Inaugurado o espaço Spot Culture

O espaço cultural e esportivo Spot Culture, localizado na Rua São Paulo, número 978, na região central da cidade de Belo Horizonte está de portas abertas. Trata-se de um espaço multiuso que atrelado a cena do skate objetiva se configurar como um centro de cultura. Inicialmente composto por um espaço de treinamento e vivência para atletas e amadores do skate, que recebe escolinha de skate (em três idiomas – português, inglês e espanhol); espaço para oficinas de arte e cultura (graffiti, música, fotografia e outras); e também um espaço de exibição de audiovisual, exposições e eventos de cunho cultural em geral, além de área para shows,  skate shop e restaurante. 

O primeiro ambiente é composto por uma pista de skate com área cultural. O objetivo é mesclar uma área para prática de manobras e convivência do público, assim como aulas para skatistas iniciantes. 

O conceito do espaço buscou referência na estética urbana, de modo que os obstáculos e rampas foram construídos a partir da representação de monumentos urbanos skatáveis, como a estrutura do Obelisco da Praça Sete de Setembro, marco central de Belo Horizonte, também bancos de praças públicas da cidade de Nova Lima, assim como hidrantes, corrimão de estacionamentos e outros.

O segundo ambiente funcionará como espaço multifuncional, com telão e cadeiras removíveis. Objetiva-se a realização de mostras de audiovisual e a integração desse como um espaço alternativo para o circuito de cinema da cidade de Belo Horizonte. No mesmo espaço poderão ocorrer mostras culturais, exposições, campeonatos de skate e outros eventos.

Sobre o Projeto…

De acordo com a Confederação Brasileira de Skate (CBS), o mercado do Skate não entra em crise desde os anos 2000, tendo se fortalecido, profissionalizado e estruturado.  Nas grandes cidades do mundo e do Brasil, ter uma pista para os amadores do skate tem se tornado uma necessidade. Assim, com o crescimento do esporte, acontece também a construção de pistas vinculadas à prática do skate, muitas delas, projetadas e construídas por empresas e profissionais não especializados e que não atendem às necessidades reais dos skatistas.

O projeto do Spot Culture foi idealizado por e para amantes do skate. Busca ultrapassar a ideia do ensino puramente técnico do esporte, com isso se pretende mais que uma escola de skate ou um local de treinamento, criando também de espaços de visibilidade e valorização dos profissionais envolvidos com o mundo do skate – atletas, videomakers, fotógrafos, treinadores, produtores e outros. 

Nesse sentido, o Spot Culture foi idealizado por um skatista com base em suas experiências práticas, assim como em referências de pistas e espaços nacionais e internacionais. Dessa forma, juntamente a outros profissionais, o processo construtivo tem como objetivo a melhora na qualidade das pistas, a redução de custos de produção, operação, manutenção e durabilidade, de forma que seja atrativa para os praticantes do skate.

A construção desse espaço visa o reconhecimento, a valorização e a profissionalização de toda a rede de trabalho envolvida na cultura do skate, desde atletas até produtores, videomakers, fotografia, designer e tantos outros que movimentam os bastidores, mas que ficam, muitas vezes, invisibilizados nos processos. Nessa perspectiva, o Spot Culture surge como forma de dar visibilidade para carreiras profissionais que tem origem na cadeia produtiva do skate e que tem tido grande desenvolvimento e profissionalização nas últimas décadas. As atividades oferecidas no espaço contarão com metodologias de ensino e didáticas apropriadas, que visem à disseminação de cultura do skate de forma geral, respeitando os educandos. 

O projeto Spot Culture visa abarcar a cultura do skate, assim como valorizar o desenvolvimento de seus processos de sociabilidade, ligada a uma rede mais ampla de cultura, marcada por diferentes gerações, que geram acúmulo de capitais econômicos, cultural e social; aspectos que serão exploradas, e que demonstram o potencial empreendedor do espaço. O point buscará atrair skatistas e outros públicos,  por oferecer skate shop,  oficinas de skate, música, moda, graffiti e arte em geral, espaço de cinema e eventos, restaurante, espaço para shows, será também palco de exposições de arte e fotografia abertas ao público – ou seja, opções de “rolê” para vários públicos. 

Além de ser uma proposta inovadora e moderna, a boa localização do Spot Culture tem potencial de tornar o espaço um ponto cultural da cidade, acessível e democrático para diversos públicos, além daqueles relacionados ao skate. 

Spot Culture oferecerá oficinas de artes como graffiti, fotografia, música e outras, como instrumento de inclusão social, complementando as diversas formas de desenvolver aprendizagens nas diferentes áreas do conhecimento e fundamental para a formação cultural.