Devaneios: Imagens do Fantástico até 06/07

O universo místico e misterioso que reside na mente humana é o fio condutor da exposição “Devaneios: Imagens do Fantástico”, que segue na cAsA – Obras Sobre Papel, até o dia 6 de julho. O espaço volta-se para seu acervo e presenteia o público com 32 gravuras de nomes importantes como Salvador Dalí, Marcelo Grassmann, Gilvan Samico, Octávio Araújo e Erik Desmazières. Com curadoria assinada por Lucia Palhano, Paulo Rocha e Thyer Machado, a mostra propõe um passeio entre realidade e invenção. 

“A exposição é um mergulho em obras que exploram a imaginação, o onírico e a fantasia com seus símbolos, metáforas e absurdos, sem o compromisso de representar a realidade”, explicam os curadores. Um dos highlights são as gravuras surrealistas de Dalí, inspiradas na Divina Comédia de Dante Alighieri, que expressam uma visão para além da atmosfera retratada pelo escritor.

Durante um longo período da história da Arte Ocidental, os artistas preocuparam-se em reproduzir fidedignamente o mundo tal como o enxergamos. No entanto, a longa tradição iniciada com o pintor holandês Hieronymous Bosch, nos séculos XV e XVI, disseminou novas possibilidades. “Ao recorrer a figuras imaginativas e obscuras na sua época, ele instaurou um novo tempo-espaço, que surge não como algo totalmente alienado do real, mas que o tensiona ao propor deformações, acentuações e desvios”, esclarecem os curadores. Ainda de acordo com eles, o extraordinário e o desconhecido sempre provocaram fascínio no ser humano, e é justamente a capacidade imaginativa que permite aos homens sair de sua condição meramente fática e ampliar outras formas de perceber o mundo.S


Visitação: até 6 de julho

De segunda a sexta, das 10h às 19h. Aos sábados, das 10h às 14h.

Local: cAsA – Obras Sobre Papel (Av. Brasil, 75 – Sta. Efigênia)

Informações: (31) 2534-0899

Entrada franca