Clara e Guto – Os segredos do Rio de Janeiro narra as aventuras da dupla de amigos ao desvendar os mistérios da cidade maravilhosa. A obra aposta na sintonia dos protagonistas e na estratégia de decifrar charadas para despertar a curiosidade, prender a atenção e estimular o aprendizado dos leitores. O lançamento será no dia 24 de maio, na Livraria da Rua.
Depois de explorar os segredos de Roma e desvendar os enigmas de Londres, chegou a hora de Clara e Guto viverem suas aventuras no Rio de Janeiro. As façanhas dessa dupla inseparável de amigos, na Cidade Maravilhosa, são narradas no novo livro do escritor Léo Dicker, Clara e Guto – Os segredos do Rio de Janeiro, que será lançado no dia 24 de maio, sábado, das 11h às 15h, na Livraria da Rua, em Belo Horizonte (Rua Antônio de Albuquerque, 913, Savassi).
Terceiro volume da coletânea “Clara e Guto”, que projetou o escritor no universo da literatura infanto-juvenil, a obra segue a narrativa das antecessoras, “Clara e Guto – Os segredos de Roma”, e “Clara e Guto – Os segredos de Londres”, apostando na sintonia dos protagonistas e na estratégia de decifrar charadas para despertar a curiosidade, prender a atenção e estimular o aprendizado dos seus leitores. Assim, o genial Guto e a espevitada Clara vão contar com a ajuda de Bruno, um carioca apaixonado pela cidade em que vive, na missão de explorarpraias, jardins, morros e museus cariocas, aprendendo sobre cultura, natureza, história e cidadania, com muito bom humor e trabalho em equipe. “Essa dupla se complementa de uma forma incrível, e juntos eles conseguem encarar os desafios que aparecem em cada cidade que visitam. Eles precisam resolver enigmas e quebra-cabeças, e cada solução leva a um ponto de interesse na cidade. Somente no final o leitor entende o porquê das charadas. Cada livro termina no ponto em que o próximo começa, deixando sempre aquele gostinho de novas aventuras pela frente”, conta o autor Léo Dicker.
A escolha do Rio de Janeiro como cenário para as novas peripécias de Guto e Clara pareceu óbvia, segundo Dicker, já que a cidade é mundialmente conhecida e conta com uma centena de lugares de interesse histórico e cultural. “Depois de irem a Londres e a Roma, nada mais natural do que uma aventura em uma cidade brasileira internacionalmente famosa. O Rio tem tanta história interessante, em tanto lugar bacana, que foi difícil ter de deixar alguns pontos de fora da trama”, comenta o escritor.
Para gostar de leitura – Além de entreter, a obra de Léo Dicker tem sido reconhecida pelo caráter didático de suas narrativas. Com uma linguagem adequada à idade, mas sem concessões a termos muito informais, as edições “Clara e Guto – Os segredos de Roma” e “Clara e Guto – Os segredos de Londres” já fazem parte da grade curricular de em algumas das principais escolas da capital mineira – como Santo Antônio, Santo Agostinho, Coleguium e Fundação Torino -, sendo leitura obrigatória aos alunos. “Acredito profundamente no poder da educação para o estabelecimento de uma sociedade melhor para qualquer pessoa viver. Com os livros, busco contribuir para aumentar o interesse das crianças pela leitura, incentivar a escrita e a criatividade e estimular o trabalho em equipe, além de inspirar a garotada a querer conhecer outras culturas, plantar as primeiras sementes do empreendedorismo e gerar gosto pelas matérias da escola”, afirma Léo Dicker. Seguindo os mesmos critérios do original, o primeiro volume da série teve também uma versão em inglês, elaborada pela Cultura Inglesa, “Clara and Guto – The Secrets of London”.
O escritor foi um dos autores convidados para a Bienal Mineira do Livro 2025, em BH, com as duas primeiras obras, e já apresentando a terceira, em pré-lançamento. Para a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que acontece de 11 a 22 de junho deste ano, o autor também estará presente, agora já após o lançamento oficial, em uma homenagem ao evento e à própria criação.
Sobre o autor – Mineiro de Belo Horizonte, pai de dois filhos, formado em Arquitetura e Mestre em Administração, Léo Dicker é empresário do setor de Tecnologia da Informação, e virou escritor quase por acaso. O primeiro livro, Clara e Guto – Os Segredos de Londres, nasceu de uma insatisfação de sua filha Clara, que reclamava dos sinais sem graça das histórias que ela lia. Uma inspiração “invertida” deu origem ao primeiro título de Dicker, que foi literalmente escrito de trás para frente. “Sempre gostei de escrever textos, artigos e outros documentos, porém nunca havia pensado em compor um livro. Foi a decepção da minha filha com certos finais que me inspirou a começar. Em “Clara e Guto – Os segredos de Londres”, o final veio primeiro, garantindo ao leitor uma experiência divertida e emocionante do começo ao fim. Desde então, todos os livros são escritos assim, de trás para frente”, confessa o autor.
O livro Clara e Guto – Os segredos do Rio de Janeiro será lançado pela editora Miguilim. A ilustração é de Uoster Zielinsky, artista, escritor e historiador renomado que assina os desenhos, feitos em aquarela.
Adicionar Comentários