“Ainda Estou Aqui” e outras produções nacionais são exibidos no Cine Humberto Mauro – 01 a 06/07

Além do longa de Walter Salles, filmes como “O Auto da Compadecida 2”, “Estômago 2 – O Poderoso Chef” e “Motel Destino” compõem a programação, feita a partir de obras indicadas ao Prêmio Grande Otelo

O ano de 2025 foi marcado pela campanha do filme “Ainda Estou Aqui” no circuito de premiações internacionais. A trajetória da obra ressaltou o potencial do cinema nacional. Nessa perspectiva, o Cine Humberto Mauro apresenta a mostra “Prêmio Grande Otelo”, com uma programação dedicada às produções contemporâneas realizadas no Brasil. De 1º a 6 de julho, o público poderá conferir filmes como “O Auto da Compadecida 2”, “Estômago 2 – O Poderoso Chef” e o premiado longa de Walter Salles, “Ainda Estou Aqui”. Na seleção, estão presentes filmes indicados em três categorias do prêmio realizado pela Academia Brasileira de Cinema. As sessões têm entrada gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria do cinema, a partir de meia hora antes das sessões, mediante apresentação de documento com foto. Parte das entradas também pode ser adquirida através da plataforma Eventim.

Com uma curadoria de quinze filmes, a mostra reúne os indicados a Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Longa-Metragem Comédia e Melhor Longa-Metragem Documentário. A premiação, que possui outras vinte e sete categorias, homenageia a qualidade das obras contemporâneas e a trajetória de um cinema que resiste, inova e se reinventa. Anteriormente nomeado como Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, passou a levar o nome de Otelo a partir de 2024, como uma forma de exaltar a trajetória artística do ator.

Vitor Miranda, Gerente do Cine Humberto Mauro e curador da mostra, comenta sobre a difusão do cinema nacional. “A programação reforça o compromisso do Cine Humberto Mauro com a valorização do cinema brasileiro e com a celebração da sua diversidade criativa. Ao reunir produções indicadas em categorias centrais do Prêmio Grande Otelo, reconhecemos a qualidade artística e técnica das obras realizadas no país e destacamos a importância de manter espaços dedicados à difusão do nosso audiovisual. É uma forma de convidar o público a acompanhar de perto o que vem sendo produzido e de fortalecer o vínculo entre o cinema nacional e seus espectadores”, aponta Vitor Miranda.

A programação carrega um forte elo simbólico com a retrospectiva imediatamente anterior: “Intérprete do Brasil – Uma Homenagem a Grande Otelo”, realizada de 5 a 29 de junho. Nela, o público pôde revisitar a vasta e complexa trajetória de um dos maiores nomes do cinema brasileiro, não apenas através das exibições, mas também por meio de debates, sessões comentadas e encontros críticos que expandiram a compreensão de sua obra.

Fortalecimento da produção nacional — Criada em 2002, para representar os profissionais do setor e promover o reconhecimento da excelência artística e técnica do audiovisual nacional, a Academia Brasileira de Cinema é hoje a responsável pela realização do Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro. A premiação, que em 2024 passou a levar o nome do ator, que é um ícone da cultura popular brasileira, tem um papel importante no reconhecimento da qualidade das produções contemporâneas, na criação de uma memória do cinema nacional e no fortalecimento da indústria cinematográfica do país. Atualmente, são 30 categorias que contemplam desde longas-metragens de ficção, documentários, animações e séries até aspectos técnicos, como montagem, fotografia, trilha sonora e direção de arte. A estatueta feita com a imagem de Grande Otelo foi desenhada por Ziraldo e esculpida por Altair Souza. A seleção é realizada pelos próprios profissionais do setor, em processo conduzido pela Academia. 

O surgimento da instituição foi importante para o contexto do audiovisual brasileiro após um período de crise na indústria. Em 1990, a Embrafilme, empresa estatal que desempenhava papel fundamental para a produção e difusão do cinema no Brasil, foi extinta pelo governo. Alguns anos depois, foram criadas leis de incentivo e captação de recursos para viabilizar produções cinematográficas, estimulando o patrocínio privado à base de renúncia fiscal. Após anos de retração, teve início o chamado “cinema da retomada”, marcado pelo aumento no número de produções ficcionais e documentais.

