Conexão México-Brasil na próxima Mientras Dura 07/10

Festa recebe Francisco, el hombre nos palcos de sua décima terceira edição

O público mineiro tem encontro confirmado com Francisco, el hombre, que volta à Belo Horizonte no dia 7 de outubro, em show exclusivo na próxima edição da Mientras Dura no Espaço Centoequatro. A banda que navega entre as influências mexicanas e brasileiras será a atração principal da festa, já conhecida por integrar artistas performáticos em um espaço de livre manifestação. Os ingressos custam a partir de R$ 20 e podem ser adquiridos online (http://bit.ly/2wUnL57), na Las Chicas Vegan ou no Nimbos Bar.

Cantando em português e espanhol, Francisco, el hombre cruza fronteiras com uma explosiva trama de ritmos latinos e discursos empoderadores. No álbum “Soltasbruxa”, de 2016, o quinteto apostou em letras que retratassem os posicionamentos da banda. “Em vez de tentar dar uma cara atemporal ao CD, decidimos encarar o agora. Política faz parte de quem somos”, conta o baterista mexicano Sebastián Piracés-Ugarte, que canta ao lado do irmão Mateo Piracés-Ugarte e dos brasileiros Juliana Strassacapa, Andrei Kozyreff e Rafael Gomes.

O grupo já subiu ao palco de festivais importantes mundo a fora, como o América x Su Musica na capital cubana, o Imesur, no Chile e o FimPro, no México. No Youtube, o clipe mais assistido, “Triste, louca ou má”, já contabiliza quase dois milhões de expectadores e se tornou uma referência do estilo e discurso político da banda.

Além de Francisco, el hombre, a décima terceira edição da Mientras Dura conta com diversas atrações musicais e performáticas. A ambientação inspirada nos bailes de máscaras oferece uma experiência completa de luzes, cores, formas e decoração cuidadosamente preparados pelo cenógrafo Márcio Castro.

Entre o público fiel, a festa já virou sinônimo de compromisso com a diversidade e luta contra todo tipo de assédio e preconceito. Por isso, independente do tema ou do espaço em que é realizada, Mientras Dura é certeza de casa cheia.  “Criar um espaço seguro para a livre expressão do público é uma das nossas prioridades. Quando corpos divergentes podem ser e conviver na pista, livres de violência, a pista ganha um caráter político muito forte”, assegura Yonanda Santos, DJ residente e produtora da Mientras.

Breno Oliveira, um dos idealizadores e produtores, relembra que já na primeira edição da festa havia a preocupação em receber o público em um ambiente seguro, divertido e de empoderamento e afirmação contra quaisquer formas de opressão. “A proposta de reunir artistas das mais variadas áreas para criar uma festa performática e colaborativa tem enriquecido bastante a cena de festas independentes de BH”, afirma.

 

Onde: Espaço Centoequatro – Praça Rui Barbosa, 104 – Centro, Belo Horizonte – MG

Quando: 07 de outubro, às 23h

Quanto: Ingressos promocionais a partir de 20 reais, pelo Sympa (http://bit.ly/2wUnL57), na Las Chicas Vegan (Av. Augusto de Lima, 233 – Centro) ou no Nimbos Bar (R. Alagoas, 608 – Savassi)

Mientras Dura na web

Facebook 

Instagram 

Tumblr