Circuito Gastronômico de Favelas realiza edição especial de Carnaval – 10 a 13/02

A partir de sábado (10/02) até a terça-feira (13/02), o Palácio da Liberdade recebe o Circuito Gastronômico de Favelas – Edição Especial Palácio do Samba. O evento vai contar com uma programação musical e gastronômica com a participação de cozinheiros do Circuito

Durante os quatro dias do Carnaval, o Circuito Gastronômico de Favelas será mais uma das atrações da folia em Belo Horizonte. A partir do sábado (10/02), o Palácio da Liberdade se transforma no Palácio do Samba e vai contar com uma programação musical e gastronômica – com a participação de oito cozinheiros do Circuito – que segue até a terça-feira (13/02). O objetivo é enaltecer a cozinha, o samba mineiro e seus protagonistas. Todos os dias, das 12 às 20h, pratos do Circuito Gastronômico de Favelas poderão ser encontrados no Palácio do Samba acompanhados de rodas de samba, shows, apresentação de grupos vindos do interior e da velha guarda da capital, reunindo diferentes gerações do samba mineiro.

Com a participação de cozinheiros de diversas comunidades da capital, o Circuito Gastronômico de Favelas vai levar ao Palácio do Samba um menu composto apenas por receitas autorais, empoderando cozinheiros periféricos e levando para o público o melhor da culinária dos morros de BH. “É muito importante o Circuito Gastronômico de Favelas e o Samba ocuparem o Palácio da Liberdade, um lugar que era extremamente restrito e fechado. Hoje o espaço está aberto ao público e pela primeira vez recebe a cozinha mineira periférica, o que é muito relevante para os cozinheiros. Eles estão muito felizes de poder estar dentro do Palácio da Liberdade mostrando a cozinha feita por eles. Isso é uma prova de que estão conseguindo atingir os seus objetivos, construindo inclusive a ABC Favelas, uma associação liderada por eles”, destaca Danusa Carvalho, idealizadora do projeto. O Circuito Gastronômico de Favelas é incentivado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura com patrocínio da Gasmig.

Ao todo, oito cozinheiros estarão presentes com seus pratos no evento: “Feijoada Senzala”, receita elaborada pela Dirce, do Alto Vera Cruz; “Lanceta”, feito pela Lora, do Barreiro; “Língua Recheada com Arroz do Campo e Banana Chips”, preparação da Lia, da Barragem Santa Lúcia; “Pastel Trem de Minas”, criação do Diones, do Barreiro; “Frango com pó de quiabo”, elaborado pela Wanusa, do Morro do Papagaio; “Peixe frito” do Isaías, da Vila Conceição; “Bombons e tortas diversas”, da Alê Lucia, da Vila Aparecida; e o “Embolado Berrante”, da Marlene, do Taquaril.

Na programação musical, sambistas da capital e do interior sobem aos palcos e mostram que Minas Gerais tem samba no pé. A grande reverenciada será a Velha Guarda mineira, que inspira gerações. Em destaque, Mestre Conga, que completou 97 anos no último dia 02. O compositor ganhará espaço de honra na festividade que ocupará o Palácio do Samba durante os dias de folia. A programação do Carnaval também traz novos nomes do samba e as mulheres que ditam o ritmo no estado.

ABC Favelas
O Circuito Gastronômico de Favelas é um projeto vivo que tem como propósito a criação de uma rede afetiva e solidária com intuito de potencializar a cultura alimentar das pessoas do morro. E cumprindo o seu ideal de potencializar os cozinheiros da favela, o projeto ganhou vida e força em uma iniciativa potente, liderada pelos cozinheiros das comunidades: a Associação Brasileira de Cozinheiros – ABC Favelas.

A associação tem o objetivo de realizar eventos gastronômicos que representem a cozinha da favela, além de criar a Cozinha Solidária, uma cozinha profissional para proporcionar geração de renda respeitando os territórios, seus líderes e seus valores.

Confira a programação completa do Palácio do Samba:

Dia 10/2 (sábado)
16h – Roda de samba com o Grupo Simpatia na escadaria do Palácio da Liberdade
19h – Palco principal: Velha Guarda Baluartes do Samba na tenda do Palácio da Liberdade
Intérpretes: Fabinho do Terreiro, Raimundo do Pandeiro, Bira Favela, Lulu do Império, Paizinho do Cavaco, Evair Rabelo e Janamô
Convidados: João Bras, Toninho, Eliane Pinto, e Gilberto Onesimo (Velha Guarda Quintal do Samba de Viçosa)
Feira gastronômica: 12h às 20h

Dia 11/2 (domingo)
16h – Roda de Samba do Fabinho do Terreiro na escadaria do Palácio da Liberdade
Convidados: Grupo Samba D’us Karas (Nova Lima)
19h – Palco principal: Show das Mulheres do Samba
Intérpretes: Marina Gomes, Eliete Ná, Jussara Preta, Raquel Seneias, Ana Proença, Aninha Felipe, Manu Dias, Dóris, Cidade Amaral e Marinês
Convidada: Heloisa Almeida (Diamantina)
Feira gastronômica: 12h às 20h

Dia 12/2 (segunda-feira)
16h – Roda de Samba do Fabinho do Terreiro na escadaria do Palácio da Liberdade
19h – Palco principal: Show Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte
Intérpretes: Paulão, Laércio, Lucinha Bosco, Giza, Nice, Sandra Camaleão, Eliana de Minas
Convidados: Pirulito da Vila (Itabirito), Ponto do Samba de Juiz de Fora, com Fernado Cunha, Armando Junior e Andrea Melo (Juiz de Fora), e Tia Elza (Divinópolis)
Feira gastronômica: 12h às 20h

Dia 13/2 (terça-feira)
16h – Roda de Samba do Grupo Simpatia ( direção: Jorge Pelé)
19h – Palco principal: Show Velha Guarda Amigos do Mestre Conga
Intérpretes: Zé do Monte, Cabral, Cacá Monclair, Doneliza, Sô Marcelo, Ronaldo Coisa Nossa, Seu Domingos do Cavaco, Mestre Conga e Serginho BH
Convidado: Gilmar Batista (Uberlândia)
Feira gastronômica: 12h às 20h

Circuito Gastronômico de Favelas – Edição Especial Palácio do Samba
Data: 10, 11, 12 e 13 de fevereiro de 2024– sábado a terça-feria
Local: Palácio da Liberdade
Endereço: Praça da Liberdade, s/nº – Funcionários – Belo Horizonte/MG
ENTRADA GRATUITA