Arthur Rezende apresenta show “Ara” – 13/11

Com participação especial de Maurício Tizumba, compositor e instrumentista sobe ao palco do Conservatório da UFMG no próximo dia 13 de novembro

No dia 13 de novembro, quinta-feira, o baterista e compositor mineiro Arthur Rezende apresentará seu show “Ara” no importante palco do Conservatório da UFMG. No repertório, músicas de sua autoria que traduzem a rica influência da música mineira e do jazz contemporâneo, incluindo as músicas Ara, Poliedros e Umbral, que garantiram para o compositor o 23º Prêmio BDMG Instrumental, em 2024. Além de suas músicas autorais, o repertório conta também com clássicos do Clube da Esquina, criando uma intensa atmosfera que resulta em uma profunda experiência musical para a plateia.

O show contará com a incrível participação especial do cantor, compositor e mestre da música afro-mineira, Maurício Tizumba, que com sua voz e seu tambor consagrará a apresentação com toda riqueza da herança africana que marcam as raizes da música mineira. 

Arthur Rezende é baterista de ícones da música mineira como Beto Guedes e Flávio Venturini. Tais influências trafegam como suaves melodias em suas composições que, somadas a uma moderna abordagem rítmica e harmônica, resulta em uma sonoridade original que carrega consigo a essência do precioso legado do Clube da Esquina.

Além do próprio Arthur comandando a bateria, e da brilhante participação especial do Maurício Tizumba, o show contará com uma incrível banda formada por Camila Rocha no baixo elétrico, Alexandre Andrés na flauta, João Paulo Lopes no sax tenor e soprano, Cainã Mendonça no piano e Luiz Camporez na guitarra.

SOBRE ARTHUR REZENDE

Arthur Rezende nasceu em Belo Horizonte no dia 25 de abril de 1981. Aos 5 anos tocava tarol na fanfarra do Jardim de Infância de sua escola. Aos 11 descobriu a bateria e nunca mais parou de tocar. Estudou em 1995 com Mário Castelo e em 2001 com André “Limão” Queiroz.

Em 2003, foi premiado no concurso “BDMG Jovem Instrumentista”, o que lhe rendeu participações em projetos culturais realizados pelo BDMG nos anos 2004, 2005 e 2006, tornando-o um dos bateristas mais requisitados de Belo Horizonte. Em 2007, participou de um importante festival de bateria, o “1º Festival Odery & Modern Drummer”, tornando-se finalista em âmbito nacional. Em 2014, vivenciou um dos momentos mais incríveis de sua carreira, quando foi escolhido pela guitarrista australiana Orianthi (Michael Jackson), pelo rock star Richie Sambora (Bon Jovi) e pelo produtor musical Dave Stewart (Eurythmics) para tocar com eles em Los Angeles como vencedor do concurso internacional BeMyBand. Em 2016 retornou aos Estados Unidos para tocar na 10a edição do “Samba Fest” em Hartford (CT). Em julho do mesmo ano, participou de um dos mais importantes festivais de jazz do mundo, o Montreux Jazz Festival, na Suíça. Em 2024 venceu o 23° Prêmio BDMG Instrumental com suas músicas autorais “Ara”, “Poliedros” e “Umbral”.

Arthur é atualmente o baterista de dois dos grandes artistas da MPB, Beto Guedes e Flávio Venturini, com os quais está em turnê pelos palcos do Brasil. Sendo muito requisitado como instrumentista, toca também com outros artistas de peso, como George Israel (Kid Abelha), Júlia Ribas, Beth Leivas e a banda Black Machine. Já atuou com importantes artistas como Toninho Horta, Juarez Moreira, Marina Machado, Kadu Vianna, Pedro Morais, o saudoso Vander Lee, com o qual tocou por 6 anos, dentre outros.

Atualmente Arthur Rezende está em turnê com seu show “Ara”, já tendo apresentado em grandes palcos como o Instrumental SESC Brasil (SP), Tabuleiro Jazz Festival (MG), Centro Cultural Banco do Brasil (BH), Festival Fartura (BH), Conservatório da UFMG (BH), ExpoPearl (SP), Festival BH Instrumental (BH), etc.

Como educador, Arthur Rezende leciona bateria há mais de 24 anos. Neste período desenvolveu uma metodologia inovadora, cujo objetivo é conduzir o aluno a torna-se mestre de si mesmo, ajudando-o a desenvolver autonomia em sua jornada de estudo.

Show “Ara” – Arthur Rezende, participação especial Maurício Tizumba

Dia: 13 de novembro de 2025 (quinta-feira)

Horário: 19h30

Local: Conservatório da UFMG  (Av. Afonso Pena, 1.534 – Centro – Belo Horizonte/MG)

Entrada franca