CINE HUMBERTO MAURO – Um dos mais tradicionais cinemas de Belo Horizonte, foi inaugurado em 1978. Seu nome homenageia um dos pioneiros do cinema brasileiro, o mineiro Humberto Mauro (1897-1983), grande realizador cinematográfico. Com 129 lugares, possui equipamentos de som Dolby Digital e para exibição de filmes em 3D e 4K. Nestes mais de 45 anos de existência, a Fundação Clóvis Salgado tem investido na consolidação do espaço como um local de formação de novos públicos a partir de programação diversificada, bem como através da criação de mecanismos de estímulo à produção audiovisual, com a realização do tradicional FestCurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, e o Prêmio Estímulo ao Curta-Metragem de Baixo Orçamento. O Cine Humberto Mauro também é um importante difusor do conhecimento ao promover cursos, seminários, debates e palestras. Sessões permanentes e comentadas também têm espaço cativo a partir das mostras História Permanente do Cinema, Cinema e Psicanálise, Curta no Almoço, entre outros. Todas as atividades do Cine Humberto Mauro são gratuitas.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Palácio da Liberdade, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado é responsável, ainda, pela gestão do Circuito Liberdade, do qual fazem parte o Palácio das Artes, Palácio da Liberdade e a CâmeraSete. Em 2021, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todas as pessoas.

PROGRAMAÇÃO 

01/07 TER
16h
 Othelo, o Grande (Lucas H. Rossi dos Santos, Brasil, 2024) | Livre | 1h23
18h 3 Obás de Xangô (Sérgio Machado, Brasil, 2024) | Livre | 1h16
20h Milton Bituca Nascimento (Flávia Moraes, Brasil, 2024) | 10 anos | 1h50

02/07 QUA
15h 
Fernanda Young – Foge-me ao Controle (Susanna Lira, Brasil, 2024) | 16 anos | 1h27
17h 
Malu (Pedro Freire, Brasil, 2024) | 16 anos | 1h40
19h Luiz Melodia – No Coração do Brasil (Alessandra Dorgan, Brasil, 2024) | Livre | 1h15

03/07 QUI
15h
 Assexybilidade (Daniel Gonçalves, Brasil, 2024) | 16 anos | 1h26
17h30 Câncer com Ascendente em Virgem (Rosane Svartman, Brasil, 2024) | 14 anos | 1h35
19h30 Baby (Marcelo Caetano, Brasil/França/Países Baixos, 2024) | 16 anos | 1h47

04/07 SEX

17h Kasa Branca (Luciano Vidigal, Brasil, 2024) | 16 anos | 1h35

05/07 SÁB
15h
 O Auto da Compadecida 2 (Flávia Lacerda e Guel Arraes, Brasil, 2024) | 12 anos | 1h52
17h30 Motel Destino (Karim Aïnouz, Brasil/França/Alemanha/ Reino Unido, 2024) | 18 anos | 1h55
20h Ainda Estou Aqui (Walter Salles, Brasil/França, 2024) | 14 anos | 2h16

06/07 DOM
18h
 O Dia Que Te Conheci (André Novais Oliveira, Brasil, 2024) | 12 anos | 1h10
19h30 Estômago 2 – O Poderoso Chef (Marcos Jorge, Brasil/Itália, 2024) | 18 anos | 2h10

Mostra “Prêmio Grande Otelo”

Datas: 1º a 6 de julho de 2025

Horários: Variados

 Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

(Avenida Afonso Pena, 1537, Centro)

Classificações indicativas: Variáveis

Entrada gratuita; 50% dos ingressos estarão disponíveis, de forma online, 1 hora antes de cada sessão, no site da Eventim; o restante dos ingressos será distribuído presencialmente pela bilheteria, meia hora antes da sessão, mediante a apresentação de documento com foto.