Com formação renovada, grupo apresenta músicas marcantes da sua trajetória com arranjos inéditos
O Fino Coletivo celebra duas décadas de carreira com um show especial no Distrital, em Belo Horizonte, no domingo, 31 de agosto. Em apresentação única na cidade, a banda traz ao palco uma nova formação e arranjos inéditos, reforçando o espírito coletivo e a potência criativa que marcam sua trajetória. A abertura da festa fica por conta de DJ Little Sil e do trio belo-horizontino Saracuteio, que já colocam o público para dançar.
Aos membros fundadores, Alvinho Cabral, Dani Medeiros e Skofa 7 Flechas, somam-se Negadeza (percussão e voz) e Zé Vito (guitarra e voz). Uma das maiores referências do pandeiro no país, Negadeza é pernambucana, neta de Selma do Coco, e leva ao palco a força das mulheres, do povo negro e dos ritmos da cultura popular nordestina. Zé Vito, também compositor e produtor, traz na bagagem quatro álbuns solo, além de passagens por projetos como Abayomy Afrobeat Orquestra, pela banda de Jards Macalé e por shows ao lado de outros grandes nomes como Luiz Melodia e Fafá de Belém.
Com a formação renovada e seu suingue particular, no show, o Fino Coletivo apresenta clássicos que marcaram sua história em novas versões. Mobilizando com maestria as influências de cada integrante, o grupo agrega MPB, samba, funk, ritmos nordestinos, carnaval e elementos eletrônicos, criando diálogos originais entre diferentes vertentes da música brasileira.
HISTÓRICO DA BANDA
Formado do encontro entre compositores cariocas e alagoanos, o Fino Coletivo surgiu em 2005 e em 2007 já alcançou grande sucesso de crítica e público com o primeiro álbum “Fino Coletivo”, recebendo o prêmio de Banda Revelação pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e pelo Prêmio Rival Petrobras.
Desde então, o grupo lançou mais três álbuns: Copacabana (2010), assim como o de estreia considerado um dos melhores discos do ano pelo Jornal O Globo; Massagueira (2014) e Carnaval dos Espíritos (2023), adotando diferentes formações e parcerias, sem perder sua identidade central: o amálgama sonoro solar de ritmos brasileiros.
Ao longo dos 20 anos de história, o Fino Coletivo percorreu mais de 180 países e acumulou cerca de 45 milhões de plays nas plataformas de streaming. O grupo segue sendo espaço de reinvenção e criação coletiva dentro da música popular brasileira.
Fino Coletivo – 20 anos no Distrital
Domingo, 31 de agosto de 2025
Horário: 17h às 23h
Local: Distrital – Mercado do Cruzeiro
Rua Opala, s/n – Cruzeiro – Belo Horizonte
Ingressos: Sympla
A partir de R$ 50
Adicionar Comentários