A galeria Periscópio Arte Contemporânea promove a primeira exposição individual do artista mineiro Fábio Baroli, “Á Porta de Casa”. A exposição apresenta obras inéditas até o dia 10 de novembro, aberta ao público, de segunda a sexta, das 10h às 18h30 e aos sábados, das 10h às 14h.
Fábio Baroli nasceu em Uberada e começou sua carreira em 2007. Ele estudou Artes em Brasília, morando no Rio de Janeiro antes de voltar à terra natal. As paisagens permaneceram, curiosamente, habitando as telas dele ao longo de mais de uma década de produção, sob o olhar da ciência que elabora por suas imagens, a “Antropomatutologia”, expressão que ele criou para tornar a conhecer o matuto que abriga o conjunto de sua produção.
O curador Júlio Martins explica que as obras da exposição são uma prática muito comum nos interiores brasileiros em que as pessoas colocam bancos nas calçadas, convidando quem passa pela rua a se aproximar. “No espaço público, sob a mesma hospitalidade oferecida na intimidade do interior da casa, os encontros e conversas ocorrem naturalmente e a vida se dá em sua apresentação mais crua e sem mediações. São nessas calçadas que muitas cenas de interesse para o pintor ocorrem”, destaca.
O artista trabalha com precisão e delicadeza. As narrativas e caminhos se multiplicam e se sobrepõem, assim como os campos pictóricos compostos por Baroli, acoplando perspectivas diversas sob o fundo bege de gesso crê, amarelado. “Fábio Baroli nos convida a adentrar nessa geografia humana do interior brasileiro, atentando para certas perversidades que se insinuam no percurso”, analisa Martins.
Data: até o dia 10 de novembro, das 18h30 às 22h
Bate-papo com o artista Fábio Baroli e o curador Júlio Martins
Data: 6/10/18, das 11h às 12h
Local: Galeria Periscópio – Av. Álvares Cabral, 534, Lourdes, Belo Horizonte – MG.
Entrada franca
Adicionar Comentários