Curta-metragens elaborados por estudantes da produtora Poeira fazem parte da programação da MUMIA, que acontece na capital neste fim de semana
Curta-metragens produzidos por crianças e jovens, estudantes do curso de cinema de animação da Poeira, serão exibidos, neste domingo (8), durante a Mostra Udigrudi Mundial de Animação (MUMIA). Ao todo, nove filmes criados pelos alunos em 2023 vão parar nas telonas em sessão no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes. As exibições do MUMIA são gratuitas, reforçando o compromisso com o acesso democrático à arte da animação.
Na programação, estão os filmes “Natureza Engarrafada”, “João e Joana em A Confusão das Poções”, “Multi Cores”, “Detetives Geométricos e o Mistério dos Animais Desaparecidos”, “A Olimpíada dos Deuses”, “Em Busca da Poção”, “Uma Aventura no Tempo”, “O Lendário Peixe Dourado” e “O Sumiço da Maçã”.
“Este ano, a MUMIA acontece de 3 a 12 de dezembro e reafirma sua posição como a segunda maior mostra dedicada à animação no Brasil. O evento desempenha um papel essencial ao promover a valorização da linguagem da animação, exibindo produções brasileiras e internacionais, com destaque para obras fora do circuito comercial. O evento, de caráter competitivo, é uma iniciativa liderada pelo cineasta Sávio Leite e está consolidado como parte integrante do calendário cultural de Belo Horizonte, celebrando a diversidade criativa do gênero e atraindo olhares para talentos emergentes”, afirma Ricardo Poeira, à frente da produtora.
Além disso, no dia 7 de dezembro (sábado), 11 curtas-metragens produzidos por 114 alunos durante as oficinas realizadas nas escolas Cecília Meireles, Neusa Rocha e Hub serão exibidos no Cineart do Boulevard Shopping. A sessão é exclusiva para alunos, pais, responsáveis e professores e promete ser um momento especial para celebrar o talento e a criatividade dos jovens novos cineastas.
Os filmes que serão exibidos tanto no sábado quanto no domingo fazem parte das oficinas de animação oferecidas pela produtora Poeira, desde 2015, como atividade extracurricular em escolas particulares de Belo Horizonte.
Educação e arte unidas em sala de aula
Com uma abordagem prática e interativa, as oficinas oferecem aos estudantes a oportunidade de aprender a história da animação, experimentar técnicas variadas – como desenho, massinha, recorte e animação com Lego – e entender o processo de produção de um filme, desde a criação do roteiro até a edição final.
A proposta integra tecnologia, educação e arte, utilizando equipamentos acessíveis e softwares gratuitos, tornando a produção de animação possível tanto na escola quanto em casa.
Especialmente para nova geração, já inserida no universo audiovisual por meio da televisão, cinema, jogos e redes sociais, a oficina transforma o contato com essas mídias em um poderoso instrumento de ensino e desenvolvimento.
Os estudantes aprendem a usar a tecnologia de forma produtiva, desenvolvendo habilidades interdisciplinares que envolvem português, matemática, história, geografia e diversas expressões artísticas, como desenho, escultura, música, literatura, teatro, fotografia, entre outras.
As oficinas estimulam ainda a criatividade e o trabalho em grupo, permitindo que os estudantes pratiquem comunicação, divisão de tarefas e troca de experiências. O processo de criação exige planejamento e resolução de problemas, levando os alunos a pensarem estrategicamente sobre como usar seus materiais e como alcançar os efeitos desejados.
Podem participar das oficinas da Poeira estudantes com idades a partir de 6 anos. Não é necessário ter qualquer habilidade anterior ou experiência com cinema para participar das atividades.
Da sala de aula para o cinema
Ao final das oficinas, os alunos de cada turma produzem um curta-metragem feito a partir das técnicas ensinadas durante as aulas. Os curtas produzidos neste ano serão exibidos em uma sessão especial no Cineart do Boulevard Shopping. Este é o momento em que os estudantes compartilham suas criações com a família e a comunidade escolar, celebrando o resultado de meses de aprendizado e dedicação.
Sobre a Poeira
Fundada em 1999, a Poeira é composta por profissionais graduados em Cinema de Animação pela UFMG e possui uma trajetória de sucesso no setor. A produtora já realizou mais de 30 oficinas em instituições de ensino privado e conquistou reconhecimento com curtas-metragens produzidos pelos alunos selecionados para importantes festivais de cinema no Brasil e no exterior. Além de escolas, a produtora atua em eventos, ONGs e instituições privadas.
Para mais informações sobre as oficinas de animação e como levá-las para sua escola, entre em contato com a produtora Poeira pelo site www.poeira.com.br ou pelas redes sociais @PoeiraEstudio.
O quê. Exibição de 9 curta-metragens produzidos por alunos da Poeira
Quando. 8 de dezembro (domingo)
Onde. Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)
Quanto. Gratuito, mediante retirada de ingressos
Adicionar Comentários