Show gratuito de Choro na Praça do Santuário São Geraldo
No próximo sábado, 20 de setembro de 2025, às 14h, o projeto “O Choro desta Cidade Sou Eu – Centros Culturais em BH” chega ao Bairro São Geraldo, levando música de qualidade e conhecimento para a comunidade. A apresentação será realizada na Praça do Santuário São Geraldo, com entrada gratuita e acessibilidade garantida.
O espetáculo conta com o grupo do Clube do Choro de Belo Horizonte e a participação do radialista e pesquisador Acir Antão, que apresenta ao público um panorama da história e da memória do Choro, reconhecido em 2024 pelo Iphan como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. O formato une concerto, didatismo e entretenimento, aproximando diferentes gerações desse gênero musical tipicamente brasileiro.
Belo Horizonte vai receber, nos meses de setembro e outubro de 2025, uma série de apresentações gratuitas do espetáculo “O Choro desta Cidade Sou Eu – Centros Culturais em BH”, realizado pelo Clube do Choro de Belo Horizonte.
Após o Choro ser declarado, pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em fevereiro de 2024, como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, o do Clube do Choro de Belo Horizonte, como um dos detentores do bem cultural, estabeleceu o compromisso de promover ações visando colaborar para a salvaguarda do gênero e deste reconhecimento, com atividades capazes de, cada vez mais, preservar, divulgar, ampliar espaços e difundir o gênero musical em todos os locais possíveis.
A partir daí, foi elaborado este projeto que contempla levar este espetáculo a cinco Centros Culturais da capital, com apresentação de música de qualidade e palestra didática, visando a formação de plateia e despertar de vocações, em locais públicos e com acesso livre a todos os interessados, onde normalmente este tipo de bem cultural não é ofertado.
Isto vem de encontro a política pública, ora praticada em Belo Horizonte, que tem como um dos seus pilares a descentralização cultural, com incentivo de apresentações artísticas em territórios periféricos. A circulação será realizada em diversas regionais de Belo Horizonte, democratizando o acesso e proporcionando ao público a fruição de um produto cultural de alta relevância artística.
O projeto une performance e conhecimento: este espetáculo, com o grupo de choro do Clube do Choro de Belo Horizonte terá a companhia do radialista, pesquisador e historiador Acir Antão, que apresentará um panorama sobre a história e a memória do Choro, resultando em um show com o formato de concerto lúdico/didático, permitindo maior aproximação do público com este gênero musical, autenticamente brasileiro.
O Centro Cultural São Geraldo, localizado na Regional Leste, é parceiro da iniciativa e tem se consolidado como espaço de valorização da cultura local, promovendo atividades que fortalecem a identidade artística da região, dentre elas a cessão de espaço para o Clube do Choro de Belo Horizonte realizar toda segunda feira, uma roda de choro denominada “Mestres e Aprendizes “, com participação democrática de todo interessado em desenvolver conhecimentos na prática do Choro. Ao levar o espetáculo para a praça, o projeto amplia ainda mais o alcance da ação, reunindo famílias e moradores em um ambiente aberto e acessível.
A circulação do espetáculo passará por cinco centros culturais de Belo Horizonte entre setembro e outubro, reforçando a política de descentralização cultural e ampliando o acesso da população a bens culturais de alta relevância artística.
O projeto conta com o patrocínio da MGS – Minas Gerais Administração e Serviços S.A. e do Governo de Minas Gerais; produção da Idear Produção Cultural e Artística; realização do Clube do Choro de Belo Horizonte; e incentivo da Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
📅 20 de setembro de 2025 (sábado)
⏰ 14h
📍 Praça do Santuário São Geraldo – Bairro São Geraldo
🎶 Entrada gratuita | Censura livre | Intérprete de Libras
Mais informações: @oclubedochorobh




Adicionar Comentários