Ateliê-itinerante de gambiologia, Hacklab Volante faz exposição no Parque Municipal após viagem pelo Norte e Nordeste do país – 15 a 17/12

Micro-ônibus do projeto Gambiologia mistura galeria de arte e museu de engenhocas, e poderá ser visitado gratuitamente, em BH; veículo cruzou Pará e Maranhão neste ano, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de incentivo à Cultura

Em outubro deste ano, o Hacklab Volante saiu da cidade de Brumadinho para cruzar pela primeira vez as fronteiras de Minas Gerais, subindo em direção a dois estados, respectivamente do Nordeste e do Norte do país: Maranhão e Pará, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de incentivo à Cultura. Por lá, o micro-ônibus adaptado do movimento Gambiologia atravessou oito cidades e atingiu cerca de dez mil pessoas, que puderam conhecer mais sobre experimentos eletrônicos, reaproveitamento de sucata, energia sustentável, arte multimídia e gambiarra em geral.

Misturando galeria de arte, oficina, museu de engenhocas e feira de ciências itinerante, o micro-ônibus agora volta a Belo Horizonte para encerrar a temporada de 2023 em sua terra-natal com uma exposição que acontece entre esta sexta-feira (15) e domingo (17), no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. Gratuita e aberta ao público, a visitação acontece das 14h às 20h, na sexta e no sábado; e das 10h às 16h, no domingo. O Hacklab Volante ficará estacionado próximo ao gramado à direita de quem chega ao Parque pela entrada principal da Avenida Afonso Pena.

O Hacklab Volante é um laboratório que leva a espaços públicos atividades de formação em arte e tecnologia, combinadas de modo a incentivar a sustentabilidade ambiental e econômica. Ele parte de conceitos do movimento Gambiologia, que estuda a gambiarra para aplicação na arte contemporânea. Um dos fundadores do Gambiologia, Fred Paulino, que é coordenador geral e pedagógico do projeto, explica que o Hacklab Volante se propõe a “discutir a tecnologia como ferramenta de transformação social, a fim de estimular o pensamento crítico e promover o acesso e a melhor compreensão do público em geral ao universo eletrônico”.

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O veículo é uma escultura eletrônica ambulante com estética nada minimalista, que chama atenção com sua sinalização artística diferenciada. Nele, habitam obras interativas, esculturas mecânicas, jogos eletrônicos, energia solar, sintetizadores, arte sonora e “o menor cinema do mundo” – obra de autoria coletiva que consiste em uma uma cabine de exibição para apenas duas pessoas. Ao todo, em BH, serão 17 obras, de dez diferentes artistas, entre eles Fred Paulino e os também mineiros Marcelo Kraiser e Sara Lana; o paulista Arthur Joly; e o argentino Jorge Crowe.

Nestes três dias, o público poderá visitar o micro-ônibus, interagindo com seu acervo de arte multimídia e gambiarras. “Há muito tempo o Gambiologia não apresenta um projeto em Belo Horizonte, apesar de ser nossa terra-natal. Então, voltar para casa é uma possibilidade que nos deixa entusiasmados e, também, com aquele frio na barriga, já que vai ser a hora das pessoas que mais acompanharam o projeto poderem experienciá-lo. É uma grande expectativa poder devolver a quem nos apoiou a oportunidade de vivenciar o Hacklab Volante”, afirma Fred Paulino, celebrando o sucesso da viagem pelos estados do Maranhão e do Pará. “O que mais chamou minha atenção foi o acolhimento das pessoas, que estão ávidas por novas experiências, por novas oportunidades, por novos conhecimentos. E como são povos calorosos! Em especial, no Pará, vemos que é um estado que vive um momento de muita oportunidade, com muita coisa acontecendo”, conta.

No Maranhão, o micro-ônibus circulou pelas cidades de São Luís, Arari e Imperatriz; no Pará, por Belém, Marabá, Canaã dos Carajás, Parauapebas e Tucumã. “Antes dessa circulação, em 2022, quando o Hacklab Volante surgiu, rodamos por dez cidades de Minas Gerais. A ideia é circular com o ônibus pelo Brasil por cinco anos. Estamos no segundo, já planejando as próximas viagens para outras regiões do país, e em busca de patrocínios. Queremos que, a cada ano, haja novas obras, que o acervo se renove ou se acumule, e que o ônibus se revitalize”.

Arte multimídia e formação educativa

Na parada em BH, as visitas serão guiadas por monitores, que apresentarão os conceitos científicos e artísticos das obras, e devem ter duração média de dez minutos, com grupos de seis a oito pessoas. Além das obras em exposição, o projeto leva conteúdos educativos, experiências eletrônicas, incentivo ao uso de fontes de energia sustentável e demonstrações de funcionamento de materiais eletroeletrônicos e manejo de ferramentas. “A gente busca apresentar às pessoas essa linguagem artística, que é acessível, que trata de temas muito relevantes, muito caros à sociedade, de uma forma que as aproxime. Porque, muitas vezes, ela é tratada com uma sofisticação que causa justamente o contrário, que faz com que ela se distancie. Portanto, hoje é praticamente um pré-requisito do projeto trabalhar desta forma acessível, democrática, inclusiva”, afirma Fred, destacando que o Hacklab Volante tem rampa, áudio-guia e intérprete de Libras. 

