“Ai, ai, tá querendo amor, tá querendo amar” – Bloco de Belô derrama amor no carnaval e arrasta mais de 150 mil foliões pelas ruas e avenidas de Belo Horizonte
As ruas da região centro-sul de BH ficaram tomadas de alegria, amor e festa. Cortejo foi marcado pela tranquilidade e sem registros de violência por parte da Polícia Militar como aconteceu com a maioria dos blocos que saem no Centro.
O Bloco de Belô, no último sábado, dia 2 de março, primeiro dia da folia momesca, arrastou mais de 150 mil pessoas em seu sexto ano de cortejo. O bloco dos comunicadores, como é conhecido, teve um aumento de quase 80% no número de foliões que vieram de diversas partes do país para conferir o carnaval que mais cresce no Brasil de acordo com a Prefeitura Municipal de BH. Foram sete horas de muita folia, amor, alegria, descontração e o melhor, o espírito de paz. Segundo a Polícia Militar não houve nenhuma ocorrência durante o cortejo e a dispersão ocorreu tranquilamente.
Este ano, o Bloco de Belô também estreou um novo percurso, aumentando em uma hora a mais o cortejo. “Saímos da rua da Bahia com avenida Álvares Cabral até a avenida Bias Fortes e depois descemos a rua Espírito Santo, voltando para o mesmo local da concentração. E atrás da gente aquele marzão de gente. Nem dava para ver o chão da rua de tantos foliões. E o melhor, cantando nossas músicas. É o trabalho de um ano inteiro dando certo na avenida e alegrando as pessoas que nos acompanham – sem brigas, sem violência, só com muito amor e vontade de se divertir”, afirma o criador do bloco, o jornalista e influenciador digital Robhson Abreu.
Contrariando a meteorologia que previa pancadas de chuva, na tarde de sábado não caiu uma gota, animando ainda mais o cortejo e reunindo um número cada vez maior de foliões. Foi impossível ver o chão da rua da Bahia. Quando o trio desceu a avenida Bias Fortes, era possível ver a extensão da folia e a alegria dos foliões com os braços estendidos para cima. “Foi emocionante ver o entrosamento com as pessoas e mais maravilhoso ainda ver todos cantando ‘Amor de Carnaval’, a música do Belô em 2019. Não só ela, mas, ‘Belôzeiro’ e ‘Zé de Maria’. Estamos no caminho certo de valorizar o axé mineiro. Vamos mostrar ao Brasil que nós também fazemos um axé de qualidade e que podemos ser o hit de qualquer verão. O Bloco de Belô ainda será reconhecido por sua qualidade musical e por ter os foliões mais alegres de BH”, diz o vocalista do bloco, o cantor baiano Alex Rodrigues.
Este ano, o Bloco de Belô foi para as ruas com um patrocínio de peso – a rede de Supermercados BH. A maior supermercadista de Minas Gerais e a sétima maior do Brasil, com 200 lojas próprias, acreditou na parceria, e uniu sua marca com o bloco que se tornou referência no carnaval da cidade. Juntou-se a ela, a famosa sorveteria Easyice, que fez a festa dos foliões com a distribuição gratuita de picolés, sorvetes e chup chup de açaí; a Catuaba Selvagem, uma das bebidas mais consumidas no período e o pastel de angu mais gostoso de BH, o Zé Pastel. “Foi um sucesso o cortejo do Bloco de Belô. Foi lindo ver tantas pessoas brincando com alegria, sem violência. Tudo transcorreu bem e sereno”, afirma Rangel Fernandes, diretor de marketing do Zé Pastel.
Outra grande novidade deste ano no Bloco de Belô foi o abadá criado por Leandro Sá, design de acessórios e microfones de artistas como a rainha da axé music, Daniela Mercury, e também de Anitta, Solanja, Joelma, Valeska Popozuda, Calcinha Preta, entre muitas outras. Sá é muito conhecido e requisitado pelas famosas graças ao trabalho que vem desenvolvendo em Salvador com o design e customização de peças como microfones, celulares e agora abadás. “Fiquei encantado com o sucesso do Bloco de Belô e também pelos projetos sociais e ações estratégicas desenvolvidas por seu criador, o jornalista Robhson Abreu”, disse o estilista.
Para o jornalista paulista do site Barba & Gravata, Felipe Ruffino, o cortejo do Bloco de Belô foi a sua estreia no carnaval de BH. Ele veio de São Paulo para conferir os principais blocos da capital mineira e contar para seus seguidores o porquê a folia belorizontina está sendo considerada a segunda melhor do Brasil. “Alegria, gente bonita e receptiva, organização impecável, banda maravilhosa. Junta-se a isso o carisma do anfitrião Robhson Abreu, que me recebeu muito bem em seu bloco. Agora já faço parte do Bloco de Belô – “eu sou belôzeiro, vim pra cair na folia”. Com certeza, um dos melhores blocos de rua que eu já conheci. Agradeço demais o convite e faço questão de voltar no ano que vem”, diz o jornalista.
De acordo com Maristela Bretas, jornalista e assessora de comunicação, o Bloco de Belô vêm evoluindo a cada ano, principalmente na questão de valorizar o carnaval produzido na capital mineira. “É legal conhecer, aprender e cantar as músicas do Belô, que, para mim, são ótimas e com uma levada de alegria. É o axé mineiro começando a fazer história. Além disso, a camisa deste ano ficou maravilhosa. A parceria com Leandro Sá foi bem acertada e espero que em 2020 possamos arrastar mais de 200 mil pessoas. Sou feliz por fazer parte do crescimento do bloco dos comunicadores”, diz a jornalista.
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