Espetáculos de comédia e reflexão no Festival Ponta a Pé 2025 – 17 a 20/9

Com amplo histórico de ações artísticas voltadas para a periferia, Sartre, ator e humorista nascido e criado em Venda Nova, leva pela primeira vez o seus espetáculos à região com as montagens “Ela não é Simone. Ele não é Ninguém” e “Übermensch: Acima de Todos” na programação do Festival Ponta a Pé 2025. 

O festival é organizado pela Cóccix Cia Teatral desde 2008 e promove a descentralização das ofertas culturais na cidade de Belo Horizonte. As apresentações acontecem nos dias 17, 18, 19 e 20 de setembro, de quarta a sábado, na Comunidade Kolping Minas Caixa – R. Padre Adolfo Kolping, 170 – Conjunto Minas Caixa, com entrada gratuita.

“Ela não é Simone. Ele não é Ninguém” é uma divertida e emocionante comédia estrelada e idealizada por Sartre ao lado Isabella Assis, que está completando 10 anos em 2025. Seu enredo conta a história de Simone, uma jovem atriz, nepobaby e patologicamente insegura, que tenta resolver uma dependente relação com um amigo… imaginário [?]. A peça aborda depressão e ansiedade, duas grandes epidemias brasileiras na atualidade, e de forma acolhedora, apresenta os desafios cotidianos de pessoas que convivem com elas. A montagem estará no palco da Comunidade Kolping Minas Caixa, nos dias 17 e 18 de setembro, quarta e quinta-feira, às 20h.  

“Übermensch: Acima de Todos” é o trabalho mais recente de Sartre. Com sua autoria e direção, e estrelado por Ana Ramos, Danni Garcia e Morais Martins, nos conta a história de Zara, uma mulher demasiadamente humana, que encontra a elevação após o término de um relacionamento extremamente tóxico, abusivo e traumático. Esta ácida comédia inova com dramaturgia e encenação bilíngue/bimodal, com atuação em português e em Libras simultaneamente. As apresentações da peça acontecem na Comunidade Kolping Minas Caixa, nos dias 19 e 20 de setembro, sexta e sábado, às 20h.

O Festival Ponta a Pé vai do dia 05 a 30 de setembro em diversos espaços de Venda Nova e toda sua programação é gratuita. 

SOBRE SARTRE

Com 15 anos de carreira, participou de diversos projetos culturais voltados para a periferia, com destaque para o Centro de Referência das Juventudes, onde foi produtor e gerenciou a programação entre 2016 e 2021; “Tecidos na Pele”, espetáculo de 40 anos do Grupo de Dança Primeiro Ato, que se apresentou na plataforma de embarque do metrô da da Estação Vilarinho, com produção executiva de Sartre; e o Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte, do qual Sartre foi um dos coordenadores de produção e levou espetáculos de sua programação à Venda Nova pela primeira vez em mais de 10 anos. 

Ela não é Simone. Ele não é Ninguém – 17 e 18 de setembro, quarta e quinta – 20h

Übermensch: Acima de Todos – 19 e 20 de setembro, sexta e sábado – 20h
Local: Comunidade Kolping Minas Caixa – R. Padre Adolfo Kolping, 170 – Conjunto Minas Caixa, Venda Nova

Entrada gratuita.