Loja de doces franceses em BH espera dobrar vendas na Páscoa

À frente da Espetacular Doceria, Chef Pâtissier Elisa Dayrell, aposta no público que busca por produtos finos, personalizados e com ingredientes selecionados para expandir a marca durante temporada de Páscoa

Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), revelam que em 2018, foram produzidas mais de 11 mil toneladas de ovos e produtos de Páscoa, número 26% maior que o registrado no ano anterior. Para 2019, embora a produção total ainda não tenha sido divulgada pela entidade, o cenário entre empresários do setor continua otimista.

Proprietária da Espetacular Doceria, loja especializada em doces franceses no bairro Funcionários, região Centro-Sul de Belo Horizonte, a Chef Pâtissier Elisa Dayrell, espera dobrar a venda de ovos de Páscoa neste ano, saltando dos 300 comercializados em 2018 para cerca de 600 até a véspera do feriado, que cairá em 21 de abril.

Um dos diferenciais da loja, segundo aponta a confeiteira, é a oferta de doces mais finos, leves e com ingredientes selecionados. “Nesta Páscoa continuamos investindo no know-how da Espetacular Doceria, que é trazer um gostinho genuíno da França para os mineiros”, afirma. Para isso, ela criou dois ovos de 250g cada que mesclam ingredientes brasileiros com tendências do país da Torre Eiffel. Todos com cascas elaboradas com o autêntico chocolate belga 33,6% Barry Callebaut e condicionados em embalagens sofisticadas, que valorizam ainda mais o produto. O primeiro é o Pour Elisa, mistura deganache branca com ganache preta, intercalada com pedaços de macaron picadinho. “Ele é decorado com lascas do nosso chocolate Pour Elisa, que fez bastante sucesso no cardápio do Natal de 2018, e macarons sortidos”, explica Dayrell.

A outra opção é o brownie caramelado, feito com pedações de brownie e trufa cremosa de caramelo finalizada com caramelo flor de sal. Cada ovo custa R$ 59. Na compra de uma caixa com dois ovos, o cliente paga R$ 103.

Para aqueles que querem presentear um número maior de pessoas, a loja oferta deliciosas lembrancinhas. A primeira delas são três pirulitos de chocolate belga branco e meio amargo (R$ 10 a unidade). Há também uma caixinha com 5 macarons nos sabores baunilha com caramelo e chocolate crocante (R$ 25). “Por sermos uma doceria francesa, ele [o macaron] é indispensável na nossa Páscoa. Então, nada mais justo que trazê-lo para o nosso casting também nesta época do ano”, afirma Elisa. A terceira lembrancinha, grande aposta da chef para este período, é o ovo de pote, que leva pedaços de chocolate branco, red velvet e trufado de leite ninho. A delícia, que acompanha uma colher de madeira, pode ser levada para casa por R$ 32.

A expectativa de Elisa Dayrell é ter um crescimento de 35% nas vendas de lembrancinhas nesta Páscoa em relação a mesma data de 2018. “No ano passado vendemos 780. Neste [ano] nossa meta é chegar a marca de 1200”, revela.

Páscoa é excelente momento de expansão da marca

Ainda de acordo com Elisa, datas comemorativas onde o chocolate torna-se protagonista, são uma excelente oportunidade de expansão da marca, principalmente pelo fato de seus produtos serem mais diferenciados e feitos em um processo personalizado, o que atrai o consumidor ávido por novidades e que não quer, simplesmente, se render ao ovos produzidos em massa por grandes redes de varejo. “Aqui nós pensamos nos detalhes, em escolher o chocolate com o sabor mais autêntico, na embalagem com acabamento refinado. Com isso,  a aceitação é inevitável. Antes mesmo de lançarmos os itens de Páscoa, uma empresa encomendou 80 lembrancinhas. Isso significa que 80 pessoas vão conhecer o meu trabalho”, ressalta

A expectativa da empresária é que somente em abril, o faturamento da loja possa duplicar na comparação com um mês atípico. Contratações temporárias, inclusive, já são cogitadas. Para dar conta da demanda, Elisa pretende contar com a ajuda de três novos colaboradores, aumentando em quase 80% o quadro de funcionários. “Meu objetivo é contratar temporariamente um [funcionário] para a cozinha e dois para o atendimento, que se juntarão aos quatro membros da equipe que já são fixos na doceria”, finaliza.