Made in Minas Gerais 15/06

QUINTA EDIÇÃO DO MADE IN MINAS GERAIS NA PRAÇA DA SAVASSI DESTACA A GASTRONOMIA DAS REGIÕES DO ESTADO E HOMENAGEIA A ROTA DO QUEIJO DE MINAS

Com acesso gratuito, evento ocorre no dia 15 de junho e conta com programação diversa, com reunião de chefs e restaurantes, música, produtos mineiros e concurso “Super Queijos”

Made in Minas Gerais, uma festa genuinamente mineira, já entrou para o calendário da cidade e, este ano, homenageia a “Rota do Queijo de Minas”, reunindo produtores de queijo da Canastra, Mantiqueira de Minas, Diamantina, Araxá e Entre Serras da Piedade ao Caraça.  Em sua quinta edição na Praça da Savassi, o evento será no domingo, 15 de junho, das 11h às 19h, no cruzamento entre as avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas. Com programação diversa numa reunião de chefs e restaurantes de várias regiões do estado, shows de música, produtos mineiros, homenagem à Rota do Queijo de Minas e o concurso “Super Queijos”, o evento é uma oportunidade de viajar por Minas Gerais sem sair de Belo Horizonte.  A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso na Sympla  https://www.sympla.com.br/evento/made-in-minas-gerais-2025/2964822 ). O público também pode contribuir voluntariamente com 1 kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas ao Instituto Adotar.

Para Jordane Macedo, idealizador do Made in Minas Gerais, “é o único evento que une todo o estado, com a Savassi orientada pelos pontos cardeais e ocupada, exclusivamente, por cozinheiros, queijeiros e produtores artesanais dos mais variados produtos. A cada ano, trazemos “cozinhas” de diferentes cidades mineiras. É uma delícia ver o público conhecendo um pouco mais da gastronomia de Minas Gerais. É um verdadeiro resgate de sabores, acompanhado da memória afetiva que nos conecta às nossas origens”.

O público poderá experimentar pratos de várias regiões de Minas: Capitão Leitão (Cristovão Laruça) e Bar do Zezé (Vitor Martins), ambos de Belo Horizonte, ao Centro; Bar do Thom (Thom), de Montes Claros,ao Norte; Dona Lucinha (Marcia Nunes), representando o Serro, e Nosso Marmitex (Mirian Coura), de Rio Piracicaba,a Leste; Porto Capetinga Bar (Daniel Silva), de Santo Hilário – Pimenta, e Ocê tá Bão (Weber Junior), a Oeste; O provençal (Gabriel Gaede), de Tiradentes,e Catorze Cozinha (Matheus Gomes e Pedro Scarpa), de Itanhandu,ao Sul.

O valor dos pratos varia entre R$ 22 e R$ 50. Depois de experimentar as delícias de cada região, o público participará de uma votação, por meio de QR Code, que estará em cada restaurante, para eleger o melhor prato da cozinha mineira servido no Made in Minas Gerais em 2025. O melhor prato ganhará o “Troféu Dona Lucinha”, em homenagem a uma das maiores referências da cozinha mineira.

Os pratos podem ser harmonizados com cervejas, cachaças, café e vinhos, por meio de parcerias do Made in Minas Gerais com Krug Bier, Cachaças Prazer de Minas e Século XVIII, Zaro Café e Casa Geraldo, que comercializarão seus produtos. O Pandiprato também estará presente vendendo os panos de prato e itens do Made in Minas Gerais e da Rota do Queijo de Minas.

A homenagem à Rota do Queijo de Minas

Homenageada no Made in Minas Gerais 2025, a Rota do Queijo de Minas, criada em dezembro de 2022 na região da Serra da Canastra é uma plataforma pioneira que une diversas regiões produtoras de queijo em um só lugar. Hoje, além das regiões de Araxá, Canastra, Mantiqueira de Minas e o Mercado Central, serão apresentadas as novas rotas: “Entre Serras da Piedade ao Caraça” e “Diamantina”. Para Jordane Macedo, curador gastronômico e idealizador do evento, “a proposta é que os turistas possam visitar fazendas queijeiras nessas diferentes regiões, vivenciando experiências, estimulando o turismo rural e valorizando os queijeiros artesanais do nosso estado”. Durante o evento, o público presente poderá degustar pratos e queijos de diversos cantos do estado.  Os projetos são promovidos pela Culturar. 

A plataforma Rota do Queijo de Minas busca valorizar os produtores de queijos artesanais, ao promover o turismo rural e permitir articulações de rodadas de negócios e geração de conteúdo para as queijarias. A ideia é levar os sabores e a cultura do queijo mineiro a lugares onde os queijeiros, muitas vezes, não têm fácil acesso, como restaurantes de chefs renomados, mercados e faculdades, de modo a promover o desenvolvimento sustentável e a valorização de seus esforços. A Rota do Queijo de Minas tem parceria com o UNIBH e a Le Cordon Bleu, por meio de aulas, degustações e a cultura e a história dos queijeiros, além de representar os parceiros da Rota em solenidades, nas quais recebem honrarias e premiações. A responsabilidade social do projeto é fundamental, ao apoiar cada produtor e valorizar o queijo de Minas, sua história, sua cultura e sua sustentabilidade, sempre com respeito e dedicação aos parceiros, e com custo zero para os queijeiros.

De fácil acesso, a Rota do Queijo de Minas conta, ao longo do percurso, com placas indicativas do roteiro, onde há um QR Code. De dentro do carro, o turista aponta a câmera do celular e já se direciona à rota do queijo de Minas. Para mais informações sobre o projeto, visite o link: 

https://www.rotadoqueijodeminas.com.br/ ou @rotadoqueijodeminas).

Queijeiros da Rota do Queijo de Minas, representando as cinco rotas, venderão seus queijos durante o Made in Minas Gerais.

Made in Minas Gerais

Data: 15 de junho de 2025 (domingo)

Horário: das 11h às 19h

Local: Praça da Savassi/Belo Horizonte – MG (no cruzamento entre as avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas)

ENTRADA GRATUITA, mediante retirada de ingresso pela Sympla:

https://www.sympla.com.br/evento/made-in-minas-gerais-2025/2964822

O público também pode contribuir, voluntariamente, com 1kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas ao Instituto Adotar.

Os animais de estimação também são bem-vindos, já que o evento é pet friendly

Informações: www.madeinminasgerais.com.br ou @madeinminasgerais