Espetáculo “Desesperados (o jogo) ou Um Número Poético em Meio à Multidão” – 4 a 8/7

“O que você faria para alcançar seu sonho? Qual é o seu objetivo de vida?”

Um grupo de pessoas participa de uma maratona de dança onde o último sobrevivente da competição receberá um prêmio misterioso.

O espetáculo foi construído a partir de pesquisas realizadas sobre o universo da música eletrônica – com suas raves e festivais – e de um recorte contextual das boates e baladas a partir da década de 70. Agregado a isso, foi utilizada a premissa da obra “The shoot horses, Don’t they?”, de Horace
McCoy, como livre inspiração. Através de metáforas – sutis ou escancaradas – e de diálogos regados a “batidas sonoras pulsantes”, objetiva-se suscitar uma reflexão sobre as relações humanas na contemporaneidade e as dificuldades enfrentadas por quem escolhe ser artista em nossa sociedade.

Com direção e dramaturgia de Júlio Vianna, o espetáculo mescla as linguagens do teatro e do vídeo, dando continuidade à pesquisa realizada pelo diretor – tanto em sua carreira artística quanto acadêmica – nos últimos anos.

A dramaturgia do espetáculo foi construída durante o processo de ensaios, a partir de experimentações e laboratórios, envolvendo estilos musicais diversos, principalmente música eletrônica, e vertentes que dialogam ou são influenciadas por esse gênero.

O elenco é formado por graduandos do curso de Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG. Para o processo de pesquisa e criação da caracterização das personagens, da Iluminação e da cenografia foram convidados alunos da Graduação em Teatro e de outros cursos da universidade – como o Design de Moda, e alunos da Pós-graduação da Escola de Belas Artes, que desenvolveram o trabalho sob a orientação dos professores Júlio Vianna e Ed Andrade.

Para a criação videográfica, Vianna criou um roteiro que mescla projeção de cenas transmitidas ao vivo e gravadas. Foi convidado o videomaker Rafael Sandim que, além de operar a câmera durante as apresentações, também cria, em diálogo com o diretor, a fotografia das cenas.

“Os atores dançam, quase o tempo todo, durante a peça. Como a premissa central da dramaturgia é uma maratona de dança, propus que as cenas, em sua grande maioria, fossem construídas com os atores dançando. Muitas vezes eles dançavam horas, durante os ensaios. Isso ajudou não só a estabelecer um clima para o espetáculo, como também instigou o elenco a descobrir formas diversas de estabelecer diálogos em cena.”, diz Júlio Vianna.

SINOPSE:
“O que você faria para alcançar seu sonho? Qual é o seu objetivo de vida?”
Um grupo de pessoas participa de uma maratona de dança onde o último sobrevivente da competição receberá um prêmio misterioso. Com uma trilha sonora vibrante, o espetáculo propõe uma reflexão sobre as relações humanas na contemporaneidade e as dificuldades enfrentadas por quem escolhe ser artista em nossa sociedade.

SOBRE O DIRETOR:
Júlio Vianna é Doutor em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG, com doutorado sanduíche na Universidade de Bologna (ITA). Também é Mestre em Teoria da Literatura pela FALE/UFMG. Já dirigiu diversos espetáculos, dentre eles: “Uma ideia maluca”, “Ponto de ônibus”, “Sessão das Duas”, “O Ser Sepulto”, “Uma mulher só”, “Valsa no. 6”, “RE-toques”, “Que não se esmaguem com palavras as entrelinhas”, “Quixote”, “Através das Sombras”, “Uma tartaruga chamada Dostoievsky, “Argonautas de um mundo só”, “A Brincadeira” e “Sharing: the night”. Atuou como dramaturgo em vários espetáculos e possui um texto teatral, ainda inédito como montagem. Dirigiu e roteirizou dois curtas-metragens e um média metragem, além de ter trabalhado como preparador de elenco em outros projetos de cinema. Coordenou o Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia do Galpão Cine Horto (BH), em 2012. Na área docente, foi professor do curso Técnico de Teatro do CEFART/FCS durante 4 anos e, desde 2024, é professor substituto da Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG.

Espetáculo: “Desesperados (o jogo) ou Um Número Poético em Meio à Multidão”
Classificação: 14 anos
Duração: 80 minutos
Temporada: De 04 a 08/07/25
Horário: 20:30h
Local: Funarte – Rua Januária, 68 – Centro – BH/MG
Ingressos: R$20 (int) /R$10 (meia)