Cine Theatro Brasil tem show de Paulinho Moska e Orquestra Opus – 2/10

Evento acontece no dia 02 de outubro, na Rua dos Carijós, e integra a programação da Mostra Cine Brasil de Teatro e Música.

Em outubro de 2013, o Cine Theatro Brasil foi reaberto após mais de uma década sem funcionamento. Para comemorar os 12 anos da sua reinauguração, o centro cultural localizado no coração de Belo Horizonte convida o público a uma apresentação musical de Paulinho Moska com a Orquestra Opus. O espetáculo acontece às 19h do dia 2 de outubro (quinta-feira), em um palco ao ar livre na Rua dos Carijós. O show é gratuito e faz parte da programação da Mostra Cine Brasil de Teatro e Música.

Diferentemente das outras apresentações da Mostra, o show de Moska com a Orquestra não terá venda de ingressos e será realizado ao ar livre, em mais um ponto emblemático da cena cultural da capital mineira. O quarteirão fechado da Rua dos Carijós, localizado entre a Praça Sete e a Rua Espírito Santo, é símbolo de encontros que fazem pulsar a cultura da cidade de Belo Horizonte. Criado na década de 1970, é um espaço por onde circulam milhares de pessoas diariamente e que recebe diversas ações do Cine Theatro Brasil, como o festival Quarteirão das Artes. 

Juntos pela segunda vez, após se encontrarem no palco do Grande Theatro Unimed-BH em 2024, Paulinho Moska e a Orquestra Opus preparam um repertório marcado pela diversidade de ritmos e melodias, com composições do artista que é destaque tanto na música como no teatro. Moska, que iniciou sua carreira nos anos 1980, já emplacou incontáveis temas em trilhas da TV Globo e é considerado um dos maiores compositores da MBP.

A Orquestra Opus, por sua vez, tem mais de 15 anos de trajetória e realizou mais de 250 espetáculos em oito estados brasileiros, conquistando o público com seu compromisso de democratizar a música de concerto. Para aproximar-se ainda mais das plateias, criou o projeto ‘Orquestra Opus Convida’, que traz grandes nomes da MPB ao palco. 

Artistas como Milton Nascimento, Daniela Mercury, Ana Carolina, Fafá de Belém, Guilherme Arantes, Leo Jaime, Flávio Venturini, Dado Villa-Lobos, Sandra de Sá e Nando Reis já dividiram o palco com a Orquestra nesse projeto, ampliando a visibilidade e consolidando o grupo na fusão de música popular e erudita.

A Mostra Cine Brasil de Teatro e Música é realizada pelo Cine Theatro Brasil, em Belo Horizonte. O show de Paulinho Moska com a Orquestra Opus é viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Cemig, Vallourec e Instituto Unimed-BH. A realização é da Associação Cine Theatro Brasil, Governo de Minas Gerais e Ministério da Cultura. 

A iniciativa faz parte de um esforço contínuo do Cine Theatro Brasil em promover o bem-estar social e ocupar o centro da capital mineira por meio de ações culturais. Serão distribuídas cadeiras para melhor acolher e acomodar o público, e haverá tradução em Libras. 

Instituto Unimed-BH 

O Instituto Unimed-BH completou 22 anos em 2025 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, gerando trabalho e renda para diversas famílias, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados, apoiados e realizados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Cemig: a energia da cultura 

Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.  

Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação. Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso 

Orquestra Opus convida Paulinho Moska – Mostra Cine Brasil de Teatro e Música

Data: 02 de outubro de 2025 (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Quarteirão fechado da Rua dos Carijós, entre a Praça Sete e a Rua Espírito Santo.

Evento gratuito, sem necessidade de retirada de ingresso.