Comemorando 30 anos de carreira, o cantor e compositor mineiro apresenta seu sétimo trabalho de estúdio, com oito faixas autorais e inéditas, inspirado em Gilberto Gil
Neste ano de 2025, o cantor e compositor mineiro Péricles Garcia completa 30 anos de carreira e em comemoração anuncia seu sétimo álbum de estúdio, “Desanuviar”, que será lançado no próximo dia 29 de outubro (quarta-feira) nas principais plataformas digitais. Composto por oito canções inéditas, “Desanuviar” apresenta uma sonoridade mais brasileira comparado aos outros trabalhos da discografia do músico. Sendo bastante orgânico, o álbum é diretamente influenciado por Gilberto Gil dos anos 1970, misturando baião, reggae, soul e rock.
Gil influencia este trabalho de diversas maneiras. Além da sonoridade em si, foi o artista pilar da música brasileira que provocou a feitura deste álbum como um todo. “Meu último disco foi lançado em 2021. Desde então, comecei a atuar como musicoterapeuta e deixei em stand by a minha carreira autoral. Só que aconteceu um fato muito interessante: no início de 2024, eu tive problemas com refluxo, tomei alguns remédios que me fizeram melhorar, mas não resolveram a questão. Em junho daquele ano, comecei a falar sobre o Gilberto Gil nas minhas sessões de musicoterapia, era o mês do aniversário dele. Comecei a estudar algumas de suas letras através do livro “Todas as letras” e um dia me veio a ideia da letra da música “Achados e perdidos”, que eu achei bem parecida com a ideia do Gil de jogos de palavras. Ouvindo também a música “Metáfora” e outras, eu comecei a ter vontade de fazer letras dessa forma. Com isso saíram em duas semanas, seis letras nesse estilo e o Paulo Valle, que é meu parceiro recorrente, me mandou mais duas letras também pensando nessa ideia, fechando as oito músicas que compõem o álbum. Então esse disco eu considero uma homenagem ao Gilberto Gil. Inclusive, uma das músicas chamada “Mestre Gil” fala sobre como foi esse processo de composição. Aquele refluxo foi embora a partir do momento que eu consegui compor essas músicas e aí a minha esposa me disse que na verdade eu não estava com refluxo e sim com músicas entaladas na garganta. Além disso, esse disco ressignificou a palavra “refluxo” pra mim, pois é um disco que vai na contramão do fluxo atual de lançamento de singles e valorização de recursos digitais, da inteligência artificial e afins. Trata-se de um álbum conceitual, orgânico e que valoriza a música tocada e produzida por músicos de verdade”, afirma o artista.
Produzido por Guilherme Castro em parceria com o próprio Péricles e gravado nos estúdios Le Garage e Stereoutono Studios de junho a setembro de 2025, “Desanuviar” é um trabalho conceitual cujas canções se ligam através de um “conto” idealizado por Péricles e escrito pelo youtuber catarinense “Cara do Antídoto”. O trabalho gráfico da capa foi feito por Paulo Valle, fotógrafo, compositor e baterista, com o intuito de trazer de volta o valor da capa como uma obra de arte a ser observada enquanto se ouve o álbum, que será lançado em CD, LP e LV. O LV é um novo formato criado pelo Paulo Valle, que consiste numa capa e um encarte de LP, mas sem o disco. O encarte apresenta um QR Code para escutar o álbum no site do artista, permitindo que o público possa observar cada detalhe da arte da capa e acompanhar as letras com mais profundidade – os jogos de palavras são parte fundamental do trabalho.
O álbum se soma à discografia do artista mineiro que conta ainda com “Mar de Montanhas” (2001), “Cosmopolita” (2011), “Outros Heróis” (2013), “Rua Universo” (2016), “76” (2019) e “Músicas de Confinamento” (2021). O show de lançamento acontece em Belo Horizonte no dia 14 de novembro (sexta-feira), na Monka Cervejaria. Além de todas as canções de “Desanuviar”, o artista trará no repertório algumas canções dos álbuns anteriores e releituras de músicas de Gilberto Gil. Péricles Garcia subirá ao palco acompanhado dos músicos que registraram o disco (ficha técnica abaixo).
SOBRE Péricles Garcia
A carreira musical de Péricles Garcia teve início em 1993, quando, ainda estudante, ganhou por duas vezes o prêmio de melhor intérprete no Festival da Canção do Colégio Marista Dom Silvério, em Belo Horizonte. Em 1995, já atuava profissionalmente na noite da capital mineira com a banda Creedence Cover. Em 1997, Péricles cria a banda Linhas Gerais e em 1999, assume os vocais da Blackbird, ganhando mais uma vez o prêmio de melhor intérprete no Festival de Bandas do PIC Pampulha / Jovem Pan. Em 2002, Péricles lança seu primeiro CD solo – Mar de Montanhas. Em 2004, com a banda PoiZé, o músico conquista mais um prêmio de melhor intérprete, no I Festival de Música de Belo Horizonte. Em 2010, Péricles passa a integrar a banda Creedence Revival, apresentando-se nas principais casas de rock de Belo Horizonte. Em 2011, retoma sua carreira solo autoral, lançando seu segundo trabalho – o EP Cosmopolita. Ainda neste ano, junta-se a amigos no trio Os Igors. No início de 2012, foi convidado pelo cantor, guitarrista e compositor Affonsinho para assumir os vocais da banda Ultratones. Em 2013, lança seu terceiro trabalho solo, o CD “Outros Heróis”. Em 2016, Péricles lança seu quarto trabalho autoral: o CD “Rua Universo”. Em 2017, assumiu os vocais da banda Vinil. Em 2019, lança seu quinto disco autoral, o álbum “76”. Em 2021, lança “Músicas do Confinamento”, seu álbum solo mais recente. Em novembro de 2021, estreia o show “Rock Made in Brazil”, que mistura suas canções autorais e rock brasileiro dos anos 70, apresentando-se mensalmente desde então na casa de shows Choperhead Garage em Belo Horizonte.
Péricles Garcia lança álbum “Desanuviar”
Dia: 29 de outubro de 2025 (quarta-feira)
Link das plataformas digitais: https://tratore.ffm.to/desanuviar
SHOW DE LANÇAMENTO
Dia: 14 de novembro (sexta-feira)
Horário: 21h
Local: Monka Cervejaria (R. Nossa Sra. de Lourdes, 111 – Olhos D’Água, BH/MG)
Ingressos somente pelo Sympla:




Adicionar Comentários