brinquedos e Brincadeiras – ELA Escola Livre de Artes – Arena da Cultura

Os encontros de brinquedos e brincadeiras são destinados ao público de todas as idades. A partir do brincar, os encontros possibilitam aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância. As crianças, e também seus familiares, são estimuladas a vivência de brincadeiras populares, valorizando a confecção de brinquedos, o trabalho com o corpo, o desenvolvimento da oralidade, o contato com a natureza, as brincadeiras presentes na memória da comunidade e o reconhecimento das artes e dos elementos da cultura brasileira presentes nas brincadeiras. Brincante: Ramayan Sol. Público: Livre

Dia 12, sábado, das 14h às 16h

TEATRO MARÍLIA

Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia – 3277-6319

MOSTRA CINEMA INFANTIL – FESTIVAL MUMIA

A MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de animação objetiva-se a ampliação dos espaços de imaginação e das possibilidades de novo dizer, de novo sentir, e de um novo modo de expressar sendo também um estimulo à cultura cinematográfica brasileira, encarando como espaço para formação de novos espectadores e realizadores.

Dia 10, quinta-feira, às 9h. Dia 12, sábado, às 17h

João de Barros

Homenagem ao poeta brasileiro Manoel de Barros, a peça foi concebida por Charles Valadares, ator, professor e mestre em Teatro pela UFMG. Na montagem ele é o João que, após inventar o mar, navega até um reino governado por um tirano e decide ajudar o povo a se livrar dele.

Dia 11, sexta-feira, às 15h. Dia 12, sábado, às 18h. Dia 13, domingo, às 18h

O Patinho Feio – Contação

Contar histórias, ou estórias, é o modo mais antigo de ensinar e divertir, muitos povos mantiveram sua cultura e suas artes contando histórias que passavam de pais para filhos a cada geração.  Nessa proposta, a concepção dada pela Tirana Cia de Teatro, dá um toque especial ao patinho feio e sua incrível saga pela aventura do autoconhecimento. Mas quem é o Patinho Feio? Uma coisa é certa, cada um de nós tem um patinho feio dentro de si.

Dia 13, domingo, às 17h

Oficina de Gambiologia

Noções básicas de eletrônica, circuitos e design por meio da construção de lanternas de LED customizadas. Para a criação dos dispositivos, serão reutilizadas embalagens plásticas de produtos industriais diversos. Ministrada por Fred Paulino, artista, designer, curador e pesquisador com foco nas relações entre arte, tecnologia, política e cultura popular.

Dia 12, sábado, das 15h às 17h

Adicionar Comentários

Clique para comentar