Edição de julho acontecerá no dia 27, no Centro Cultural São Bernardo, e contará também com apresentação da multi-instrumentista Nath Rodrigues e do DJ C0nt1. A entrada é gratuita.
A cantora e compositora mineira Paige se apresenta em Belo Horizonte no dia 27 de julho, domingo, às 16h, no Centro Cultural São Bernardo. Considerada uma das grandes promessas do pop nacional – por sua voz marcante e suas composições que expressam vivências e afetos – a artista é convidada do projeto “Giro: Sons que Conectam”, que na edição de julho recebe também a multi-instrumentista Nath Rodrigues, com o seu show autoral que reúne músicas dos álbuns “Fractal” e “Fio”. A programação se completa com a performance do DJ C0nt1. A entrada é gratuita, sem a necessidade da retirada de ingressos. Este projeto é realizado pelo Instituto Odeon, com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – Governo de Minas Gerais.
O Giro é um festival itinerante que promove uma mentoria sobre produção cultural com participantes de todas as regionais de Belo Horizonte e de cidades metropolitanas. Sempre no último domingo do mês, acontece um encontro musical, com a realização de três shows gratuitos, produzidos, de ponta a ponta, pelos alunos do projeto.
Paige – Artista singular, além de vários singles, Paige contabiliza 4 EPs solos: “Babygirl” (2019), “Imagina a Gente” (2021), “Quarto Tapes” (2023) e “Pretchuka” (2023). A artista se destaca por sua versatilidade e sensibilidade vocal, com um repertório musical que apresenta desde canções românticas até músicas dançantes, convidando o público a transitar por diversos ritmos e sentimentos. No show, a artista se debruça em canções autorais, como o single “Cara, Hoje é Meu Aniversário”, considerado um dos maiores hits solo de sua carreira, lançado em 2022. O set list conta também com “Garota Califórnia”, uma ode às suas origens e um dos destaques dos seus shows; “Criminal”; “Eu sei que tu gosta”; “Trik Trik”; “Pra Viajar” e “Muy Linda”.
Natural de Belo Horizonte, Paige é imersa no universo musical desde a infância, quando iniciou sua carreira no canto erudito e popular. Em 2013, começou a participar da cena cultural independente de Belo Horizonte e, um ano depois, formou a banda Enversos ao lado do artista Gustavo Vaz.
Paige se despe da banda em 2019 e passa a integrar o grupo Fenda, formado por cinco mulheres da cena hip-hop de Belo Horizonte, que deixou sua marca no cenário do rap nacional. Com o grupo, a artista lançou 4 singles e um EP. Ainda em 2019, Piage começa investir de forma mais robusta em sua carreira solo, passando a se dedicar integralmente em 2022, em parceria com o selo MacacoLab, dando início a uma transição de posicionamento para o pop.
Para demarcar essa nova fase, a cantora fez uma série de lançamentos, começando com o single “Cara, Hoje é Meu Aniversário”, “Garota Califórnia”, “Criminal” e “Eu sei que tu gosta”, coroando um ciclo decisivo para sua carreira solo. Em 2023, a cantora aposta em uma pegada sexy e intimista com o lançamento do EP “Quarto Tapes”, trabalho colaborativo com o cantor mineiro Pejota. No mesmo ano, ela investe em sua faceta romântica ao lançar o EP “Pretchuka”, mesclando pop, R&B, trap e funk.
O ano de 2024 inaugurou a nova e mais importante para a Paige, com o lançamento dos singles “Trik Trik”, “Pra Viajar” e “Muy Linda”. As canções abriram os caminhos para o seu primeiro álbum, “Esse é Meu Mundo”, lançado em janeiro de 2025. O disco é um verdadeiro manifesto de Paige sobre suas origens, sua identidade e seu propósito como artista ‒ tudo isso embalado por um pop multifacetado e contagiante.
Nath Rodrigues – Multi-instrumentista, cantora e compositora, Nath Rodrigues apresenta em seu show canções de trabalhos autorais, como o seu primeiro disco solo, “Fractal” (2019), composto por 11 músicas inéditas. O repertório percorre parte da trajetória musical da artista, sintetizando um pouco de suas influências, e conta com as participações de Chico César (PB), Luísa Mitre (MG), Vitor Santana (MG), Sérgio Pererê (MG) e outros nomes da cena musical mineira. O álbum foi listado entre os 100 melhores discos da música brasileira no ano de 2019 pela página “Embrulhador”.
O público também poderá conferir canções do segundo álbum de estúdio, “Fio”, que tem produção, acompanhamento e belos timbres de Pedro Cambraia, o Cido.
Nath Rodrigues é multi-instrumentista, cantora, compositora, investigadora das artes cênicas, educadora musical e estudante de Musicoterapia pela UFMG. Dedica seu trabalho à canção, à pesquisa de suas relações com o corpo em cena e suas possibilidades curativas, desde quem compõe, quem escuta e sobre quem consome música. A cantora também integra o Coletivo Lugar de Mulher, que tem como objetivo visibilizar mulheres na cadeia musical, por meio de colunas produzidas para rádio e mais recentemente com a produção de webséries.
DJ C0nt1 – Projeto artístico de Ian Conti, C0nt1 traz para suas apresentações uma perspectiva única, em que a música serve como uma ponte entre culturas e vivências. Sempre em busca de novos sons, ele mistura ritmos diversos para criar sets que focam em utilizar o poder que a música tem de nos conectar com nossas emoções e evocam sensações intensas.
Giro: Sons que Conectam
Realizado pelo Instituto Odeon, o projeto “Giro: Sons que Conectam” é resultado de uma mentoria sobre produção cultural com participantes de todas as regionais de Belo Horizonte e de cidades metropolitanas. Desde o início do projeto, os alunos selecionados participam de módulos de ensino, com encontros online e presenciais, que envolvem a curadoria para um evento, o planejamento e produção, a gestão e prestação de contas e a formação prática. Os módulos são ministrados pelo artista Matéria Prima, curador do Giro, pelos produtores do projeto Karu Torres e Tiago Sgarbi e por Alexa Oliveira, gestora do Instituto Odeon. Já no módulo prático, cada jovem acompanha a montagem e execução do projeto em sua região.
Sobre o Instituto Odeon
O Instituto Odeon é uma Organização Social que atua na gestão artística e cultural em diversas cidades do Brasil há mais de 25 anos, criando, desenvolvendo, implementando e administrando projetos que promovem cultura, cidadania e desenvolvimento socioeducacional. Uma instituição que acredita na arte como patrimônio vivo e acessível, na preservação da memória para estabelecer vínculos e pensamento crítico, além do impacto da cultura na economia. O Instituto Odeon trabalha com criatividade, coragem e excelência para influenciar positivamente as cidades e suas populações. Em março de 2013, foi responsável pela inauguração do Museu de Arte do Rio. Atualmente, é gestor do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, do Circuito Municipal de Cultura de Belo Horizonte e da itinerância da exposição “Imagens que não se Conformam”, e co-realizador do projeto artístico do Museu de Arte do Rio.
“Giro: Sons que Conectam” – edição de julho
Dia de 27 de julho de 2025, domingo, às 16h
Centro Cultural São Bernardo – Rua Edna Quintel, 320 – São Bernardo
Entrada gratuita
Adicionar Comentários