Festival mundial de literatura em espanhol chega a BH – 30/05

Na capital mineira, Festival Benengeli promove mesa redonda com a autora Teresa Arijón, que lança seu livro “A Mulher Pintada”

Belo Horizonte é uma das 12 cidades que recebem em maio o Festival Benengeli 2025, festival internacional de literatura em espanhol criado pelo Instituto Cervantes. Ao longo de uma semana, centros do instituto dos cinco continentes se conectam em uma programação gratuita que conecta autores e público. 

Na capital mineira, o evento marca presença na Livraria do Belas com uma mesa redonda no dia 30 de maio, promovida pelo Instituto Cervantes em Belo Horizonte. A mesa recebe a escritora Teresa Arijón, com mediação da fundadora da Editora Luas Cecília Castro e da livreira Ingrid Mello.

Teresa Arijón lança seu livro “A Mulher Pintada”, lançado na Argentina e Espanha em 2022 e que chega ao Brasil em edição traduzida por Flávia Falleiros. No livro, Teresa — poeta e tradutora reconhecida, que atuou como modelo-vivo nos anos 1980 — revisita sua própria experiência diante dos pincéis, mesclando memórias pessoais com relatos de mulheres que posaram para grandes pintores ao longo dos séculos e foram silenciadas pela história da arte.

Nesta quinta edição, o evento conta com o tema “Escrever com os cinco sentidos”, refletindo sobre o fazer literário no século XXI a partir da relação entre escrita e sensorialidade. Em 12 cidades pelo mundo, de Sydney a Seul, de Paris a São Paulo, o festival propõe diálogos entre autores, línguas e culturas. 

Festival Benengeli 2025 – Belo Horizonte 

Dia 30 de maio de 2025

Horário: 19h

Lugar: Livraria do Belas

Rua Gonçalves Dias 1581 – Lourdes

Entrada gratuita

Mais informações: @institutocervantesbh 

https://belohorizonte.cervantes.es/br/