CURA Macro tem previsão de conclusão em outubro e vai transformar mais de 100 casas
No dia 28 de setembro, a partir das 14h, o Espaço Cultural Piero Garzon Henrique, em Nova Lima, recebe a comunidade para uma celebração do CURA Macro — projeto que está em fase final e transforma mais de 100 casas do bairro Vila São Luiz em um único mural coletivo. O público poderá vivenciar o processo em andamento da maior obra de arte pública já realizada no Brasil, em um dia de festa com programação gratuita: oficinas, apresentações artísticas, batalhas de rima, grafite ao vivo com membros da própria equipe de pintura do Macro Mural, roda de samba, basquete 3×3 e um show especial do rapper Djonga.
Após entregar três novas obras para a cidade durante a nona edição do CURA BH, o Instituto CURA amplia sua escala e parte para Nova Lima com o projeto mais audacioso de sua trajetória. O macro mural de Nova Lima é assinado pelo coletivo indígena MAHKU (Huni Kuin), do Acre, em diálogo com artistas locais e participação direta da comunidade. “O CURA Macro é o projeto mais ousado que já realizamos. É uma mudança de escala e de paradigma: em vez de prédios no centro, são 110 casas, 110 famílias. É arte que emerge do território, que envolve as pessoas, que respeita o tempo da comunidade. Um projeto feito com os pés no chão e o coração aberto”, afirma Pri Amoni, idealizadora do CURA.
O evento convida a acompanhar o processo vivo de transformação do território, que seguirá até outubro, quando está prevista a conclusão da obra. “Nossa missão é fomentar a cultura, turismo e economia da comunidade local. E nada melhor que um grande artista mineiro para celebrar um grande projeto também mineiro”, vibra Jana Macruz, também idealizadora da plataforma CURA. O projeto é uma realização do Instituto CURA, com apoio da Prefeitura de Nova Lima e contemplado pela Plataforma Semente do Ministério Público de Minas Gerais.
Instituto CURA
Criado em 2017, o CURA se tornou referência em arte pública na América Latina, e hoje atua como Instituto CURA. O projeto já realizou nove edições em Belo Horizonte e duas em Manaus, com um legado que soma 35 empenas (14 no Mirante Sapucaí, 13 na Raul Soares, 4 no bairro Lagoinha e 4 em Manaus). Dessas, a representatividade é marcante: 16 empenas assinadas por mulheres; 8 empenas indígenas. Os números incluem, ainda, 12 murais, uma pintura de chão indígena, 6 instalações urbanas, uma fachada de lambe, 3 exposições individuais e uma residência artística.
Em sua trajetória, o CURA já consolidou uma forma singular de produzir cidade: a partir do pertencimento, da convivência e da participação coletiva. Ao longo dos anos, transformou horizontes com murais monumentais e expandiu sua atuação para práticas que unem esporte, música, performance, cuidado e memória.
CURA Macro – Celebração em Nova Lima
Local: Espaço Cultural Piero Garzon Henrique – Rua Alameda do Ingá, 30 – Vila São Luiz, Nova Lima (MG)
Data: domingo, 28 de setembro de 2025
Horário: a partir das 14h
Programação gratuita: DJ set, roda de samba, batalhas de rima, grafite ao vivo, oficina de tranças, basquete 3×3 e show de Djonga.
Mais informações:
www.cura.art
Instagram: @cura.art
E-mail: cura@cura.art




Adicionar Comentários