Galeria de arte Mama Cadela apresenta Ao lado de um pardal o dia dorme antes, exposição individual de Brígida Campbell

Com curadoria de Bruno Vilela, a exposição apresenta uma série de pinturas, colagens, esculturas, desenhos e gravuras que buscam relacionar a natureza e a cidade

A galeria de arte Mama Cadela apresenta a exposição “Ao lado de um pardal o dia dorme antes”, com trabalhos da artista Brígida Campbell, do dia 13 de julho a 6 de agosto. As obras da artista retratam a presença de plantas e animais habitando ambientes, com traços gráficos típicos das paredes das cidades. A mostra conta com gravuras, colagens, esculturas, desenhos, entre outros suportes e tem como inspiração movimento notado durante a pandemia, quando a ausência de pessoas nas ruas fez com que várias cidades do mundo fossem ocupadas por animais e plantas, que, sem a presença humana, puderam estar nestes espaços de outra maneira. A entrada é gratuita e a exposição pode ser visitada de terça a quinta, das 14h às 19h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. 

Refletir sobre a presença de animais e plantas diante da ausência humana, evidencia a forma como a organização de cidades não incorpora nossa dependência das cadeias ecológicas tão fundamentais à vida. De algum modo, com a pausa que a humanidade deu, foi possível testemunhar pequenos processos de regeneração e o avanço da natureza sobre o espaço construído da cidade, o que nos chama a atenção sobre nossa conexão com a natureza tão frágil atualmente. 

Na exposição “Ao lado de um pardal o dia dorme antes”, as obras trazem uma reflexão sobre como a conexão entre os diferentes universos naturais dialogam com espaços construídos e com a lógica da cidade, com sua velocidade, geometria e estrutura. Também os contrastes entre o pensamento sensível, intuitivo e a lógica racional e cartesiana. As obras refletem sobre as possíveis conexões entre as diversas formas de vida e apresenta uma coleção de diversas técnicas e propostas. 

A artista Brígida Campbell vem desenvolvendo, há cerca de 20 anos, suas pesquisas e trabalhos na esfera da cidade, por meio de intervenções que, de maneira poética, discutem diversas questões urbanas que vivenciamos coletivamente. Os trabalhos se materializaram em faixas, cartazes, panfletos, adesivos, entre outros suportes, dialogando diretamente com a dimensão gráfica da cidade e seu imaginário preexistente.

Exposição “Ao lado de um pardal o dia dorme antes”, de Brígida Campbell

Local: Galeria de arte Mama Cadela (Rua Pouso Alegre, 2014, Santa Tereza)

Abertura: 13 de julho de 2023, às 19h.

Período da exposição: de 14 de julho a 6 de agosto de 2023

Funcionamento: terça a quinta, das 14h às 19h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h

Demais horários: mediante agendamento por meio do instagram @mama_cadela ou pelo e-mail contato@mamacadela.com.br

Entrada Gratuita