Cine Humberto Mauro apresenta última sessão de 2023 do programa CINECLUBE ACESSÍVEL, com a animação Procurando Nemo

Obra será exibida com as portas da sala abertas e também com adequação de volume sonoro, além dos recursos de legenda e dublagem; sessão é gratuita e terá comentário de Adriana Torres, comunicóloga e ativista pelo paradigma da neurodiversidade

O programa Cineclube Acessível se despede do ano de 2023 com uma sessão especial do filme Procurando Nemo (2003). A adorada animação dos estúdios Pixar e Disney, dirigida por Andrew Stanton e codirigida por Lee Unkrich, será exibida no Cine Humberto Mauro, às 10h do dia 8/12 (sexta-feira). O Cineclube Acessível é uma faixa de programação da Fundação Clóvis Salgado que exibe filmes com recursos de acessibilidade, reconhecendo a necessidade e a urgência dessa oferta para que as pessoas com deficiência e outros públicos específicos possam usufruir e acessar a experiência cinematográfica. De abril a novembro de 2023, os filmes do Cineclube Acessível já trouxeram ao Cine Humberto Mauro mais de 400 pessoas. Esta exibição específica de Procurando Nemo será uma Sessão Azul, com portas abertas e adequação de volume sonoro, além de comentário feito por Adriana Torres, comunicóloga e ativista pelo paradigma da neurodiversidade. O filme terá também os recursos de legenda e dublagem. A classificação indicativa da sessão é livre, e os ingressos estarão disponíveis na Bilheteria do Cine Humberto Mauro, a partir de 1 hora antes do início da exibição.

Procurando Nemo segue a jornada do pequeno peixe-palhaço do título, que, em seu primeiro dia de aula, esquece os conselhos do pai superprotetor e é capturado por um mergulhador, terminando no aquário de um dentista. Enquanto Nemo tenta bolar um plano para escapar, seu pai cruza o oceano para resgatá-lo. As pessoas com deficiência e mobilidade reduzida que vierem ao Palácio das Artes para a sessão terão à disposição rampas na entrada e banheiro acessível. O Cine Humberto Mauro ainda conta com rampa na entrada, dois assentos acessíveis na lateral esquerda, sendo um para pessoas obesas e um para pessoas com mobilidade reduzida, e quatro vagas para cadeiras de rodas na parte traseira da sala.

Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam Cineclube Acessível: Procurando Nemo. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm como mantenedores Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Master da ArcelorMittal, Patrocínio da Usiminas e Correalização da APPA – Arte e Cultura.

Arte e cultura ao alcance de todos – Embora os recursos de acessibilidade, enquanto meios múltiplos, sejam de extrema importância para a inclusão de pessoas com deficiência, tal oferta não se limita apenas a esse público. A disponibilidade de recursos como audiodescrição, sessão com portas abertas, legendas e libras, por exemplo, amplia a compreensão e a fruição das obras cinematográficas por uma audiência ampla e diversificada, como idosos, pessoas com baixo nível de escolaridade, entre outros.

Para atender a essa diversidade de público, o Cine Humberto Mauro planeja uma programação diversificada que engloba uma ampla gama de gêneros cinematográficos, faixas etárias e formatos, tendo como princípio a convicção de que os recursos de acessibilidade no cinema não são apenas uma simples adição ao filme, mas podem trazer elementos estéticos e narrativos para as obras.

Sendo a acessibilidade no cinema um processo inacabado, em constante evolução e que exige reflexões contínuas sobre o tema, a mostra Cineclube Acessível oferece sessões mensais comentadas por profissionais especializados no assunto, a fim de promover um diálogo crítico e informativo sobre a acessibilidade no cinema.

CINE HUMBERTO MAURO – Um dos mais tradicionais cinemas de Belo Horizonte, o Cine Humberto Mauro foi inaugurado em 1978. Seu nome homenageia um dos pioneiros do cinema brasileiro, o mineiro Humberto Mauro (1897-1983), grande realizador cinematográfico. Com 129 lugares, possui equipamentos de som dolby digital e para exibição de filmes em 3D e 4K. Nestes 43 anos de existência, a Fundação Clóvis Salgado tem investido na consolidação do espaço como um local de formação de novos públicos a partir de programação diversificada, bem como à criação de mecanismos de estímulo à produção audiovisual com a realização do tradicional FestCurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, e o Prêmio Estímulo ao Curta-metragem de Baixo Orçamento. O Cine Humberto Mauro também é um importante difusor do conhecimento ao promover cursos, seminários, debates e palestras. Sessões permanentes e comentadas também têm espaço cativo a partir das mostras História Permanente do Cinema, Cinema e Psicanálise e Curta a Tela, entre outros. Todas as atividades do Cine Humberto Mauro são gratuitas.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.

CINECLUBE ACESSÍVEL | PROCURANDO NEMO (2003), DE ANDREW STANTON

Data: 8/12 (sexta-feira)

Horário: 10h

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

(Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)

Classificação Indicativa: Livre

ENTRADA GRATUITA, COM RETIRADA DE INGRESSO A PARTIR DE 1 HORA ANTES DE CADA SESSÃO, NA BILHETERIA DO CINEMA