Camila Fabbri e Teresa Cárdenas são destaque na 5º Flitabira – 29/10 a 2/11

Com obras múltiplas e olhares aguçados para a condição humana, escritoras lançam seus trabalhos mais recentes no festival 

Cuba e Argentina marcam presença no 5º Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira, que receberá as convidadas internacionais Teresa Cárdenas e Camila Fabbri para mesas de debate e sessões de autógrafo com o público. Nomes de destaque nas cenas literárias de seus respectivos países e também na literatura contemporânea latino-americana, Cárdenas e Fabbri trazem para o festival seus lançamentos mais recentes no Brasil. O Flitabira tem entrada gratuita e acontece entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, na FCCDA, com o tema “Literatura, Encruzilhada e a Rosa do Povo”.

Teresa Cárdenas participa de mesa ao lado de Isabela Noronha, Silvana Tavano e Afonso Borges na quinta-feira, dia 30 de outubro, às 19h. No sábado, dia 1º de novembro, ela se une à Cláudia Flor D’Maria, Marcelino Freire e Matheus Leitão para uma mesa às 18h. Já Camila Fabbri participa de mesa ao lado de Paulo Scott, Taiane Santi Martins e Simone Paulino na sexta-feira, dia 31 de outubro, às 18h.

A escritora argentina Camila Fabbri foi selecionada pela revista britânica Granta como um dos 25 melhores narradores em espanhol com menos de 35 anos. Com uma carreira de destaque no teatro e na dramaturgia, Fabbri lançou seu primeiro livro de contos em 2015, “Los accidentes”. A Editora Nós publicou no Brasil em 2024 duas obras da escritora: “O dia em que apagaram a luz”, romance de não-ficção que reconstitui o incêndio na casa de shows argentina República Cromañón, que vitimou 194 pessoas, ferindo outras 1432; e o volume de contos “Estamos a salvo”, reunião de texto afiados, marcados por certa aceitação da vida como elemento de constante selvageria.

A escrita de Camila Fabbri combina delicadeza e inquietação, com personagens à beira do colapso emocional e uma atenção quase cinematográfica aos detalhes. 

Já a cubana Teresa Cárdenas retorna à terra de Carlos Drummond de Andrade para uma nova participação no Flitabira. Romancista, poeta e dramaturga, a escritora é conhecida por uma obra que confronta o racismo e joga luz para a experiência afrodescendente em sua terra natal. Recebeu inúmeros prêmios que a credenciam como uma das vozes mais relevantes da literatura cubana, entre eles, o Prêmio Casa de las Américas. Entre suas principais obras publicadas pela editora Pallas no Brasil estão “Cachorro Velho”, um retrato duro e comovente da desumanidade da escravidão, e “Cartas para a minha mãe”, narrativa comovente onde uma menina escreve cartas para sua mãe morta. 

Teresa Cárdenas lança no Flitabira seu novo livro, o infanto-juvenil “As trapalhadas de Mulo”, uma fábula divertida ilustrada por Edson Ikê, rica em metáforas da condição humana, levando o leitor a refletir sobre questões importantes, como discriminação racial e social.

Sobre o 5.º Flitabira

O 5.º Flitabira é patrocinado pela Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem apoio da Prefeitura de Itabira. Com uma programação extensa, para todos os públicos e idades, o 5.º Flitabira promove debates literários, lançamentos de livros, contação de histórias para crianças, prêmio de redação, apresentações musicais e teatrais e oficinas, tudo ao redor de uma imensa e linda livraria. Criou também o “Flitabira da Gente”, dedicado aos empreendedores locais.

Programação completa: 

5.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira

De 29 de outubro a 2 de novembro de 2025, quarta-feira a domingo

Entrada gratuita

Local: Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e avenida lateral.

Toda a programação é transmitida online pelo Youtube @flitabira