Quinta no Raul recebe o cantor Heberte Almeida com o show “Fôlego” – 13/11

O cantor apresenta o seu mais recente trabalho em um espetáculo intimista, no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, no dia 13 de novembro. A entrada é gratuita.

O cantor, compositor e multi-instrumentista Heberte Almeida apresenta, no dia 13 de novembro, às 20h, o show “Fôlego”, seu mais recente trabalho, lançado em 2024. O artista desfila por um vasto repertório de ritmos e referências do universo da música negra, passando pelo soul, r&b, rap, afrobeat e samba, finalizando no axé poderoso. O espetáculo acontece no “Quinta no Raul”, projeto especial do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, que integra o Circuito Municipal de Cultural. Os ingressos são gratuitos e a retirada é feita no site Sympla. Mais informações pelo site do Circuito Municipal de Cultura.

O Circuito Municipal de Cultura é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.

Em uma performance intimista, Heberte Almeida apresenta no show o frescor das canções . O repertório de “Fôlego” traz 10 canções, entre elas “Cútis”, faixa que traz uma espécie de afrobeat à brasileira para celebrar a pele preta. Merecem destaque também a música “Poros”, que revela uma camada mais “brisada” do disco, com seu soul praiano e a participação especial da cantora e compositora Michele Oliveira, a canção “Em paz com o meu tempo”, com a participação do rapper Shabê Furtado, e a faixa “Experiências tardias”, em parceria com a cantora e compositora Elisa de Sena. O repertório revisita ainda músicas marcantes de “Negro Amor”, disco que marcou a estreia de Heberte Almeida na carreira solo, em 2020.

Sobre Heberte Almeida

Com uma trajetória musical de quase 20 anos, Heberte Almeida coleciona diversos trabalhos na cena da música de Belo Horizonte tais como as residências artísticas “Mistério Negro” (2023) e “Poéticas do Morro” (2020), pelo edital LAB BDMG Cultural; os álbuns “Atlântico Corpo” (2022), “Paraíso Perdido nos Bolsos” (2016), “Olho do Mundo” (2012) e “Memorial dos Abismos” (2008), com a banda Pelos; “Ruas e Rios” (2017), em companhia do Projeto Manobra; “Estação Cidade Baixa” (2017) e “Novato” (2015), em colaboração com o cantautor Nobat.

O músico também assina a composição da trilha sonora original do longa-metragem mineiro “No Coração do Mundo”, e é coautor da canção “Azul”, presente no premiadíssimo “Marte Um”, além de seus trabalhos em carreira solo, “Fôlego” (2024) e “Negro Amor” (2020), com o qual apresentou diversos shows marcantes em Belo Horizonte e São Paulo. 

Sobre o Quinta no Raul

O projeto do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado acontece sempre nas noites de quinta-feira e de forma gratuita. A proposta foi criada devido à vocação musical do entorno, que conta com diversas escolas de formação musical, núcleos de criação como bandas e coletivos. Com o passar dos anos houve uma ampliação de atendimento para outras áreas artísticas, tais como dança e artes cênicas.

Entre julho de 2022 e setembro de 2024, período em parceria com o Instituto Odeon, foram realizadas 25 edições com atrações de múltiplas linguagens como o show da Banda Suvaco Xeroso, da cantora Adriana Araujo, do grupo Magnatas do Samba, do Bloco Chega o Rei, do grupo Chorosas e do Bloco Magnólia, totalizando um público de aproximadamente 4 mil pessoas.

Sobre o Circuito Municipal de Cultura

O Circuito Municipal de Cultura foi criado com o compromisso de oferecer uma programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. Desde então, o projeto tem realizado shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação em diferentes linguagens artísticas, reforçando seu importante papel de fomento.

Entre dezembro de 2019, quando foi lançado, e setembro de 2025, data que marcou o fim do Ano V, o Circuito Municipal de Cultura realizou 1150 atividades artísticas e culturais, que alcançaram um público estimado de aproximadamente 630 mil pessoas. Incluindo ações presenciais, virtuais e híbridas, a programação ocorrida durante esse período histórico do projeto movimentou a contratação de quase 7 mil artistas e profissionais técnicos da cadeia produtiva da cultura.

CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA

Quinta no Raul | Heberte Almeida com o show “Fôlego”

Quando. Dia 13 de novembro de 2025 (quinta-feira), às 20h

Onde. Espaço Cênico Yoshifumi Yagi / Teatro Raul Belém Machado

(Rua Leonil Prata, S/N – Alípio de Melo)

Quanto. Gratuito.Ingressos retirados no site Sympla

Classificação. Livre

Duração. 1h

Acessibilidade em Libras

Circuito Municipal de Cultura nas redes

Instagram YouTube | Facebook