Rosa Antunã apresenta Trilogia do feminino em Bh 23/08 a 25/08

Os três espetáculos serão apresentados no Teatro Marília

A “Trilogia do Feminino” é composta por três solos criados pela bailarina e coreógrafa Rosa Antuña. Os solos são resultado da pesquisa realizada nos últimos dez anos pela criadora a partir da temática da mulher.

Em cada um Rosa investiga aspectos diversos da mulher na sociedade contemporânea e expõe através da dança, da música e do teatro suas reflexões, seus receios, faz denúncias, compra briga e arrebata a plateia, que oscila do riso ao choro sem pudores. Os três solos têm sido apresentados em todo o Brasil nos principais festivais e prêmios de circulação de dança.
São eles “Mulher Selvagem” que estreou em 2010, que será apresentado no dia 23 de agosto, sexta,  “O Vestido” em 2013 que será apresentado no sábado  e “A Mulher que Cuspiu a Maçã” que tem direção da italiana Roberta Carreri e foi aos palcos pela primeira vez na Dinamarca em 2014, no domingo. 
Todas as apresentações no Teatro Marília. 


“Mulher Selvagem”, direção Rosa Antuña: inspirado no livro “Mulheres que Correm com os Lobos”, da pesquisadora Clarissa Pínkola Estés, o espetáculo aborda o conceito de “mulher selvagem”, força oculta e ao mesmo tempo propulsora, inerente ao feminino. Uma mulher que luta para se reconstruir, após ter sido abusada durante toda a sua vida de diversas maneiras desde violência física, até violência psicológica e emocional. 

“O Vestido”, direção Rosa Antuña: é o que veste o corpo, mas é também aquilo que é vestido por ele. O vestido é a metáfora dos sonhos almejados. É o desejo tantalizado, o inalcançável, o inatingível. É a força imanente que leva uma mulher a vencer os próprios medos e se libertar. 

“A Mulher que Cuspiu a Maçã”, direção Roberta Carreri: para a conclusão do solo Rosa Antuña fez uma residência artística no Odin Teatret, em Holstebro, Dinamarca, onde foi dirigida pela atriz Roberta Carreri em dezembro de 2014. A obra traz profundas questões do feminino e escancara frustrações, decepções, padrões e mazelas que caminham com as mulheres ao longo do desenvolvimento de sua história na humanidade. 

Nos três espetáculos a intérprete que também integra a Cia de dança Mario Nascimento,  explora a dança contemporânea, o teatro, a performance, as sonoridades vocais e o butoh, apresentando o resultado da pesquisa que vem desenvolvendo na última década. 
A “Trilogia do Feminino” tem como objetivo fomentar a reflexão sobre o lugar da mulher contemporânea e seu empoderamento, além da conscientização para a busca do equilíbrio entre os gêneros e da importância de combater a violência contra a mulher. 
Em setembro, os três espetáculos vão estar em cartaz no Rio de Janeiro, no Teatro Cacilda Becker, Funarte.

E ainda este ano, o longa metragem “Estou viva desde o início”,  tem como base os três espetáculos e falar do universo feminino, das indagações e inquietudes da mulher contemporânea.O filme vai estreiar em festivais no segundo semestre. A direção é de Duda Las Casas que acompanha o processo de criação de Rosa Antuña há 5 anos. Segue trailer: 

Trilogia do feminino  

Teatro Marília – Endereço: Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia, Belo Horizonte, Telefone(31) 3277-4697

Dia  23/08 – 20 horas  Espetáculo – “Mulher Selvagem”

Dia 24/08 – 20 horasEspetáculo – “O vestido”

Dia 25/08 – 19 horasEspetáculo – “A mulher que cuspiu a maçã”

Ingressos: 30,00 inteira

                  15,00 meia

Classificação 12 anosduração: 50 minutos