Mostra de artesanato da Central Veredas Artesanato 18/12 a 22/12

Central Veredas Artesanato traz para a Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais exposição de tecidos e bordados. Na mostra, que pode ser visitada de segunda (18/12/17) a sexta-feira (22), das 8 às 18 horas, os interessados poderão adquirir caminhos de mesa, capas de almofada, xales, mantas, dentre outros produtos.

Os itens são produzidos a partir de fios 100% algodão, tecidos manualmente em roda de fiar e em teares manuais. Neles, são retratadas imagens e características regionais do vale do Rio Urucuia, como a arara-vermelha, as veredas, as árvores e a cor avermelhada dos cascalhos.

Composta por cerca de 200 artesãos, a grande maioria mulheres, a Central Veredas reúne associações de artesanato organizadas em rede solidária. Elas são distribuídas em nove núcleos de produção instalados nas seguintes localidades do Noroeste de Minas: Arinos, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Natalândia, Riachinho, Sagarana (Arinos), Serra das Araras (Chapada Gaúcha), Uruana de Minas e Urucuia. O objetivo é garantir aos artesãos acesso ao mercado, qualificação, aplicação de preços justos e divulgação dos produtos artesanais.

Incentivo à cultura – Os eventos realizados na Galeria de Arte fazem parte do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.

O Assembleia Cultural marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura de Minas Gerais.

Endereço – A Galeria de Arte fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.

Data/hora: de segunda a sexta-feira (18 a 22/12/17), das 8 às 18 horas
Local: Galeria de Arte da Assembleia de Minas (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho)
Entrada gratuita
Classificação Livre

Patrocinado