Exposição Toque na Galeria de Arte Copasa 25/01 a 25/02

“TOQUE” é a primeira exposição individual da mineira Jade Marra e apresenta atmosfera particular  da artista

Durante os meses de janeiro e fevereiro, a Galeria de Arte Copasa recebe a primeira exposição individual de Jade Marra. “TOQUE” abre a temporada de 2018 da Galeria com um dos trabalhos mais coesos da artista, como ela mesma aponta, e traz ao público a oportunidade de absorver um pouco do universo da artista e das mulheres, em um contexto social mais amplo.

A série de 24 pinturas em acrílico sobre papel traz imagens que foram inspiradas por capturas de telas das conferências de vídeo realizadas entre Marra, que na época estudava Artes Plásticas na Alemanha, e sua companheira, que ficou no Brasil. A ideia era transformar o próprio cotidiano e o da companheira ausente em arte, como uma forma de tentar diminuir a distância e o anseio pelo toque, que está fora do alcance. A escolha de aplicar a tinta com as mãos é um simbolismo importante para compreender o conceito e a delicadeza da exposição.

Historicamente, a reprodução de mulheres na arte foi feita sob a perspectiva masculina, atribuindo papel de coadjuvante à mulher e utilizando a erotização do corpo feminino. O trabalho de Marra subverte essa representação e traz um olhar diferente para o feminino.

Em suas obras, especialmente em trabalhos mais recentes, ela explora as potencialidades da mulher na sociedade contemporânea. Com uma paleta de cores que foge do usual, a artista busca colocar a sexualidade em segundo plano, utilizando movimentos inusitados, que trazem uma certa autonomia à mulher. “Tento ressaltar outras características, trazer o corpo feminino com foco na sua materialidade, em seu movimento, com cores e formas que o desassociam da conotação erótica que o padrão social atribui a ele”.

 

A artista

Jade Marra vive e trabalha em Belo Horizonte e é graduanda em Artes Plásticas pela Escola Guignard – UEMG. Desde 2017, a artista mantém seu ateliê no Almeida Centro de Inspiração, edifício ocupado com iniciativas culturais e educativas diversas, localizado no hiper centro da cidade.

Seu trabalho foi apresentado em exposições coletivas, entre elas: Rundgang, Hochschule für Kunst, Design und Populäre Musik, Freiburg, Alemanha (2016); Mostra interna, Escola Guignard, Belo Horizonte, Brasil (2016) e Subverta-se, Galeria Mama Cadela, Belo Horizonte, Brasil (2017).

 

Exposição

A exposição “TOQUE”, de Jade Marra, abre a temporada de 2018 de exposições, dando continuidade ao 14º Edital de Concorrência Pública. Do dia 25 de janeiro a 25 de fevereiro, a Galeria de Arte Copasa está aberta ao público, na rua Mar de Espanha, 525, bairro Santo Antônio. O horário de funcionamento é das 8h às 19h, todos os dias da semana. A entrada é franca.