Festejo Tambor Mineiro reúne Maurício Tizumba, Sérgio Pererê e Thiago da Serrinha (RJ) – 08/09

Evento no dia 8/9, domingo, terá 12 horas de festa em celebração à cultura afro-brasileira e a Nossa Senhora do Rosário; Festejo contará com guardas de congado e grupos percussivos Patangome Maracarte, Valentinas e Bloco Saúde

Um dos principais eventos em reverência aos congados e reinados de Minas Gerais, o Festejo Tambor Mineiro celebra mais uma edição repleta de atrações musicais, em grande festa na Fundação Nacional das Artes (Funarte), em Belo Horizonte, no dia 8/9, domingo. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço, e mediante a doação de 1kg de alimento não perecível — que serão direcionados para festejos de irmandades do Rosário que são realizadas ao longo do ano.

Esta edição do Festejo Tambor Mineiro é patrocinada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e pelo Instituto Unimed-BH, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A programação começa a partir das 10h e se estende até às 21h, incluindo shows durante todo o dia, além de feiras de artesanato e de comidas típicas mineiras.

O Festejo

Realizado há 22 anos por iniciativa do multiartista Maurício Tizumba, o Festejo Tambor Mineiro reúne apresentações icônicas de dezenas de guardas de congado de irmandade de Minas Gerais. Desta vez, na Funarte, estarão presentes a Irmandade Os Carolinos, uma das guardas mais antigas de Belo Horizonte, e convidados de outras cidades, como a Banda Dançante do Rosário de Santa Efigênia, de Conselheiro Lafaiete, e dois grupos de Ouro Preto: Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia.

Para Tizumba — compositor, cantor, multi-instrumentista, ator, diretor musical e capitão de congado — a realização do Festejo Tambor Mineiro é uma oportunidade de celebrar uma das principais manifestações da cultura afro-mineira mostrando sua influência sobre a música produzida no estado. “Os congados e reinados são parte fundante da nossa identidade cultural e se espalham por Minas Gerais. Em BH, colorem durante todo o ano as margens da cidade. O Festejo traz essa manifestação para o centro, celebrando sua importância ancestral, Nossa Senhora do Rosário e os demais santos do universo congadeiro”.  

Os convidados

Além das tradicionais guardas de congado, o Festejo Tambor Mineiro também reúne artistas reconhecidos na cena musical brasileira, e que de alguma forma dialogam com a cultura dos congados e reinados. Os dois principais convidados desta edição são o carioca Thiago da Serrinha. Um dos músicos mais badalados do samba e do jongo, Thiago é percussionista, cavaquinista, bandolinista, cantor, compositor e produtor musical, e já participou de shows e gravações de grandes artistas como Maria Bethânia, Dona Ivone Lara, Mart’nália e Hamilton de Holanda. O sambista sobe ao palco ao lado de Tizumba e do Grupo Tambor Mineiro para uma apresentação regada a tambores e muita música brasileira.

O outro convidado de peso é o mineiro Sérgio Pererê, músico e compositor com forte influência percussiva em seu trabalho, e que se apresenta junto com o Bloco Oficina Tambolelê. Criado em 1999, o bloco nasceu como forma de impulsionar jovens do bairro Novo Glória, na região Noroeste de Belo Horizonte, a se envolverem com música, a partir do estudo de percussões afro. Hoje, o projeto é uma referência em formação percussiva em Minas Gerais, com participações em dezenas de festas regionais, como o Carnaval de BH.

“Sérgio Pererê é o nosso parceiro de sempre do Festejo e muito do sucesso dessa celebração está em sua presença e força. Thiago chega com seu jongo para somar, mostrando a universalidade da batida da música diaspórica e sua influência profunda em todas as vertentes da música brasileira”, diz Tizumba.

Completando as atrações artísticas, haverá também shows dos grupos Patangome Maracarte, dedicado à pesquisa do maracatu e do baque virado; do grupo Valentinas, da cidade de Ipatinga, no Vale do Aço, focado no estudo de linguagens afro-brasileiras; e do Bloco Saúde, liderado pelo músico Bruno Messias, e dedicado a promover a cultura negra no Brasil e no exterior; entre outras apresentações.

Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2022, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Cemig: a energia da cultura

Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.  Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.  Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.

Festejo Tambor Mineiro

Quando. 8/9 (domingo), entre 10h e 21h

Onde. Funarte (Rua Januária, 68 – Centro)

Quanto. Entrada gratuita, mediante doação de 1kg de alimento não perecível

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Manhã / tarde

* Guarda de Moçambique do Divino do Reino de São Benedito (Bairro Aparecida-BH)

* Guarda de Moçambique São José (Bairro São José-BH)

* Guarda de São Jorge de Nossa Senhora do Rosário (Bairro Concórdia-BH)

* Guarda de Moçambique da Comunidade Quilombola dos Arturos (Contagem-MG)

* Banda Dançante do Rosário de Santa Efigênia (Conselheiro Lafaiete-MG)

* Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia (Ouro Preto-MG)

* Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia (Ouro Preto-MG)

* Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e Sagrado Coração De Jesus – Irmandade Os Carolinos (Aparecida-BH)

* Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário (Santo André-BH)

Guarda de Congo Nossa Senhora das Mercês – Irmandade Os Ciriacos (Contagem-MG)

* Guarda Moçambique Nossa Senhora do Rosário – Irmandade Os Ciriacos (Contagem-MG)

Tarde / noite

* Marisco (Bolhas Brincantes)

* Led e Lamparina (Performance De Circo)

* Bruno Messias, Bloco Saúde e Bloco Tambor Mineiro

* Grupo Valentinas (Ipatinga-MG)

* Arautos do Gueto

* Patangome Maracarte

* Mauricio Tizumba, Grupo Tambor Mineiro e Thiago Da Serrinha (Rio De Janeiro-RJ) 

* Sérgio Pererê e Bloco Oficina Tambolelê