Espaço Cultural Filme de Rua será inaugurado no dia 12 de março na Avenida Afonso Pena. Com apoio do programa Rumos Itaú Cultural, projeto envolve cerca de 15 meninos e meninas como diretores, produtores e protagonistas do roteiro diário das grandes cidades
Ajustar o obturador, diafragma e anel de foco. Escolher e ensaiar as falas da cena, produzir o figurino, a iluminação e a trilha sonora. Roteirizar, editar, conceber ou finalizar um filme. Nos últimos anos, essa tem sido, também, a realidade de cerca de 15 jovens que vivem nas ruas de Belo Horizonte e que integram o projeto Filme de Rua. No próximo dia 12 de março, às 19h, essa produção estará oficialmente em contato aberto com a cidade, na inauguração do Espaço Cultural Filme de Rua, primeiro ponto voltado ao intercâmbio entre a prática do audiovisual e a produção artística da população que vive nas ruas da capital mineira. O espaço funcionará no andar térreo do edifício SulAmérica, Avenida Afonso Pena, 941, loja 8, Centro.
Com apoio do programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018, dentro do projeto Cinema de Rua, a iniciativa inclui profissionais e militantes das áreas do cinema, artes plásticas, psicanálise, comunicação e história, em um coletivo voltado à inclusão, formação e trabalho conjunto entre diferentes personagens sociais da vida cotidiana na metrópole. No giro das lentes, histórias reais ou fantásticas. Ficções e veracidades da cultura urbana, com seus personagens mais imediatos. Relatos vivos e de faz de conta, enfrentamentos, fantasias e sonhos de uma parcela valiosa da juventude brasileira, em seu trajeto na busca pela inclusão e na luta pela afirmação dos seus direitos.
O evento de inauguração do Espaço Cultural Filme de Rua tem entrada gratuita e contará com a exibição dos quatro filmes já produzidos pelo coletivo: “Filme de Rua” (2016), “Ver o mar” (2018), “Chuá de maloqueiro” (2018) e “Maloca” (2018). Também haverá sessão de debate e comentários com a participação da equipe e dos jovens participantes. A partir do dia 15 de março, o espaço começará a receber sessões de cinema abertas ao público. A proposta é valorizar, nessa programação, a produção cinematográfica não comercial e independente de Belo Horizonte e outras cidades do Brasil e do exterior. O local também reunirá uma produtora, oficinas em audiovisual, grupos de trabalho e discussão na área do cinema, encontros e intercâmbios com iniciativas afins.
O projeto volta-se à criação artística mas também à escuta e acolhida dessa parcela da população, como ponto de fortalecimento da rede sócio assistencial, da promoção da cidadania e construção da autonomia desse público. Um território livre de conversas sobre a cidade e a violência, o racismo, o machismo, a LGBTfobia, a proteção da criança e do adolescente, a Saúde, a Educação e a Cultura.
O Filme de Rua é o filme de todas e de todos. Dos milhões de meninos e meninas que protagonizam, diariamente, o enredo das grandes cidades do Brasil. Na tela e nos bastidores, todo foco é coletivo, toda cena é compartilhada. Filme de rua para mudar quem assiste e também quem filma. Cinema de rua para a rua se mostrar, se transformar e ver a si mesma. Uma câmera na mão, toda a vontade de existir, resistir, documentar e transmitir. Filme das muitas ruas visíveis ou invisíveis. Filme das ruas que já são reais e das outras que ainda vão ser.
Data: 12 de março (terça)
Horário: 19h
Local: Avenida Afonso Pena, 941, loja 8, Centro, Belo Horizonte (MG)
Entrada Franca
Adicionar Comentários