Acontecências: crônicas dos anos 60, 70 e 80 30/08

No dia 30 de agosto, às 19h30, a artista plástica Teresinha Soares lança o livro “Acontecências: crônicas dos anos 60, 70 e 80”, na Academia Mineira de Letras com a palestra “Uma mulher plural”. Sua obra, publicada pela Editora Cobogó, reúne crônicas escritas pela artista entre 1967 e 1983, publicadas em três diferentes jornais de Belo Horizonte: Estado de Minas, Automóvel Club e Horizonte.

O evento faz parte do programa Casa da Palavra-Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,5 mil médicos cooperados e colaboradores e copatrocínio CBMM. A AML integra o Circuito Liberdade.

A obra “Acontecências: crônicas dos anos 60, 70 e 80”, contém relatos de experiências vividas pela própria Teresinha; mulher múltipla, artista plástica de vanguarda, que apesar da formação religiosa, era reconhecida como musa da liberação sexual no contexto da sociedade de Minas Gerais. Uma mulher à frente de seu tempo.

Na palestra, a artista abordará sobre suas crônicas, suas experiências e sobre seu trabalho que tem como tema constante a representação do corpo. Tendo a mulher como centro de interesse, sua produção abre caminho para debates acerca da liberação sexual e do erotismo feminino.

“Desde que me entendo por gente, nunca me passou pela cuca o desejo de ser homem, isto é, deixar de ser mulher. Mas, bem cedo, mesmo sem o saber, inconscientemente, me lançava à luta pela conquista do espaço. Preferia aos vestidos as calças.”, conta a artísta.

Sobre a autora:

Nascida em Araxá, Minas Gerais, no ano de 1927, Teresinha Soares é um dos nomes mais importantes da produção artística brasileira dos anos 1970. Foi a primeira mulher a se eleger vereadora em sua cidade natal e sua obra inclui pinturas, gravuras, objetos, hapennings e instalações. Participou de duas edições da Bienal Internacional de São Paulo, em 1967 e 1973. Em 2015 teve suas obras exibidas na “The EY Exhibition: The World Goes Pop”, no Tate Modern em Londres e, em 2017, na “Radical Women: Latin American Art, 1960-1985” no Hammer Museum, Los Angeles.

 

Data: 30 de agosto.

Horário: 19h30.

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita.

academiamineiradeletras.org.br.