O e-commerce que preserva a magia do artesanato

O comércio eletrônico ajuda a levar a história do artesanato mineiro para novos públicos

Mais do que objetos feitos à mão, o artesanato carrega histórias. E é no encontro entre tradição e tecnologia que atua o Empório Vó Olívia. Especializada em artesanato mineiro, a empresa nasceu com a proposta de reunir, em um só lugar, produtos de diferentes regiões de Minas Gerais e aproximar os artesãos dos consumidores.

A empresa reúne produtos de cerca de 250 artesãos e disponibiliza aproximadamente dois mil itens no e-commerce. Cerca de 70% do catálogo é formado por produtos do artesanato mineiro e 30% de outras regiões do Brasil.

“Queríamos criar uma ponte entre quem produz e quem compra, mas também preservar e valorizar as histórias, as tradições e os saberes que existem por trás de cada peça. O comércio eletrônico permite que uma peça produzida em uma pequena cidade mineira chegue a consumidores de diferentes partes do país”, explica o diretor e fundador da empresa, Cássio Fernandes.

A oportunidade encontra um momento favorável. O comércio eletrônico brasileiro registrou faturamento de R$ 208,4 bilhões no primeiro semestre de 2026, alta de 16,9% em relação ao mesmo período de 2025. Entre janeiro e junho, foram contabilizados 756,7 milhões de pedidos, crescimento de 34,8%, segundo o relatório Da Compra à Confiança — Panorama do e-commerce brasileiro no primeiro semestre de 2026.

Para o artesanato, entretanto, a transformação provocada pelo digital vai além dos números. Ela representa a possibilidade de romper uma das principais limitações do setor: a distância.

“É uma mudança que também transforma a relação com o próprio consumo. Em vez de escolher apenas pelo preço ou pela praticidade, o consumidor pode buscar significado, autenticidade e conexão”, destaca Cássio.

A magia também está na experiência física

Se o digital amplia o alcance, o espaço físico preserva outra dimensão essencial do artesanato: a experiência. Com três lojas físicas, o Empório Vó Olívia aposta justamente na combinação dos dois mundos. Atualmente, mantém uma unidade no Mercado de Origem, em Belo Horizonte, com um acervo de aproximadamente 1,5 mil peças, e se prepara para inaugurar uma nova loja no tradicional Mercado Central de Belo Horizonte.

“Tem coisas que a tecnologia não consegue substituir. Você precisa pegar uma peça, sentir a textura, observar o acabamento, perceber os detalhes. E existe também o encantamento de entrar em um lugar cheio de objetos, descobrir algo que você não estava procurando e se apaixonar por aquela peça”, afirma Cássio.

É essa combinação entre história, design e afetividade que o Empório Vó Olívia pretende levar também para a Casa Cor Minas 2026, em Belo Horizonte. A participação será uma oportunidade de apresentar o artesanato mineiro inserido em ambientes contemporâneos e mostrar que peças feitas à mão podem dialogar com diferentes estilos, conceitos e propostas de decoração.

Ao ocupar um dos principais espaços de arquitetura, design e decoração do país, o Empório reforça sua proposta de valorizar o artesanato não apenas como objeto de decoração, mas como expressão de identidade, cultura e criatividade. Afinal, quando tradição e design se encontram, a magia do feito à mão ganha novos espaços e novas histórias para contar.