Nhoque Dá Sorte estreia no Tabaiares e celebra tradição italiana com sotaque mineiro

Evento mensal acontece sempre no dia 29 e une menu autoral e vinhos descomplicados 

Todo fã de nhoque sabe: o dia 29 carrega um simbolismo especial. É nessa data que a tradição do Nhoque da Sorte atravessa séculos e fronteiras — e agora ganha uma nova leitura em Belo Horizonte. No dia 29 de janeiro, o Tabaiares, no bairro Floresta, recebe a primeira edição do Nhoque Dá Sorte, evento gastronômico que passa a acontecer sempre no dia 29 de cada mês, reunindo boa comida, vinho e encontros em torno da mesa.

Idealizado e organizado pelo jornalista, chef e produtor cultural Lino Ramos, o projeto se inspira na lenda italiana de São Pantaleão, mas foge da reprodução literal. A proposta é reinterpretar o ritual com criatividade, identidade mineira e uma curadoria afetiva, tanto no prato quanto na taça. 

A cada edição, os pratos ganham releituras com ingredientes locais e toques autorais, criando uma experiência única e sempre renovada. “Não se trata de copiar a tradição, mas de dialogar com ela. Queremos que o público viva uma experiência gastronômica com identidade, memória e afeto, valorizando tanto a cozinha quanto o momento compartilhado”, resume Ramos.

Ainda segundo o produtor, a escolha pela realização do jantar no dia 29, para além de uma data simbólica, brinca com o nome ‘Dá Sorte’, reforçando o desejo de prosperidade, alegria e bons momentos para quem se senta à mesa.

Menu autoral e mutável

O jantar será servido em formato de menu fechado, com três entradas e o nhoque como prato principal, sempre em duas versões, uma delas vegetariana. O cardápio é assinado pelo chef convidado Renan Bastos, cuja carreira, de quase 15 anos, inclui uma participação na 3ª temporada do reality culinário Hell ‘s Kitchen Brasil, e passagens por casas renomadas de BH como o 104 Café. 

Atualmente trabalhando como consultor gastronômico, ele promete novidades a cada edição, mas sem abrir mão da essência do prato. “A ideia é trabalhar o nhoque de forma clássica, mas com liberdade criativa. Nesta primeira edição, trago ingredientes muito afetivos para Minas, como o queijo Canastra e a rabada, respeitando o conforto e o sabor que a massa pede”, afirma Bastos, que se declara adepto de uma cozinha diversa, plural e acessível. “Priorizo pratos pensados para acolher, sem complicação, mas com técnica e cuidado”, completa o chef.

Menu da noite


Entradinhas:

  • Involtini de abobrinha com ricota
  • Brusqueta de tomatinhos tostados com aioli de alho assado
  • Pastilha de queijo Canastra com cebola caramelizada

Pratos principais:

  • Nhoque ao pomodoro com fonduta de queijo meia cura
  • Nhoque grelhado com ragu de rabada e agrião

Vinhos sem cerimônia

A harmonização fica a cargo da Confraria da Quina, braço do hub cultural Quina do Lino, dedicada a aproximar o público do universo do vinho de forma horizontal e descomplicada. Para a estreia, a confraria conta com a curadoria do sommelier Cláudio Cipriano, que selecionou rótulos capazes de dialogar com cada etapa do menu. A degustação inclui um espumante chileno, um branco italiano, um rosé espanhol e um Petit Verdot argentino, pensado para ser o ponto alto da noite. 

A história por trás do evento

A lenda diz que tudo começou também em um dia 29, durante o século IV. Um santo cristão chamado São Pantaleão vagava faminto por um vilarejo italiano à procura de um prato de comida.

Camuflado de andarilho, Pantaleão bateu em uma das casas pedindo alimento. A família deixou o estranho entrar, mesmo desconfiada do sujeito e tendo pouca quantidade de comida para oferecer.

A refeição rendeu exatas 7 unidades de nhoque para cada um dos presentes. Em troca da gentileza, o santo deixou uma lembrança aos anfitriões. Ao recolher os pratos, a família se deu conta da presença de muitas moedas de ouro embaixo de cada louça.

Após rodar o mundo, a história do nhoque da fortuna se transformou em um ritual que é celebrado em diversos países. Até hoje, famílias realizam a tradição de colocar moedas ou notas embaixo do prato e comer as sete massas ao final de cada mês.

Segundo a crença, isso faz com que haja fortuna e muita sorte no resto do mês para quem realiza o ritual.

Sobre o Tabaiares

Conhecido como o quintal mais gostoso do bairro Floresta, o espaço oferece almoço durante o dia com menu à lá carte à noite tem se destacado como um local ideal para eventos de pequeno e médio porte. Chopes especiais e drinks autorais são o forte da casa, que abre todos os dias da semana. O Tabaiares é um dos empreendimentos do grupo Mansarda, que também gere a Panorama Pizzaria, Babel, o Botequim Sapucaí e a Greenhouse Brew Pub.

Sobre a Confraria da Quina

Braço da Quina do Lino pensada para abraçar os amantes do mundo do vinho, a Confraria da Quina é liderada pelo CEO Lino Ramos, enófilo e sommelier em formação pelo WSET que, depois de circular pelo universo do vinho em eventos no Brasil e no exterior, percebeu a necessidade de horizontalizar o acesso ao conhecimento e consumo da bebida de Baco.

Nhoque Dá Sorte 

Data: 29 de janeiro (e todo dia 29 de cada mês)

Horário: a partir das 20h

Local: Tabaiares – Rua Tabaiares, 73 – Floresta

Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/nhoque-da-sorte/3274219

Vagas limitadas a 40 participantes. As vendas se encerram em 28/01.