Pop Kid participa há seis anos do projeto Minha rua é um pomar, que já plantou mais de 3500 mudas em escolas, UMEIS e praças públicas de BH e região metropolitana
O Brasil está em 10º lugar entre os que mais desperdiçam alimentos no mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Todo ano, cerca de 46 milhões de toneladas de comida são descartadas, aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que representa 30% de toda a produção brasileira. O cenário é ainda mais preocupante se comparado a dados do governo federal, que mostram que, atualmente, 8,7 milhões de brasileiros enfrentam insegurança alimentar e nutricional grave.
Nesse sentido, iniciativas simples de empresários e profissionais do setor de alimentação fora do lar, porém de extremo valor, que visam reverter o cenário de alto descarte, podem impactar toda a sociedade de maneira positiva. Famoso bar do hipercentro de BH, localizado bem próximo à Praça Sete, o Pop Kid participa há seis anos do projeto Minha rua é um pomar. Semanalmente o estabelecimento doa todas as sementes de abacate usadas no preparo das saladas da casa, que iriam para o lixo, para a idealizadora da iniciativa, a contadora Norma Diniz. Ela transforma as sementes em mudas, que, por sua vez, são plantadas em espaços de uso comunitário, como calçadas, escolas, praças e parques. “Desde que teve início essa parceria, já plantamos e doamos mais de 3500 mudas para escolas, UMEIS e praças públicas em Belo Horizonte, Vespasiano, Santa Luzia, Ribeirão das Neves e cidades do interior de Minas”, destaca a fundadora do projeto.
Para o proprietário do Pop Kid, Leandro Câmara, o projeto cumpre vários papeis ambientais importantes. Além do próprio reaproveitamento das sementes que seriam descartadas, o plantio de árvores contribui para trazer mais frescor e oxigênio às cidades. “Vale destacar ainda o âmbito educacional da iniciativa. Isso porque quando Norma e os voluntários do projeto vão às escolas, as crianças aprendem que a semente vai se transformar em uma árvore, ou seja, é uma prática de educação ambiental”, enfatiza o comerciante acrescentando que conheceu a iniciativa porque Norma é uma antiga cliente do Pop Kid e, ao saber do projeto, decidiu somar esforços em prol da causa. “Já se tornou uma prática na nossa cozinha: todas as quintas-feiras, separamos as sementes para serem repassadas ao ‘Minha rua é um pomar’. Uma iniciativa simples, mas que pode fazer um bem enorme e imensurável ao meio ambiente”.
Outras iniciativas inspiradoras
Espaço no centro da capital mineira com o propósito de reunir iniciativas/projetos de impacto positivo para a sociedade, a Casa Baanko também mantêm, no dia a dia de sua operação, práticas que visam evitar o desperdício alimentar: todo o óleo utilizado na cozinha da casa é reciclado e vira sabão, e 100% dos resíduos orgânicos se transformam em adubo para compostagem. “Se todas as empresas, desde as micro, média e principalmente as grandes, introduzissem em suas rotinas pequenos hábitos sustentáveis, o impacto ambiental para as populações seria indiscutível. E nem precisa ser uma ação absurdamente grandiosa e cara. O simples, desde que assertivo, também é capaz de trazer resultados incrivelmente satisfatórios”, destaca o CEO e fundador da Casa Baanko, André Menezes.
Adicionar Comentários