Também fazem parte do Hacklab Volante os chamados “Businhos”, que resultam de oficinas de iniciação à eletrônica e ao design de produtos direcionada a crianças e jovens, de sete a 12 anos, muitas delas estudantes de escolas municipais. A metodologia adotada estimula a criatividade e o espírito inventivo dos participantes, com construção e customização de um adereço em formato de ônibus, contendo LEDs pisca-pisca e componentes eletrônicos. “A oficina de ‘Businhos’ é sempre fascinante. Ela promove aos estudantes o que eles não vêem no dia a dia, já que as escolas têm uma carência com relação à tecnologia, a ferramentas e equipamentos. E a gente já chega com essa parafernália pronta, sendo apresentada de uma forma muito dinâmica, quase performática. Os estudantes chegam sempre desconfiados, sem entender direito qual conteúdo vão aprender, e no final vira uma grande celebração, eles nos abraçam, querem fazer de novo”, afirma o criador do projeto, que desenvolveu a oficina com mais de mil crianças e jovens durante a viagem pelo Nordeste e Norte do país.

O projeto Hacklab Volante é uma realização do Gambiologia, Ministério da Cultura e Instituto Cultural Vale, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

Gambiologia

Completando 15 anos de existência, o projeto Gambiologia começou como uma campanha, consolidou-se como coletivo e evoluiu para uma plataforma aberta de investigação criativa e conceitual. Arte, educação, tecnologia, design, experimentação, sustentabilidade e reaproveitamento de materiais se combinam no conceito e na prática da gambiarra. A proposta é pesquisar, adaptar, improvisar e combinar elementos na criação de objetos, engenhocas e artefatos que transitam entre o eletrônico, o decorativo, o funcional e o artístico. Os resultados podem ser obras de arte ou peças utilitárias. Em gambiologia, o que importa é inventar, resgatar objetos descartados e descobrir, de forma criativa e inusitada, novas funções e maneiras de utilizá-los.

Sobre Fred Paulino

Coordenador geral e pedagógico do Hacklab Volante, e mentor do projeto Gambiologia. Artista, designer, curador e pesquisador, com foco nas relações entre arte, tecnologia, política e cultura popular. Coordena e participa desde a década de 1990 de iniciativas na área criativa, como Estúdio Mosquito, Osso Design e Graffiti Research Lab Brasil. Participou como artista convidado, palestrante e oficineiro de dezenas de eventos de arte e tecnologia no Brasil, África do Sul, Aústria, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França e Japão. Desde 2008, organiza e integra exposições, publicações, consultorias e atividades educacionais. Idealizou e organizou projetos como a “Facta – Revista de Gambiologia”, as exposições “Gambiólogos – A Gambiarra nos Tempos do Digital” e “Maquinações – Artistas, Máquinas e a Invenção do Cotidiano” e “Favela Hacklab”. Transformou a ciência da gambiarra em projeto social.

Obras / artistas participantes

1- “Quadro Gambiológico Sequencial” – colagem eletrônica (Fred Paulino, 2023)

2- “Menor Cinema do Mundo” – técnicas variadas (Autoria coletiva, 2022)

3- “Máquina de Hipnose” – colagem eletrônica (Fred Paulino, 2020)

4- “Cromotópio” – marcenaria/mecânica (Daniel Herthel, 2022)

5- “Ludotecnia” – sintetizador digital (Jorge Crowe, 2018)

6- “Genius Gigante” – jogo eletrônico (Fred Paulino e Maurício Jabur, 2022)

7- “Máquina de Trotes” – eletrônica antropológica (Sara Lana,2023)

8- “Lavanda” – sintetizador analógico (Marcelo Kraiser, 2023)

9- “Máquina de Ritmos” – sintetizador analógico (Marcelo Kraiser, 2023)

10- “Reco Synth” – sintetizador analógico (Arthur Joly, 2022)

11- “Grilo Solar” – escultura eletrônica (Paulo Nenflídio, 2019)

12- “Realejo eletrônico” – escultura eletrônica interativa (Paulo Nenflídio, 2022)

13- “Brain Machine” – objeto vestível interativo (Maurício Jabur, 2022)

14- “Circuit Bending Pezinho” – circuit bending (Fred Paulino, 2012)

15- “Atari Punk Console Goiabada” – sintetizador analógico (Fred Paulino, 2010)

16- “Manual interativo de ferramentas” (Fred Paulino e Sandro Miccoli, 2023)

17- “Máquina de Raio-X” – objeto vestível interativo (Juliana Porfírio, 2023)

HACKLAB VOLANTE

ENCERRAMENTO DA TEMPORADA 2023

Quando. Sexta-feira e sábado (15 e 16/12), das 14h às 20h;

domingo (17/12), das 10h às 16h

Onde. Parque Municipal Américo Renné Giannetti

(Avenida Afonso Pena, 1.377 – Centro)

Quanto. Gratuito