Escultor Giovani Fantauzzi inaugura exposição no Museu de Congonhas 13/04 a 04/08

Museu de Congonhas recebe novas exposições contemporâneas

O Museu de Congonhas inaugura dia 13/04 (sábado), às 10h, o calendário anual de atividades com duas novas exposições, que ocuparão, com manifestações de arte contemporânea, vários espaços da instituição. Ao longo de 2019, além das novas mostras, a instituição trará aos visitantes uma ampla agenda shows, debates, oficinas, lançamentos de publicações e uma intensa ação educativa. 

Duas exposições dialogando, de maneira contemporânea, com as questões presentes no acervo barroco do entorno do Museu, irão ocupar a sede da instituição. O escultor Giovani Fantauzzi, para comemorar seus 30 anos de produção artística, criou um percurso visual que parte da na área externa do Museu – onde instalou uma das suas maiores obras – e segue até a sala multiuso -, onde apresenta a maior panorâmica de sua produção. O conjunto, até então, nunca havia sido mostrado em sua integralidade, integra a exposição “Giovani Fantauzzi: esculturas”. 

Em paralelo, na sala de exposição temporária, será mostrado o inédito trabalho da arquiteta Sônia M.S. Mendes na exposição “Luz e Sombra”. Inspirada pelos movimentos e efeitos da incidência da luz no espaço, a artista criou um conjunto de esculturas capazes de se expandir e se relacionar no entorno com uma característica peculiar: elas também são capazes de emitir luz.  As exposições seguem em cartaz até o dia 04 de agosto de 2019.

O diretor do Museu de Congonhas e curador das mostras, Sergio Rodrigo Reis, explica que as exposições têm como referência o Barroco, estilo de arte caracterizado pelo drama, teatro, luz e sombra. “Os trabalhos de ambos fazem, poeticamente, uma ligação e alusão à temática que está em nosso Santuário, onde estão ao ar livre as obras do Aleijadinho. São trabalhos diferentes, mas que se encontram na preocupação de ocupar o espaço usando formas e a relação delas com a incidência da luz”, explica. 

Abertura: dia 13/04 (Sábado). Horário: 10h. Até 04 de agosto de 2019.

Museu de Congonhas – (Alameda Cidade de Matosinhos de Portugal, 77, Basílica – Congonhas/MG)

Funcionamento: quinta a domingo e terça-feira das 9h às 17h. Quarta-feira das 13h às 21h. Fecha segunda-feira. Entrada: R$10,00 inteira. R$5,00, meia entrada, para estudantes e visitantes acima de 60anos. Gratuidade para visitantes até 12 anos. Às quartas-feiras a entrada é gratuita.

Informações: (31) 3731 6747


Adicionar Comentários

Clique para comentar