Palestra O processo criativo e o texto literário: modos de escrever 09/10

Cada escritor tem uma maneira diferente de elaborar seus livros, com processos únicos nas escolhas de temas, tratamento de personagens, narrativa etc. Para aprofundar um pouco sobre o assunto, a Academia Mineira de Letras sedia a palestra “O processo criativo e o texto literário: modos de escrever”, com o escritor, tradutor e editor Lino de Albergaria e a escritora e psicanalista Ana Cecília Carvalho, no dia 9 de outubro, às 19h30. Na ocasião, os dois autores lançam novos livros.

O evento acontece em parceria com a Quixote+Do Editoras Associadas, no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores, e copatrocínio da CEMIG.

Lino de Albergaria lança O homem delicado (Quixote+Do, 2019). Na história, o personagem Lauro reconstrói a memória de sua vida, compartilhada com o irmão gêmeo Bruno, por meio de flashes proporcionados por imagens aleatórias. Infância, vida adulta, adolescência se alternam como o movimento de um caleidoscópio ou os encaixes de um quebra-cabeça. Outros personagens vão se juntando à narrativa, especialmente a filha de Lauro, seu principal contraponto. Uma época que passou, mas deixou suas marcas, evoca pessoas e um mundo mais delicado.

Já a escritora e psicanalista Ana Cecília Carvalho lança a “Trilogia da Inquietude”, da qual fazem parte os livros: Os Mesmos e os Outros: o livro dos ex (Quixote + Do, 2017, 2a ed. 2018), O foco das coisas & outras histórias (Quixote + Do, 2019) e A memória do perigo (Quixote + Do, 2019). Os Mesmos e os Outros: o livro dos ex , primeiro volume da trilogia, traz o que aparenta ser uma coletânea de 25 contos, que vai enredando o leitor, desafiado a reencontrar e a reconhecer os mesmos personagens em um vago cenário urbano e chuvoso. No segundo livro, O foco das coisas & outras histórias, o leitor é convidado a encarar certas inquietações: o amor pelo que acabou de perder, preenchimento por ausências irrecuperáveis, fuga das certezas e exatidões, entre outras.

A trilogia é finalizada com A memória do perigo. Trata-se de um romance sobre um homem confrontado com os limites da linguagem para ajudá-lo a lidar com um determinado acontecimento que ele tenta compreender.  Aos poucos, o enfrentamento com a fragilidade das palavras o leva a construir uma narrativa que transita entre o sonho e a realidade, a memória e a fabulação.

Palestra “O processo criativo e o texto literário: modos de escrever”, com Lino de Albergaria e Ana Cecília Carvalho

Data: 9 de outubro

Horário da palestra: 19h30

Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita


Adicionar Comentários

Clique para comentar