O Modernismo em Minas Gerais 25/06

Publicações sobre o período modernista recuperam a importância de Minas Gerais no que é considerado o mais fecundo movimento artístico brasileiro

O lançamento das obras “A Vanguarda: Percurso Modernista”, de Epaminondas Bittencourt, e da “Enciclopédia do Modernismo Mineiro”, de Leonardo Guerra, trazem em detalhes o papel central que o estado teve na formação e consolidação do Modernismo no Brasil; 

Para dar prosseguimento ao programa O Modernismo em Minas Gerais, parceria entre a Fundação Clóvis Salgado e o Ministério Público de Minas Gerais, serão lançadas duas publicações que visam refletir sobre a importância mineira no contexto modernista nacional:  A VAGUARDA: PERCURSO MODERNISTA, de Epaminondas Bittencourt, e a ENCICLOPÉDIA DO MODERNISMO MINEIRO, de Leonardo Guerra. O evento, gratuito, vai contar com a presença dos autores, no próximo dia 25 de junho, às 11h, no Café e jardins internos do Palácio das Artes.  

O livro “A VANGUARDA – O PERCURSO MODERNISTA” recupera a história das vanguardas do modernismo, compreendendo desde o início do século XX até o fim da década de 1950, e trata dos principais eventos relacionados às diversas estéticas, linguagens e modos do fazer artístico que marcaram o movimento, principalmente da gênese e dos desdobramentos no território mineiro. “Minas Gerais possui uma riqueza fenomenal na construção do modernismo, desempenhando um papel prolífico e de enorme destaque na transformação da cultura brasileira. Meu livro demonstra o papel fundamental que o nosso estado teve para o movimento brasileiro. Por exemplo, a literatura mineira é a primeira expressão original da literatura brasileira”, pontua Epaminondas.

A ENCICLOPÉDIA DO MODERNISMO MINEIRO é um compilado com cerca de 150 verbetes que destacam os eventos, as publicações, as obras e os principais personagens de Minas Gerais neste importante movimento cultural. É uma publicação que visa destacar a importância da vanguarda mineira no período que se inicia um pouco antes dos anos 1920 e se consolida da década de 1940. “Os modernistas mineiros possuem uma importante influência que ainda é pouco reconhecida no contexto nacional, e esta publicação visa resgatar esta relevância e compartilhar este conhecimento através da internet”, destaca Leonardo Guerra. A enciclopédia ficará disponível no site do programa O MODERNISMO EM MINAS GERAIS (www.modernismoeminas.com.br) e poderá ser acessada gratuitamente.

O lançamento dessas publicações integra as iniciativas do programa O MODERNISMO EM MINAS GERAIS, que até o fim deste ano realiza inúmeras ações para celebrar o movimento considerado o mais pungente de nossas artes.

PROGRAMA O MODERNISMO EM MINAS GERAIS PUBLICAÇÕES | LANÇAMENTOS  “ENCICLOPÉDIA DO MODERNISMO MINEIRO”

Local: Café e Jardins Internos do Palácio das Artes

Data: 25 de junho de 2022 (sábado)

Horário: 11h

Entrada Gratuita

Informações para o público: (31) 3236-7400