Ton Gimarães – Filhos de Xangô 06/09

Filhos de Xangô – ancestralidade e resistência em foco no show de Ton Guimarães

Filhos de Xangô”, show do músico, compositor e ator mineiro Ton Guimarães faz uma homenagem à cultura africana através de um passeio por sua trajetória criativa, tanto quanto poeta como compositor, passando por ritmos como o samba, o rock, o blues e a MPB, trazendo também a força e a representatividade dos tambores oriundos dos terreiros.

Filhos de Xangô,que também é o título da músico composta por Ton, em 2003, quando ainda atuava no Rio de Janeiro, é um show de resistência em tempos de intolerância, e traz um repertório formado por obras do próprio músico e releituras de artistas de épocas diferentes como Itamar Assumpção e Líniker. “São os únicos momentos do show em que não canto minhas músicas, e trago estes dois artistas de gerações distintas que, cada um à sua maneira, representa a diversidade da música negra no Brasil”, diz Ton Guimarães.

Criado dentro da tradição da Umbanda, o compositor referencia essa herança utilizando elementos tradicionais como os tambores e a presença dos ogãs Edson Guimarães (seu pai) e Waldemir, no show, remetendo à algo muito forte nas religiões afro-brasileiras que é o respeito e a referência à ancestralidade.

Na concepção e execução dos arranjos, o projeto conta com os músicos Daniel Santos (violão), Edson Guimarães (percussão), Glaydson Benevenutto (bateria) Jimmy Roque (percussão), Waldemir Rodrigues (percussão) e Wanderson Rocha (baixo), Camila Ramos (voz).

Os shows serão realizados sempre às 20h, nas seguintes datas e locais:

06/09 – Teatro de Câmara do Cine Brasil Valourec (Av. Amazonas, 315 – Centro, Belo Horizonte)

19/10 – Espaço Cultural Suricato( Rua Souza Bastos, 175 – Floresta, Belo Horizonte – MG)

21/11 – Teatro Funarte (Rua Januária, 68 – Centro, Belo Horizonte)

17/12 – Espaço Yoshifumi Yagi/ Teatro Raul Belém Machado (R. Leonil Prata, s/n – Alípio de Melo, Belo Horizonte – MG)

 Os ingressos custam R$ 20,00 nos respectivos locais.